Prêmio vai eleger a melhor Marina do Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Jurados do Brasil e do exterior vão escolher qual complexo náutico tem a melhor infraestrutura e serviços. Grande vencedora será conhecida em jantar de gala em novembro.

O Prêmio Bombarco Baleia de Ouro 2021, maior premiação do setor náutico no Brasil, vai eleger a melhor marina do país. As três finalistas, que vão ser avaliadas por um júri técnico internacional e também por voto popular, são: Marina Itajaí (Itajaí/SC), Marinas Nacionais (Guarujá/SP) e Marina Porto Ilhabela (Ihabela/SP).

Com uma frota de mais de 900 mil barcos navegando na costa brasileira, o idealizador do Prêmio e diretor do Bombarco, portal líder em negócios náuticos no Brasil, Márcio Ishihara, destaca que há uma demanda reprimida por vagas para abrigar todas essas embarcações. “Olhando para a lotação das marinas, a falta de vagas que pode se agravar no futuro e para elevar o nível de prestação de serviços no Brasil, criamos essa categoria inédita de estruturas náuticas. O Prêmio Bombarco servirá para dar uma referência do que tem de mais moderno em marinas, olhando para o crescimento do mercado e desenvolvimento de forma saudável”, avalia o idealizador do prêmio.

Infraestrutura adequada, capacidade para atender embarcações de grande porte e segurança são alguns dos critérios que serão avaliados pelos jurados, assim como as questões ambientais, que são uma grande preocupação em relação aos complexos náuticos. “O principal entrave em relação as marinas é justamente o licenciamento ambiental”, explica o Yacht Designer Paolo Ferragni, que compõe o jurí técnico do Prêmio Bombarco.

Visita Técnica e Voto Popular

A última etapa será a visita técnica dos jurados para conhecer pessoalmente cada uma das marinas finalistas. Na ocasião, um representante do júri irá avaliar itens como: excelência em estrutura, atendimento, serviços, segurança, meio ambiente, limpeza, lazer, comodidades e acessibilidade. Após, a pontuação dos critérios avaliados de forma presencial será compartilhada com os demais membros do júri.

Outra novidade do Prêmio Bombarco é a votação popular para ajudar na escolha da melhor marina do Brasil. Interessados poderão votar até o dia 25 de Outubro por meio do link: https://bit.ly/PrêmioBombarco_Votação_Marinas . Os pontos conquistados nesta votação serão devidamente apurados e depois computados com os votos dados pelos júri para a definição da ganhadora.

O resultado final será revelado em três de novembro, durante jantar de gala que vai reunir a elite da náutica brasileira no Terraço Itália, em São Paulo.

Conheça as três marinas finalistas

Marina Itajaí

Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas seca para embarcações de até 60 pés e 200 vagas molhadas para barcos de até 180 pés. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. É a única marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015, relacionada ao sistema de gestão ambiental e está entre as finalistas do selo Bandeira Azul 2021. Entre as ações sustentáveis estão o sistema de coleta de água da chuva; geração de energia limpa com painéis solares; gerenciamento de resíduos; monitoramento da qualidade da água, e apoio a inúmeros eventos.

Marinas Nacionais

Primeira marina brasileira a entrar em operação, ocupa uma área de 150 mil m², sendo 79 mil m² de área ocupada e 71 mil m² de reserva ambiental. Foi a primeira marina de São Paulo a conquistar o selo Bandeira Azul. Possui 140 vagas secas para embarcações de até 40 pés e 130 vagas molhadas para barcos de até 120 pés. As embarcações são colocadas e retiradas das vagas por dois guindastes Travelift, um com capacidade para barcos de até 50 toneladas e outro para até 80 toneladas. No hangar de empilhamento, utiliza Forklifts, duas empilhadeiras negativas que retiram barcos de até 32 pés da água colocam nas vagas secas.

Marina Porto Ilhabela

Oferece 155 vagas secas para embarcações de até 60 pés e 200 vagas molhadas para barcos até 180 pés. Conta com carretas universais, macacos hidráulicos, tripés de apoio, andaimes, água doce e energia para a manutenção embarcações. Entre as comodidades oferecidas aos clientes está ainda a travessia VIP do canal com estacionamento coberto em São Sebastião. Possuí área social com piscina, bangalô de massagem, vestiários completos, restaurante e Paddle Club. Reciclagem e gestão de resíduos, controle de águas pluviais, prevenção de derrame estão entre suas ações sustentáveis.

Sobre o Bombarco

O portal Bombarco é considerado o maior classificado náutico do país, além de concentrar notícias e dicas aos navegadores. Fundado em 2009 por Marcio Ishihara, reúne informações e novidades em motos aquáticas, lanchas, veleiros, iates, marinas, iates clubes, turismo náutico, peças, manutenções, entre outras curiosidades relacionadas à náutica. Somente em 2020 registrou mais de 10 milhões de pageviews. Realiza anualmente a maior feira virtual de barcos do Brasil, o Virtual Bombarco Show.