Brasil,

Como a presença tecnológica tem se consolidado no meio jurídico

Novo projeto do CNJ é resultado de um processo amplo de automatização do universo do Direito, com benefícios que são sentidos na prática

Por Rafael Caillet*

As contribuições da tecnologia para o dia a dia de escritórios jurídicos são numerosas e justificam um investimento conciso em soluções inovadoras. Não por acaso, cada vez mais organizações do segmento tem se movimentado rumo à automatização. Alternativas de RPA (Automação Robótica de Processos) surgem como possibilidades transformadoras, personalizadas e que se mostram capazes de suprir demandas prioritárias para advogados e outros profissionais do Direito.

Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou a criação do “Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos”, seguindo o objetivo máximo de promover e facilitar o acesso à Justiça, com o auxílio de plataformas integradas e relacionadas ao uso de novas tecnologias e Inteligência Artificial (IA).

Fato é que o fenômeno de transformação digital do segmento jurídico se encontra em um estágio avançado de aceleração, tendo uma forte influência do impacto que o período de pandemia de Covid-19 causou ao país. Hoje, para um escritório de advocacia, contar com o suporte tecnológico é um diferencial estratégico e competitivo, trazendo ganhos significativos de assertividade, segurança e eficiência operacional.

Entenda o que muda com o programa Justiça 4.0

Dentro da funcionalidade do programa elaborado pelo CNJ, alguns tópicos são primários e simbolizam o propósito dessa iniciativa. Tornar possível e mais prática a realização de audiências virtuais é um dos planos citados, abrangendo etapas que anteriormente eram somente conduzidas de forma presencial, em tribunais.

O projeto ainda utiliza um dos grandes benefícios ligados à tecnologia nos dias de hoje: é aplicado por meio de uma plataforma integrada, também unificando os sistemas de tramitação eletrônica executados pelos 91 tribunais que compõem a área do Direito no Brasil. Isso oferece mais dinamismo e simplifica a vida de quem precisa se relacionar com a Justiça, especialmente pela abordagem única com os dados, que à princípio, deverão se reunir em uma base única de informações estatísticas.

A Inteligência Artificial é outro foco do Justiça 4.0. Com ela, será feita a leitura automatizada de decisões e petições demonstradas à Justiça, seguindo a finalidade de otimizar a rotina de processos de juízes e outros responsáveis pelo andamento jurídico. Sem dúvidas, procedimentos otimizados refletem em mais agilidade e eficácia, para que as questões sejam resolvidas em prol de todos, sempre com rapidez. No aspecto que tange à apreensão de bens, um sistema integrado também será desenvolvido, assumindo a destinação de recursos materiais apreendidos por ordem judicial.

Por que a tecnologia no setor jurídico é tão importante?

Como citado anteriormente, a tecnologia representa uma modernização que vai além de tendências passageiras, pelo contrário, trata-se de uma novidade cuja os ganhos falam por si só e, principalmente, contribuem para um ambiente de Direito muito mais simplificado, condição que é de interesse do Brasil. De certo, a inovação é um componente que continuará crescendo em um setor primordial para o ordenamento legal de qualquer sociedade.

Para encerrar o artigo, é preciso valorizar a iniciativa concebida pelo CNJ, que abre portas e torna acessível o processo de digitalização do meio jurídico. Afinal, a presença tecnológica, a exemplo de softwares e ferramentas de Inteligência Artificial, tem como grande missão transformar a realidade de empresas, profissionais e do próprio cidadão, com resoluções enriquecedoras para problemas que não devem mais persistir.

* Rafael Caillet é fundador e CEO da Oystr.

Sobre a Oystr

Operando desde 2014, a Oystr é uma startup que desenvolve robôs inteligentes para a integração de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Com o objetivo de otimizar o dia a dia dos profissionais do Direito, os robôs da empresa atuam tanto como um Software de Gestão, Sistema de terceiros e em Tribunais, realizando cadastros e coletando informações. Com uma plataforma no modelo SaaS, a Oystr conta com mais de 400 robôs desenvolvidos, de acordo com as necessidades de cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo