Brasil,

SIMA prorroga consulta sobre concessão dos parques Villa-Lobos, Candido Portinari e Água Branca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Também serão realizadas duas novas reuniões com os respectivos conselhos das unidades na terça (26) e quarta-feira (27)

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) prorrogou, pela segunda vez, o prazo para a população fazer contribuições à consulta sobre a concessão dos parques Villa-Lobos, Candido Portinari e Água Branca, localizados na capital. Agora, a sociedade tem até 2 de novembro (terça-feira) para enviar sugestões. Posteriormente as contribuições serão analisadas para aprimoramento do edital.

A medida da Secretaria aumenta a participação popular além do que prevê a legislação vigente. No total, a consulta pública ficará disponível por dois meses. Este é o projeto com maior prazo de contribuição entre as áreas verdes no processo de concessão.

Também serão realizadas duas reuniões virtuais com acesso público a todos interessados do conselho do Parque Villa-Lobos, no dia 26 de outubro (terça-feira), e com o do Água Branca (Dr. Fernando Costa), no dia 27 de outubro (quarta-feira), ambas excepcionalmente às 17h, para nova apresentação do projeto e esclarecimentos.

Os documentos sobre as três áreas verdes foram publicados em 2 de setembro. Uma audiência pública, com a participação de 140 participantes, foi realizada no dia 16 do mesmo mês, e contabilizou 38 contribuições à época.

A consulta pública visa dar transparência e oportunidade para a sociedade participar no projeto que pretende passar a administração dos parques à iniciativa privada.

Além de ampliar as atividades de lazer, educação ambiental, ​esporte, cultura e turismo nos locais, o objetivo da concessão é revitalizar os equipamentos existentes e instalar novos atrativos, como anfiteatros, restaurantes e cafés. A medida também permitirá desonerar o Estado dos serviços de vigilância patrimonial, limpeza e manutenção, que ficarão a cargo da concessionária e serão fiscalizados pela Secretaria. Não haverá cobrança de ingressos para entrada nos parques.

Água Branca

O parque da Água Branca conta com uma área de 136 mil m² com 70 edificações. Antes da pandemia, o local recebia 2,9 milhões de visitantes por ano. Localizada na região da Barra Funda, a área verde conta a história da evolução das atividades agrícolas.

A proposta do Estado prevê, entre outras medidas, que o concessionário mantenha as características históricas do parque e requalifique áreas como o aquário e centro de educação ambiental, ​conhecido como Museu Geológico.

A iniciativa privada deverá manter também o espaço de leitura, a feira de produtos orgânicos e as atividades para a terceira idade.

Villa-Lobos e Candido Portinari

Os parques Villa-Lobos e Candido Portinari são vizinhos. Juntos possuem uma área de 850 mil m² e 33 edificações. Antes da pandemia, mais de 11 milhões de pessoas visitavam os espaços anualmente.

Além da requalificação dos equipamentos existentes, a concessão prevê também melhorias para o impacto do viário e implantação de Serviços e atividades para cultura e lazer previstas no projeto original.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar