Brasil,

Coletânea reúne rico mosaico do pensamento alemão no século XX e sua recepção no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Moura
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ensaios coligidos nesta edição apresentam biografia e obras de pensadores de língua germânica, mirando com especial atenção os ecos de suas ideias na intelectualidade brasileira

Recorrer aos escritos de pensadores de ontem se revela uma ótima maneira de refletir sobre o hoje e pensar o amanhã. Sobretudo “no conturbado Brasil do início do século XXI, o pensamento alemão do século XX, com todas as suas rupturas e contradições, parece se sentir em casa”, escrevem Jorge de Almeida e Wolfgang Bader, organizadores de Pensamento alemão no século XX: grandes protagonistas e recepção das obras no Brasil, lançamento da Editora Unesp. O volume reúne ensaios que apresentam biografia e obras de pensadores de língua germânica cuja influência se espraiou e se perpetuou pelo mundo e, em particular, no Brasil.

“Essa estranha familiaridade, conquistada pouco a pouco durante o último século, pode ser percebida no modo como a cena cultural brasileira, antes dominada pela forte influência francesa, passou a incorporar vários autores alemães como referência obrigatória em diversos campos do saber, da sociologia à psicanálise, da filosofia à crítica literária”, anotam Baden e Almeida. “Um passo além, e muitos desses autores se tornaram presença importante também no debate público, com citações frequentes nas páginas dos jornais e revistas, nas discussões artísticas e políticas e, mais recentemente, nos fóruns e sites da internet.”

Na primeira parte do livro, o leitor é apresentado a Max Weber, Sigmund Freud, Carl Schmitt, Martin Heidegger, Hannah Arendt, Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Ernst Bloch, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e Niklas Luhmann. O segundo bloco introduz outros nove pensadores fundamentais: Wilhelm Reich, Carl Jung, Georg Lukács, Rosa Luxemburgo, Erich Auerbach, Ludwig Wittgenstein, Karl Popper, Werner Heisenberg e Albert Einstein. Todos os textos são assinados por conceituados especialistas brasileiros, de longa intimidade com seus autores-tema, o que confere ao livro, para além da profundidade analítica exigida pelos seus objetos, uma fecunda amostra da variedade e contundência da própria produção intelectual brasileira recente.

Como esses pensadores de língua alemã responderam às demandas de seu tempo, um século marcado por toda ordem de conflitos, mas também por uma força colossal de criação e reinvenção? Da sociologia à psicanálise, da filosofia à crítica literária, passando pela epistemologia e também pela física, cada capítulo ilumina vida, obra e originalidade de um pensador, avalia o impacto de suas ideias em seu contexto histórico e o legado de sua obra. “Essa publicação constitui mais um capítulo na longa série de parcerias do Goethe-Institut com as instituições artísticas e universitárias brasileiras. Para os alemães, é uma experiência enriquecedora perceber o interesse e as contradições de sua própria cultura, através do olhar de renomados intelectuais brasileiros, enquanto ao mesmo tempo esse esforço de incorporação crítica e de reflexão original sobre as diversas faces do pensamento alemão dá um testemunho importante sobre a vitalidade e os dilemas da cultura brasileira das últimas décadas. Ao se sentir em casa no pensamento alemão, o Brasil também entende melhor a si mesmo.”

Sobre os organizadores:

Jorge de Almeida é doutor em Filosofia e professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP.

Wolfgang Bader foi diretor executivo do Goethe-Institut São Paulo e diretor regional do mesmo instituto para a América do Sul. Foi professor de literatura e língua alemã na UFRJ e na UnB.

Título: Pensamento alemão no século XX: grandes protagonistas e recepção das obras no Brasil
Organizadores: Jorge de Almeida e Wolfgang Bader
Número de páginas: 566
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 89,00
ISBN: 978-65-5711-060-7


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar