Brasil,

4 mitos sobre sprinklers que vemos nos filmes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Telles
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

4 mitos sobre sprinklers que vemos nos filmes

Filmes normalmente extrapolam as leis da física e as características reais de eventos e objetos, para facilitar a narrativa. Afinal, quem nunca viu algum filme em que o personagem adolescente faz, com um cigarro por exemplo, disparar o alarme de incêndio e abrir os sprinklers para fugir do colégio? Cenas como essas são mais comuns do que imaginamos, no entanto, nem todas mostram como o equipamento de segurança realmente funciona. No site https://hollywoodfiresprinklers.com/, há uma lista de vários filmes que abordaram a sua utilização de forma incorreta.

Desta forma, aproveitamos para listar quatro mitos, com exemplos, que podemos encontrar facilmente nas telas:

Mito 1: Só a fumaça pode ativar os sprinklers de incêndio.

No remake de As Pantera, de 2019, uma coluna de fumaça sozinha ativa os sprinklers.

Mito 2: Todos os sprinklers são ativados simultaneamente.

Nos thrillers Die in a Gunfight e Um Lugar Silencioso - Parte II, todos os sprinklers são ativados simultaneamente. No entanto, isso seria uma péssima engenharia para ter todos os chuveiros automáticos ligados ao mesmo tempo, mesmo onde não precisa, diminuindo assim a pressão da água. Hoje em dia, Sprinklers são acionados individualmente por calor.

Mito 3: Alarmes de incêndio acionam o sprinkler

No filme teen Meninas Malvadas, quando o personagem Ron Duvall quebra a caixa de alarme de incêndio com um taco, aciona todos os chuveiros automáticos da escola. O acionador manual tem papel importante para o acionamento do alarme que avisará aos ocupantes sobre a necessidade de evacuação, porém, os sprinklers somente são acionados por calor.

Mito 4: Isqueiros ativam o sistema

Em "Aliens", de 1986, a personagem vivida pela atriz Sigourney Weaver aciona o dispositivo apenas segurando um isqueiro até um aspersor de fogo, uma improbabilidade. A chama, assim como os gases quentes de um incêndio, é capazes de acionar um sprinkler, porém, com um isqueiro ou fósforo, o calor despendido não é suficiente para o acionamento ou até mesmo o equipamento não é capaz de sustentar a chama até que a temperatura atinja o ponto de acionamento.

VERDADE

Vale ressaltar que os sprinklers são fabricados com compostos metálicos resistentes à altas temperaturas, e em alguns casos revestidos de uma cobertura resistente à corrosão, e possui uma espécie de "gatilho", um elemento termo sensível, responsável por liberar a água que controlará as chamas de um incêndio. São essenciais para a proteção da vida e do patrimônio.

Sobre a ABSpk

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional. Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar