Orgulho nacional em borbulhas premiadas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucinara Masiero
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

12º Concurso do Espumante Brasileiro realizado pela ABE premia 134 espumantes, sendo oito com Grande Medalha de Ouro e 126 com Ouro

Não é moda. É história reconhecida e virou rotina. O espumante brasileiro está no topo dos melhores do mundo. O 12º Concurso do Espumante Brasileiro, maior e único a avaliar 100% de rótulos nacionais, reafirma o que já é unânime no mercado: o espumante brasileiro é sinônimo de qualidade. Das 424 amostras inscritas por 93 vinícolas, 134 foram premiadas, oito delas com Grande Medalha de Ouro, ou seja, alcançaram mais de 92 pontos. As medalhas foram para espumantes de vinícolas dos estados da Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), foi realizado de 13 a 15 de outubro, em Garibaldi (RS).

“A qualidade dos nossos espumantes é inerente a nossa história de muito trabalho, estudo e tecnologia. Hoje, vendemos um conceito, uma história construída ao logo do tempo. É história engarrafada, o que nos orgulha, ainda mais com o reconhecimento técnico”, comemora o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. Foram quase oito horas de concentração total. Os 45 degustadores convidados pela Associação, trabalharam em seis júris. Enólogos, sommeliers e jornalistas especializados tivera a missão de degustar e avaliar às cegas os 424 espumantes das 93 vinícolas de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Com mais vinícolas e muito mais amostras, esta foi a maior edição da história do Concurso, registrando um aumento de 13% no número de espumantes em relação a 2019. Como a maior e principal vitrine do espumante brasileiro, o Concurso promove a bebida no Brasil e no exterior. O resultado foi anunciado na noite de sexta-feira, 15 de outubro, no Trattoria Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos.

O concurso avaliou espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis). Foram premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

PRÊMIO DESTAQUE SABRE DE OURO

O 12º Concurso do Espumante Brasileiro seguiu o formato da edição anterior, prevendo uma distinção especial concedida a espumantes que se sobressaíram em suas categorias. O objetivo é exaltar ainda mais a produção nacional. O Sabre de Ouro foi entregue a seis espumantes, um em cada categoria. Para isso, ao final do concurso, foi realizada uma degustação de preferência entre os produtos que conquistaram Medalha de Ouro e melhores medianas, a fim de destacar a preferência dos jurados.

DESTAQUES SABRE DE OURO

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Charmat

Salton Espumante Brut – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)

Destaque Sabre de Ouro – Categoria Espumante Branco Tradicional