Brasil,

Condomínios devem buscar ações para economia de água e luz

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Fagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Substituição dae lâmpadas fluorescentes por de led contribuem significativamente, já que a última consome de 60% a 80% menos energia - Divulgação Substituição dae lâmpadas fluorescentes por de led contribuem significativamente, já que a última consome de 60% a 80% menos energia - Divulgação

Escassez hídrica e alta das contas intensificam necessidade; Grupo Graiche lista medidas

Crise hídrica, alta de valor na conta de água e luz. No condomínio, local que reúne grande quantidade de pessoas, a junção de diversas medidas se faz ainda mais importante para poupar tanto as contas, como os recursos naturais.

As mudanças de hábitos devem ser coletivas e a administradora e o síndico têm papel importante para estimular os moradores a abraçarem a causa do consumo consciente, e também de serem “fiscalizadores”, ajudando na verificação de eventuais problemas, como vazamentos e luzes acesas desnecessariamente.

Devido à escassez hídrica, a bandeira tarifária de R$14,20 às faturas para cada 100 kWh consumidos entrou em vigor em setembro, podendo assim permanecer até o dia 30 de abril de 2022. “O aumento impacta no valor da taxa condominial e, por isso, ações de economia são valiosas", salienta Luciana Graiche, vice-presidente do Grupo Graiche, empresa que administra quase 800 condomínios, com 90 mil unidades de apartamentos.

Ter comando inteligente, programação nos elevadores ou diminuir o número de abertura dos portões de veículos durante períodos específicos, com sistemas controlados ou cancelas, por exemplo, geram economia e ainda trazem conforto para os usuários.

A substituição das tradicionais luzes fluorescentes por lâmpadas de led também contribuem significativamente, já que a última consome de 60% a 80% menos energia.

Investir em energia solar ou fotovoltaica é outra medida e cujo interesse vem crescendo a cada dia no país.

“São várias medidas que geram economia, algumas gratuitas, com simples mudanças de hábitos, outras que não custam tanto e algumas que necessitam de um maior investimento, mas que acabam se pagando a curto e médio prazo”, ressalta Luciana.

Água

Com relação à economia hídrica, uma iniciativa tida como uma das alternativas mais simples e baratas de reaproveitamento de recursos naturais e que pode ajudar a diminuir a conta de água em até 50%, é a instalação de cisternas para captação e reuso de água de chuva.

“As cisternas são reservatórios que podem ser instalados em lugares estratégicos do condomínio para captar a água da chuva, que será armazenada para a limpeza das áreas comuns e rega dos jardins, por exemplo. Existem diversos modelos que podem ser instalados até mesmo nos apartamentos”, fala Luciana.

Redutores de vazão de água nas torneiras do banheiro, da lavanderia, cozinha e também nos chuveiros é outra medida válida. “Eles ajudam a controlar a quantidade de água na saída e são de fácil instalação”, diz.

Luciana lembra que, por mais que no geral, os condomínios trabalhem com a conta de água coletiva do prédio, instituir a individualização da conta de água contribui para que os moradores acabem ficando mais atentos ao seu próprio consumo e hábitos. “Torná-las individuais pode influenciar diretamente não apenas na conscientização sobre a quantidade de água que se é gasta, mas consequentemente em um maior controle e economia de água”, conclui.

GRUPO GRAICHE

O Grupo Graiche atua há 46 anos nos segmentos de administração condominial, administração de bens imóveis e na intermediação de locação e venda de imóveis. Hoje, a empresa administra quase 800 condomínios, com 90 mil unidades de apartamentos e 5.100 funcionários.

Com métodos sempre inovadores, eficientes e transparentes na aplicação de recursos, é uma das mais bem-conceituadas empresas do ramo no Brasil, premiada Master Imobiliário. Em constante expansão, seu núcleo de funcionários reúne advogados, economistas, administradores de empresas, contadores, arquitetos e psicólogos. Muitos de seus clientes fazem parte da carteira do grupo há mais de trinta anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar