Brasil,

Seade: Diferença entre nascimentos e óbitos decresce no Estado de São Paulo

Diferença entre nascimentos e óbitos decresce no Estado de São Paulo

Em 2020, registrou-se o menor saldo em virtude da pandemia de Covid-19

Estudo do Seade mostra que a comparação entre nascimentos e óbitos (saldo vegetativo), entre os mesmos meses do período de 2018 a 2020, registrou nítida redução, que se intensificou no último ano em consequência dos efeitos da pandemia de Covid-19.

No primeiro semestre de 2021, o saldo vegetativo mensal no Estado de São Paulo foi negativo em março, abril e junho, sendo que em maio, apesar de positivo, ficou próximo de zero. Esse fenômeno é resultado do rápido aumento das mortes provocadas pela pandemia, que superaram o volume de nascimentos nesses meses. Tal situação deve se reverter no segundo semestre com a diminuição dos óbitos, retornando a valores positivos e mantendo a tendência decrescente observada anteriormente.

O saldo vegetativo, que dimensiona o crescimento natural da população, apresentou trajetória decrescente no Estado ao longo dos últimos 20 anos. Essa tendência deve-se à redução do volume de nascimentos, consequência direta da queda da fecundidade, e ao contínuo aumento de óbitos, associado ao processo de envelhecimento populacional.

Grande São Paulo e Interior

A evolução do saldo vegetativo na Região Metropolitana de São Paulo e no Interior segue tendência semelhante nos três primeiros meses de 2021, com saldos positivos em janeiro e fevereiro e negativos em março. A partir de abril as trajetórias divergem, com recuperação de saldos positivos na RMSP, enquanto no Interior os valores permanecem negativos até junho. Essa diferença se explica pelo número de óbitos, que diminui na RMSP e se mantém elevado no Interior. Por sua vez, o comportamento dos nascimentos foi similar nas duas regiões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo