Brasil,

Empresas do setor logístico investem em tecnologia e em diversificar os meios de entrega e suprir a demanda do e-commerce

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Cosomano
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Novos equipamentos estão em uso em campus do Grupo MOVE3 - Divulgação Novos equipamentos estão em uso em campus do Grupo MOVE3 - Divulgação

Com investimento de R$ 25 milhões em ampliação de galpão e equipamentos, Grupo MOVE3 alcança o marco de 10 milhões de entregas mensais

Oferecer múltiplas soluções para as demandas logísticas dos consumidores é um dos grandes desafios do setor, que teve um grande crescimento, potencializado pela alta do e-commerce. As empresas do segmento precisam se adaptar para atender esse novo cenário, e um exemplo disso é a transformação pela qual o Grupo MOVE3 vem passando nos últimos anos. O grupo, que reúne as empresas do setor logístico Flash Courier, Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica Jall Card e a fintech M3Bank, vem apostando suas fichas na implementação de tecnologia.

“Se não fossem os investimentos pesados feitos em expansão e modernização dos nossos equipamentos, além da capacitação da equipe, não teríamos tido esse crescimento expressivo que conseguimos acumular nos últimos dois anos”, avalia o CEO, Guilherme Juliani. A instalação de equipamentos como robôs para a automatização dos galpões e uma esteira cross belt de 800 saídas duplicou a capacidade de roteirização de encomendas nos centros de distribuição da empresa, que tem sede em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O investimento no equipamento e na ampliação do galpão foi de cerca de R$ 25 milhões, e hoje a empresa realiza cerca de 10 milhões de entregas por mês.

No entanto, a tecnologia não trabalha sozinha: o grupo precisou também se adaptar às novas demandas geradas pelo crescimento do e-commerce no Brasil e, dessa forma, ampliou as soluções logísticas que já oferecia. Hoje, novos modelos de entrega permitem que os consumidores tenham mais controle sobre a forma como querem receber suas encomendas. Exemplos como o ship from store e os lockers (armários) vêm se popularizando em diversas cidades brasileiras.

Novos modelos de entrega

O modelo ship from store é uma forma de entrega rápida, que faz das lojas um centro de armazenamento. A compra é feita online e, em poucas horas, o produto chega ao destinatário, pois saiu diretamente da loja física. Entregas como essa são úteis para quem tem urgência nos pedidos, e são comuns principalmente entre as grandes redes, mas não restritas a elas. Outra possibilidade é a realização da compra via e-commerce e a retirada na própria loja.

Os lockers, por sua vez, são instalados em pontos estratégicos de grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Ao invés do recebimento em casa, o consumidor busca sua encomenda em um dos armários, que é aberto com um código enviado via WhatsApp, garantindo a segurança do produto e do armário. Além de flexibilizar a entrega, que não depende mais da permanência de alguém em casa para receber o entregador em horário comercial, a instalação de lockers permite ainda que os veículos de entrega façam trajetos menores, com menos paradas, reduzindo a emissão de gases poluentes.

Ampliação dos galpões

Somando aos investimentos em equipamento operacional, o Grupo MOVE3 dedicou ainda recursos para a ampliação de seus espaços físicos, para que possam comportar a tecnologia e aumentar ainda mais a capacidade de roteirização. No Campus Sadae, em São Bernardo do Campo, são roteirizados 17 mil pacotes por hora em um só equipamento.

“Em breve, inauguraremos um novo galpão de 33 mil metros quadrados. Hoje, contamos com o campus Martini, de 10,5 mil metros quadrados, e o Sadae, que tem uma área de 13 mil metros quadrados. Com essa ampliação, que já está em andamento, vamos expandir ainda mais a operação e a capacidade de armazenamento”, avalia Juliani.

Cadeia logística completa

No caso do MOVE3, que tem como uma de suas frentes a entrega de cartões bancários por meio da Flash Courier, que é líder no segmento, o grupo conta também com a gráfica JallCard, que realiza a impressão dos cartões. “Dessa forma, podemos suprir todas as necessidades dos nossos clientes aqui mesmo, dentro do grupo”, diz Juliani.

Além do foco na personalização dos cartões, por meio da impressão e codificação de tarja magnética, a empresa é responsável ainda pela segurança eletrônica dos cartões, pela logística de distribuição, postagem e gestão de estoque.

Sobre o Grupo MOVE3

O Grupo MOVE3 está presente no mercado há mais de 25 anos e é referência em logística no Brasil. Sediado em São Bernardo, no ABC Paulista, opera em um espaço de mais de 20 mil m². Entre as empresas que fazem parte do grupo está a Flash Courier, líder no setor bancário e com uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos, além da Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica Jall Card e a fintech M3Bank. Para se ter uma ideia da proporção da operação, atualmente, a malha de distribuição realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês.

Nos últimos anos, o Grupo MOVE3 investiu pesado em tecnologia e inovação – como robótica, mobile, big data, automação e sharing economy – e no processo de adaptação às novas exigências do governo, em especial as obrigações de CT-e, MDF-e e SPED, que de maneira geral, têm o objetivo de garantir a transparência e a segurança durante o transporte. Além disso, a empresa está licenciada para operar no mercado de logística e distribuição de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segmento que tem impulsionado ainda mais o crescimento da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar