Brasil,

Emu australiano: 2ª maior ave do planeta é atendida no Hospital Veterinário

Rogério: “Foi um desafio tratar dessa ave diariamente, mas conseguimos” - Gabriela Oliveira Rogério: “Foi um desafio tratar dessa ave diariamente, mas conseguimos” - Gabriela Oliveira

Animal ficou internado no hospital da Unoeste e recebeu todos os cuidados necessários para a sua reabilitação

É fato que o Hospital Veterinário (HV) da Unoeste se tornou referência em cuidados aos pets, como gatos e cachorros. Contudo, esse ambiente tem sido cada vez mais buscado por tutores de animais silvestres e exóticos, visto que existem poucas clínicas que oferecem atendimento especializado a esse público. Dessa vez, o HV cuidou de um emu australiano, que é considerada a segunda maior ave do planeta.

De acordo com a professora doutora Ellyn Amanda Fonseca Martins, responsável pelo setor do hospital, o emu macho pesa em média 60 kg e possui quase 2 metros de altura. “A ave chegou com algumas lacerações no pescoço e no corpo. Prontamente realizamos o atendimento, onde foi visualizada a necessidade de internação no HV”.

Ela conta que durante a estadia na universidade, os acadêmicos e o aprimorando de Grandes Animais, Rogério Araújo de Almeida Filho, sob a sua supervisão, ajudaram com os cuidados desde a parte da medicação até o manejo nutricional com a adaptação alimentar específica para a espécie. “Após o período de recuperação, o emu está recuperado com uma boa integridade da pele lesionada e já com as plumas nascendo. Além disso, o animal teve alta e irá para casa nesta sexta-feira (8)”.

Quem está feliz da vida com a notícia é o tutor do meu, Adilson Rodrigues Coelho. “Eu tenho um casal de emus, sendo que a fêmea se chama Slow e o macho é o Flecha que passou pelos cuidados da universidade. Para nós de Presidente Prudente e região é um privilégio ter um hospital tão bom como esse. O cuidado aqui vai além da parte veterinária, percebemos a dedicação e o carinho que os estudantes têm com os animais. Não há palavras para expressar a minha gratidão e estou muito alegre em poder levar o Flecha para casa”.

Formação diferenciada

Desde 2015, o Hospital Veterinário realiza o atendimento de animais silvestres, pets exóticos e não-convencionais, tanto ambulatorial, quanto cirúrgico. “Percebemos que a demanda tem aumentado e já recebemos casos clínicos bem interessantes. São experiências que contribuem com a formação dos nossos estudantes, pois também incentivamos que eles façam relatos de caso em eventos da área. Além disso, contamos com uma sala estilizada para os atendimentos que trazem informações diferenciadas aos tutores”, explica Ellyn.

Sobre o atendimento ao emu australiano, a professora salienta a importância de cuidar de uma ave tão imponente. “Os envolvidos tiveram um bom treinamento para manejar o animal e fazer protocolo terapêutico. Manejar uma espécie exótica desse porte, com metabolismo diferente, exigiu um trabalho bem sincronizado que zelou pela integridade física do animal e da equipe”, diz.

Rogério é egresso de Medicina Veterinária e se formou em 2020. Para ele a vivência foi desafiadora. “Por ser um animal muito arisco, os cuidados tiveram que ser redobrados. Todos os dias achávamos uma forma de fazer os protocolos com mais rapidez e eficiência, sem estressar a ave e ajudando na recuperação das feridas”.

Serviço

O Hospital Veterinário está localizado no campus 2 da Unoeste. Os atendimentos aos animais silvestres, pets exóticos e não-convencionais são realizados todas as quartas-feiras. É necessário agendamento prévio que pode ser feito pelo telefone (18) 3229-2035.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo