Brasil,

A importância da engenharia para a renovação nacional

Allen Habert*

O País caminha para uma mudança de pele. As instituições, entidades e movimentos sociais que representam interesses legítimos de setores da sociedade precisam acompanhar, renovar-se e impulsionar as mudanças.

A democracia representativa e participativa que emergiu dos ventos e sonhos do processo democrático e constituinte da década de 80 atravessou aos trancos e barrancos 40 anos de caminhada.

Somos herdeiros do legado do pensamento que construiu esta Nação nos últimos 200 anos de independência inacabada do Brasil. A engenharia é uma parte exponencial e sofisticada do nosso enorme capital cultural. Para construir uma plena democracia descobriu-se tardiamente que é necessário ter muita engenharia engarrafada em seu seio. Ou seja mais democracia é mais engenharia. Distribuir os benefícios advindos da revolução tecnológica à toda a população em termos de moradia, segurança alimentar, saneamento ambiental ,energia, banda larga, transportes e mobilidade dependem de uma democracia poderosa e uma engenharia com um laço social voltada a resolver problemas aparentemente sem soluções de forma criativa. Por onde se passa tem trabalho da engenharia. Do porto ao aeroporto. Do grão ao avião. Em todas as cadeias produtivas. Isto são inteligências coletivas lincadas e articuladas.

A força e o poder dos países medem-se pela capacidade da sua engenharia do projetamento. Da capacidade de formarem profissionais da área tecnológica, requalificados permanentemente, voltados a fazerem bons diagnósticos, resolverem problemas e planejarem o desenvolvimento sustentável. Sob uma biosfera de uma coordenação ética da sociedade voltada a combater as desigualdades, promover a vida e o bem viver. Esta é a senha para o século 21 ultrapassar o século 20 e salvar a humanidade da sua inviabilidade.

Reinventar o Brasil é um desafio de nossa geração. Construir uma nova civilização sob os trópicos, como vaticinava Darcy Ribeiro, dependerá de atravessar-se este nosso deserto atual. Potencializar o que se faz bem e reconstruir o que foi desmontado é uma receita já testada no pós-guerra em todas as épocas.

O movimento Engenharia pela Democracia criado recentemente propõe-se a constituir estes ventos na caravela da esperança. Unir todas as pontas constitutivas da engenharia, repensar criticamente o passado e reprojetar o futuro. Apostar na ideia de que nos 200 anos da nação brasileira e no centenário da Semana de Arte Moderna os construtores do século 21 entreguem este continente Brasil melhor do que o receberam.

*Allen Habert foi presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, membro do Conselho Universitário da Unicamp,é coordenador do projeto Brasil 2022 e um dos animadores do movimento Engenharia pela Democracia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo