Brasil,

ANA lidera Ranking da Transparência Ambiental do Ministério Público Federal pela segunda vez consecutiva

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico recebeu nota máxima em transparência ativa nos dois ciclos de avaliação do MPF. A ANA também voltou a cumprir os requisitos de transparência passiva

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é o único órgão público brasileiro com nota máxima em transparência segundo as duas primeiras avaliações do Ranking da Transparência Ambiental, divulgado recentemente pelo Ministério Público Federal (MPF). Para o ciclo 2018/2019, assim como aconteceu no ciclo 2017/2018, a ANA recebeu a nota 1 (a maior possível), devido à transparência ativa na divulgação de informações prioritárias na área ambiental, o que também incluiu a avaliação da qualidade da informação em termos de detalhamento, atualização e formato.

A ANA foi enquadrada na agenda de hidrelétricas por regular o uso da água para a geração de energia, por meio da outorga de direito de uso de recursos hídricos, sendo que estas informações estão divulgadas no site da Agência e no Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH). Nesse sentido a avaliação do MPF sobre a transparência da ANA recaiu sobre as informações disponibilizadas pela agência reguladora sobre a outorga e a qualidade dessas informações, sendo que ambos os aspectos receberam nota máxima: 1.

Outro quesito atendido pela Agência foi o de transparência passiva. Nesse aspecto o MPF enviou pedidos de informações à ANA e aos demais órgãos, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão ou via ofício, para verificar a transparência passiva das instituições. Por ter atendido à solicitação adequadamente e dentro dos prazos previstos na Lei de Acesso à Informação, a ANA recebeu a menção “Atende”.

Junto com a ANA, também receberam a nota máxima outros três órgãos: Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH/ES); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O Ranking da Transparência Ambiental avaliou a transparência de 104 órgãos públicos federais e estaduais que atuam em cinco agendas: exploração florestal, hidrelétrica, pecuária, regularização ambiental e situação fundiária.

Saiba mais sobre o Ranking da Transparência Ambiental do MPF em: transparenciaambiental.mpf.mp.br.

A outorga

A outorga de direito de uso de recursos hídricos é um instrumento de gestão que está previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos, cujo objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos. Para corpos d’água de domínio da União, a competência para emissão da outorga é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Assista à animação da ANA para saber mais sobre a outorga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo