Brasil,

A Arte de Pertencer promove atividades gratuitas para pessoas com deficiência de todo Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiana Casser Csordas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

São mais de 700 vagas para oficinas de teatro, dança e música com aulas presenciais ou virtuais.

O Pertence Cultural, que realiza atividades sociais, culturais, e de convivência para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, transforma realidades a partir da sociabilização. Um dos projetos que possibilita levar cultura às pessoas com deficiência em vulnerabilidade social e econômica é o Projeto A Arte de Pertencer.

A 4ª edição do Projeto A Arte de Pertencer inicia em outubro e contará com modelo híbrido. As atividades serão virtuais e presenciais. Serão 600 vagas virtuais e 120 presenciais, todas gratuitas. As atividades ofertadas são oficinas de teatro, dança e música para pessoas com deficiência intelectual a partir de sete anos. As entrevistas e inscrições serão realizadas por meio eletrônico e/ou presencial até dia 30 de outubro. Os candidatos às vagas devem fazer uma pré-inscrição através do link: https://tinyurl.com/9p3ckzab

O objetivo do projeto é possibilitar às pessoas com deficiência o acesso à cultura e suas práticas artísticas, bem como, a sociabilização e a integração, além de benefícios físicos e mentais dos participantes e suas famílias, melhorando assim, a qualidade de vida.

Participantes de todo Brasil poderão realizar as atividades virtuais a partir de uma plataforma e ter o acompanhamento online dos profissionais do Pertence ou ainda fazer atividades na hora e local que desejarem. As atividades presenciais acontecerão na sede do Pertence, R. Gonçalves Lêdo, 473, no Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS.

As oficinas virtuais, pensadas no formato de vídeos para melhor compreensão e interação, desenvolvem tanto as habilidades físicas dos participantes, quanto psicológicas, além de serem ótimas opções de exercícios físico que visam a autoconsciência corporal e exploram os potenciais criativo e artístico através de propostas que podem ser facilmente adaptadas para serem realizadas em casa e por participantes de todo o Brasil. As oficinas presenciais também trabalham todos esses aspectos, que visam sempre despertar a criatividade, autonomia e interação.

A iniciativa é uma oportunidade também para outras instituições que atendem pessoas com deficiência no Brasil, visto que há a oportunidade de vagas coletivas para disponibilizar aos beneficiários de escolas e organizações especializadas. No caso de instituições que queiram disponibilizar atividades para seus atendidos poderão candidatar-se às vagas através do link: https://tinyurl.com/7uycxyrc.

O projeto foi aprovado pelo Ministério do Turismo através da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio das empresas: Alibem, Ambev, Bem, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Dufrio, Pedralli, Pmweb, Unifértil e TozziniFreire.

Pertence Cultural

Desde que foi fundado, há 10 anos, o Pertence vem se consolidando como uma referência nacional no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Nascido com a inédita ideia de clube com atividades de convivência e sociabilidade, naturalmente, cresceu e precisou agregar conhecimento na gestão de seus próprios objetivos. Entre as atividades do Pertence estão passeios, oficinas, atividades especializadas, Curso profissionalizante “Trabalho & Vida”, Pertence Virtual, capacitações, Grupo “Dialogando com as Famílias e viagens.

Hoje, são 45 profissionais envolvidos na operação de forma sistemática ou pontual, além de 196 voluntários para diversas atividades que apontam, por exemplo, para números anuais de 120 oficinas de teatro, 96 oficinas de música e 120 oficinas de dança.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar