Brasil,

Cummins Brasil lança nova família de grupo geradores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Sih
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A principal novidade é o motor eletrônico QSG12-G3/G4, com a melhor densidade de potência do mercado, contribuindo com um produto final mais compacto, potente e econômico

No ano em que completa 50 anos no País, a Cummins Brasil reforça o seu compromisso de trazer mais eficiência e tecnologia para os clientes brasileiros e acaba de lançar uma nova família de grupos geradores produzidos em Guarulhos (SP), com a melhor densidade de potência da categoria superior a 300 kW até 400 kW. O grande diferencial dos novos modelos, denominados C350D6B e C400D6B, é o motor eletrônico QSG12-G3/G4, que substituiu o propulsor mecânico NTA855-G5 da geração anterior.

“O projeto QSG12 tem um peso e uma importância muito grande para o negócio de geradores no Brasil”, comenta Glauco Leite, engenheiro de Manufatura da Cummins Power Generation. “O novo motor é uma evolução do NTA855, com a vantagem de ser menor, mais compacto e potente e, consequentemente, mais econômico e com menor emissões. Será um substituto à altura do seu antecessor, sucesso de mercado no Brasil por décadas”.

Entre os principais benefícios da incorporação do propulsor eletrônico, Daiane Suzuki, gerente de projetos da empresa, destaca a melhor relação de potência versus consumo de combustível. Houve 9% de ganho em eficiência energética com relação à geração anterior e o consumo de diesel dos novos geradores foi reduzido em 6%.

“Este foi um projeto muito especial e ao mesmo tempo desafiador por causa das dificuldades decorrentes da pandemia da Covid-19”, comenta Daiane. “O importante é que após vários meses de resiliência, trabalho duro, dedicação, superação e engajamento de várias pessoas, conseguimos trazer aos nossos clientes um produto mais avançado, robusto e de alta performance, mantendo os padrões de excelência da companhia”.

Turboalimentado e pós-arrefecido, o novo motor de 11,8 litros de cilindrada, 24 válvulas e 6 cilindros, tem sistema com injeção de combustível XPI (Common Rail), uma solução padrão Cummins que garante alta performance do produto, além das opções de controladores Cummins (Power Command 2.3 & 3.3) que fornece integração total do grupo gerador, incluindo partida e parada remota automáticas, exibição de alarmes e, mensagem de status, paralemismo e muito mais.

Iniciado em fevereiro do ano passado, o projeto de desenvolvimento do novo motor e da nova família de geradores envolveu processo 100% online, com interação do time brasileiro com o da China. O motor é produzido na planta da Beijing Foton Cummins Engine em Pequim, e os geradores, que têm menor nível de ruído do que os seus antecessores, são feitos em Guarulhos, SP.

Mais versatilidade e menos manutenção - Com versatilidade para aplicações estacionárias em regimes de Emergência (Standby) e Prime (horários de ponta), os modelos C350D6B e C400D6B têm potência de, respectivamente, 350 KW e 400 KW em Standby. De acordo com Kyn Barbosa, engenheira de aplicações da Cummins Power Generation, o intervalo de manutenção dos novos geradores é o dobro dos modelos com motor mecânico – 500 horas ou 12 meses ante as 250 horas ou seis meses.

Desenvolvido de acordo com os mais altos padrões globais de engenharia da Cummins, os novos geradores têm um novo coração, como é chamado o conjunto motor, radiador e filtros de ar, e também um novo alternador. “Graças às inovações implementadas, a partir das inovações de todo esse sistema, o limite de temperatura ambiente, ou LAT, na sigla em inglês, chega a 50º C”, destaca Kyn.

Todo o conjunto foi projetado e testado para altas temperaturas ambientes, simplificando, inclusive, os requisitos de projeto da instalação para eliminação do calor rejeitado. Entre as novidades da linha Cummins está o novo alternador STAMFORD® S-Range, que melhora a eficiência da máquina para atender as principais faixas de potência do mercado.

Além da densidade melhorada, o alternador tem melhor design térmico e oferece maior facilidade de fabricação para os OEMs de grupos geradores. Também é destaque nesse conjunto o novo sistema de dois estágios de filtragem de combustível Fleetguard, que bloqueia impurezas tão pequenas quanto 5 mícrons para proteção de alto nível contra contaminação de poeira, sujeira ou água.

Com o novo motor, pacote de resfriamento, alternador, conjunto de sistema de filtragem de combustível e atendimento às normas (ISO 8528 e locais), o novo produto foi desenvolvido para atender todas as aplicações do mercado, independente do tipo de condição, desde as mais simples até as mais severas, mantendo a alta performance.

Os novos geradores têm garantia padrão de 2 anos para aplicações Standby (1.000 horas) ou de 1 ano para Prime, contando com o suporte dos distribuidores autorizados Cummins, presentes em todo território nacional.

Com o lançamento da nova família neste último quadrimestre do ano, em que a empresa celebra 50 anos no Brasil, a Cummins pretende conquistar novos clientes no País e na região da América Latina, atendendo os mais diferentes segmentos industriais, de serviço e da área de saúde do mercado brasileiro, como data center, hospital, indústria e construção, entre outros.

“Estou feliz por fazer parte desta importante conquista da Cummins”, comenta Danilo Teixeira, engenheiro de produto da Cummins Power Generation. “Em meio a um cenário global novo, no qual precisamos nos reinventar com novos métodos de comunicação e desenvolvimento para manter a qualidade e a inovação, conseguimos trazer aos clientes este novo produto que atende os requisitos específicos de nosso mercado, com mais tecnologia e maior eficiência. É sem dúvida mais um marco para Cummins”, afirma.

Segundo David Sato, supervisor de Marketing de Produto da Cummins Power Generation para América Latina, “a tendência downsizing dos motores Cummins com alta densidade de potência está prevista ainda para outros lançamentos da nossa marca que irão ocorrer nos próximos meses”, conclui.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar