Braskem e Antilhas fornecem embalagem stand-up-pouch monomaterial para o relançamento do Ritto Mãe Terra

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Cunha
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com essa parceria, Mãe Terra é a primeira marca a utilizar o produto no mercado alimentício. Além disso, empresas lançam campanha para o consumidor focada na economia circular

A Braskem e a Antilhas, empresa brasileira e reconhecida no mercado por suas inovações em embalagens, passam a fornecer a embalagem stand up pouch (SUP) monomaterial, lançada ao mercado em 2019, à Mãe Terra. O novo produto, feito 100% em polietileno, sem laminação e que traz características sustentáveis e ciclo circulares, será utilizado pela primeira vez no setor alimentício para embalar a nova linha de arrozes especiais Ritto.

Como o nome sugere, as embalagens monomateriais são produzidas a partir de uma única matéria-prima, característica que garante alto índice de reciclabilidade por não possuir mistura de materiais na formulação do produto. Além disso, sua reciclagem gera uma resina reciclada pós-consumo de maior qualidade e com uma gama maior de possibilidades de aplicação.

De acordo com Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem, a iniciativa é reflexo do empenho da companhia com o estímulo do ciclo sustentável na cadeia plástica. “Temos um compromisso público com a economia circular de carbono neutro e entre nossas premissas está o trabalho com parceiros na concepção de produtos que ampliem a eficiência da reciclagem e o retorno do produto à cadeia. Temos muito orgulho da trajetória construída em parceria com a Antilhas. Nossos times de Pesquisa & Desenvolvimento conseguiram desenvolver uma solução monomaterial que atende às necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, endereça a questão da reciclagem”, afirma.

A produção das embalagens foi realizada com a tecnologia EB (Electron Beam), processo inovador de impressão externa por cura com feixe de elétrons patenteado com exclusividade pela Antilhas. Essa tecnologia garante qualidade de impressão superior, com o mesmo brilho de material laminado e possibilidade de acabamentos externos com apelo sensorial. Além disso, a tecnologia permite benefícios adicionais no processo operacional: redução de até 50% no consumo de energia elétrica, sem perder a qualidade de cor e brilho do material final; e redução de até 95% dos compostos orgânicos voláteis, fator que reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa.

"A inovação e compromisso com o meio ambiente são dois pilares que fazem parte do nosso DNA. A embalagem stand up pouch 100% PE, desenvolvida em parceria com a Braskem, é fruto de muita pesquisa e dedicação que resultaram no desenvolvimento da impressão em EB e em um produto sem a necessidade de laminação. O lançamento do Ritto, em conjunto com a Mãe Terra, é a confirmação que nossos esforços valeram a pena”, comenta Rodrigo Massini, gerente executivo da Antilhas.

Para Isis Bialoskorski, gerente de marketing da Mãe Terra, o projeto em parceria com a Braskem e a Antilhas é mais uma das formas que a empresa mostra o seu comprometimento com a sustentabilidade e a sociedade. “Há 40 anos, temos um compromisso com o bem estar social e ambiental, privilegiando pequenos produtores e ingredientes nativos e orgânicos do nosso Brasil. Mas, nossa missão não para por aí, também buscamos soluções de embalagens que reforcem um ciclo positivo de economia. Por isso, temos diversas iniciativas para a melhoria das nossas embalagens, sendo o Ritto arrozes especiais, a mais nova delas que nos enche de orgulho, por ser o primeiro produto da marca que conta com uma cadeia circular para os resíduos”, comenta a executiva.

A embalagem stand up pouch monomaterial pode ser utilizada em aplicações de diferentes setores como cosméticos, alimentício e home & personal care. Além disso, a solução também contribui para garantir e manter as características, qualidade e proteção do produto.

Resíduos que viram prêmios

A Molécoola, programa de fidelidade ambiental acelerado pelo Braskem Labs em 2020, foi convidada pelas empresas para apoiar o processo de circularidade real e na prática para a solução. Por meio da iniciativa, o participante ganha pontos na troca de resíduos pós-consumo podendo convertê-los em produtos das marcas parceiras, inclusive da própria Mãe Terra. Para engajar o consumidor na ação, a Mãe Terra impulsionará a pontuação do programa.

Ao final do processo, todas as embalagens serão devolvidas à Braskem, que ficará responsável pela reciclagem e retorno do resíduo à cadeia produtiva. “A economia circular depende da ação de cada um dos elos da cadeia de produção e consumo, desde a indústria até o consumidor. E o incentivo a ações que considerem o ciclo completo dos produtos faz parte do nosso compromisso”, explica Bartilotti.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 58,5 bilhões (US$ 11,3 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

Sobre a Antilhas

A Antilhas é uma das maiores indústrias do mercado de embalagens em papel, cartão e plástico flexível. Há mais de 30 anos se dedica a oferecer soluções inovadoras ao mercado.

Atendendo aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e de conformidades com os requisitos legais, a unidade de negócios de flexíveis da Antilhas Embalagens possui o selo FSSC 22000 - Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos.

Com grandes nomes de indústrias em seu portfólio de clientes, como Suzano, Braskem, Whirlpool, Weber Saint-Gobain, PepsiCo, Panasonic, dentre outras, a Antilhas Flexíveis tem como destaque entre seus produtos, além do processo de impressão com a tinta Gelflex-EB®, o Stretch Hood, filme de Polietileno (PE) extrusado utilizado para a unitização de embalagens de transporte. Para mais informações, visite: www.antilhas.com.br.

Sobre a Mãe Terra

A Mãe terra indústria de alimentos naturais e orgânicos, tem a missão de democratizar a alimentação saudável há mais de 40 anos, com soluções de consumo completa, desde ingredientes culinários, até biscoitos e snacks. A empresa é certificada como B-corp desde 2016, o que reforça seu compromisso com o bem estar social e ambiental.

Os mãe terráqueos acreditam que a mudança começa pelo prato, com alimentos gostosos e saudáveis, que mudam o corpo, a alma e o planeta. Sempre pensando na cadeia de valor, a Mãe Terra alimenta a mudança privilegiando o trabalho com pequenos produtores e ingredientes nativos do Brasil.

Sobre a Molécoola

A Molécoola é um programa de fidelidade que promove a educação ambiental e incentiva os consumidores a praticarem a reciclagem no dia a dia. A rede de Estações de Reciclagem está em expansão acelerada para motivar um número cada vez maior de consumidores a se engajar na economia circular. Além disso, promove a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, que atuam como micro-franqueados nas Estações de Reciclagem, com oportunidade de se desenvolverem como empreendedores. Através desse modelo, a empresa pretende ampliar a taxa de reciclagem e a consciência dos consumidores.