Brasil,

Carrefour adota compra digital de cartões-presente nos supermercados e farmácias

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ingrid Felix
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Varejista aposta nas marcas de games para o início das vendas de cartão-presente via QRCode nas lojas físicas

O Carrefour se tornou a primeira rede de hipermercados a oferecer cartões-presente via QRCode no Brasil. A solução, lançada em parceria com a Blackhawk Network Brasil, utiliza o conceito ‘prateleira infinita’, que possibilita a integração de produtos e serviços do estoque virtual nas lojas físicas. Ao encontrar um QRCode nos mercados e farmácias da rede, o cliente só precisa apontar o celular para obter um catálogo extenso de produtos e serviços. Depois, recebe um código de barras para ser pago no caixa e, em seguida, o código do cartão-presente é enviado ao e-mail do cliente. Este código poderá, então, ser utilizado em diversas lojas online parceiras do Carrefour. Atualmente, o catálogo via QRCode oferece as marcas Playstation, Xbox, Steam, Blizzard, Garena Free Fire, Razer e Rixty, mas há expectativa para que mais opções sejam acrescentadas ainda este ano.

Desta maneira, o Grupo Carrefour Brasil busca oferecer uma experiência de compra ainda melhor, com oferta de serviços que se traduzam em conforto e conveniência, ao mesmo tempo em que aumenta as oportunidades de conexão e fidelização. O objetivo está relacionado à integração da rede física de lojas com a plataforma de e-commerce, acelerando a transformação digital, esforço que é contínuo e impulsionado pela oferta de soluções financeiras. Assim, as inovações estão presentes desde o momento em que os consumidores são impactados com uma oferta, por meio do app Meu Carrefour, passando por soluções de pagamento, serviços de autoatendimento, aplicativo de compras, diferentes opções de entrega e parcerias com startups, até chegar ao pós-venda, com o atendimento da Carina, a assistente virtual com inteligência artificial.

"O Grupo Carrefour Brasil tem liderado grandes mudanças no país e, uma delas, é por meio de uma cultura de inovação que, com o auxílio da tecnologia, busca oferecer experiências de compra mais conectadas às expectativas de cada consumidor e nos permite avançar na criação de serviços e soluções diversas em nossas unidades de negócio", afirma Alexandre Gyurkovits, Diretor de Planejamento e Serviços Financeiros do Grupo Carrefour Brasil.

A Blackhawk, empresa líder global em soluções pré-pagas, trouxe a novidade para o país este ano em parcerias com outras redes varejistas e já observa boa aceitação dos consumidores. "Com a entrada do Carrefour em nosso hall de parceiros para esta solução, nossa expectativa é que esse novo modelo de vendas se popularize ainda mais. Esperamos que o QRCode represente 10% das vendas de cartões-presente em 2021. Trata-se de uma solução que contribui muito para a transformação digital de canais presenciais.", afirma Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil.

A solução já pode ser encontrada em 270 lojas e 23 farmácias do Grupo Carrefour Brasil. A previsão é de que o método de pagamento seja introduzido em todos os mercados e farmácias do grupo até o final de setembro.

Muito populares nos Estados Unidos e Europa, os cartões-presente têm conquistado empresas e consumidores brasileiros por oferecer muitas vantagens. Os varejistas e marcas que aderiram a esse sistema, por exemplo, podem oferecer acesso ao consumo às pessoas que não têm ou não querem usar cartão de crédito. Já para os consumidores, eles oferecem segurança, pois eles não precisam compartilhar seus dados na internet, melhor controle de gastos e comodidade. "A compra via QR Code proporciona ainda mais segurança ao consumidor, pois tudo fica no ambiente digital, reduzindo riscos de perda ou roubo do cartão.", acrescenta Mello.

A digitalização do processo de pagamento também contribui para as medias de isolamento social, pois dispensa o contato físico. Além disso, uma pesquisa global encomendada pela Blackhawk este ano mostra que 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar cartões-presente via QRCode. Outro dado da pesquisa diz que, desde o início da pandemia, 43% das pessoas ao redor do mundo passaram a comprar mais cartões-presente digitais.

Carrefour aposta nos games

O Carrefour apostou nas marcas de games para o início das vendas de cartão-presente via QRCode nas lojas físicas e essa estratégia tem um bom motivo: no Brasil, assim como no mundo, o mercado de games é um dos que mais tem crescido na indústria do entretenimento nos últimos anos. A edição mais recente da pesquisa Brasil Games Show revelou que 72% dos brasileiros jogam. Além disso, 68% dos entrevistados afirmaram que essa é sua principal fonte de diversão, atualmente. Já a sintonia entre jogos digitais e os cartões-presente da Blackhawk é grande: quase metade dos compradores de gift cards utilizam esse formato com games.

"O mercado de games é um dos setores que mais puxam a transformação digital dos consumidores. Nossa parceria com a Blackhawk vai nos permitir oferecer infinita opções de jogos via QRCode, além de proporcionar uma melhor experiência de compra para os gamers, que já estão mais habituados com os pagamentos digitais. Com o sucesso dessa nova solução, a tendência é que, em breve, novos segmentos de produtos e serviços sejam adicionados ao nosso catálogo", finaliza Gyurkovits.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 690 pontos de vendas. Com faturamento de R﹩ 62,2 bilhões em 2019 e mais de 88 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 325 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2019, a receita global da companhia totalizou € 80,7 bilhões. https://www.grupocarrefourbrasil.com.br

Sobre a Blackhawk Network

Criada em 2001, na Califórnia, Estados Unidos, com o propósito de diversificar e expandir as opções de compra de clientes e marcas, a Blackhawk Network se tornou líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos. Hoje, a empresa possui mais de 360 varejos e mais de 1.000 marcas globais parceiras em um negócio que representa, em média, 3,5% do gross merchandise value (GMV) dos grandes varejos. No Brasil há 9 anos, a Blackhawk Network é líder de mercado e pioneira em todas as soluções de marcas. Está presente em mais de 6 mil lojas, 150 mil pontos de recargas e nos principais e-commerces do Brasil. A empresa também atua no mercado de Incentivos, Fidelidade e Engajamento.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar