Brasil,

Pesquisas permitem reciclar e aumentar performance na Ibema

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helena Carnieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Novos lançamentos e otimização de produtos colocam bioeconomia em prática por meio da economia circular

O resultado dos investimentos em bioeconomia podem ser rentáveis e sustentáveis ao mesmo tempo – prova disso é o bom retorno da logística reversa realizada pela Ibema. Por meio de parcerias com quem sabe coletar e rastrear embalagens utilizadas na prática e de verdade, foi possível devolver ao processo industrial 11.700 toneladas de aparas em 2020 na fabricante de papelcartão.

“Por meio de muita pesquisa, testes e da sintonia com o mercado, nossos produtos que levam material reciclado hoje fecham o ciclo da bioeconomia, desde a floresta até o consumidor e de volta à indústria, com alta rentabilidade”, conta o gerente corporativo de P&D e Novos Negócios da Ibema, Augusto Arns. Um exemplo é o Ibema Ritagli, que é o papelcartão reciclado com maior rigidez e performance do mercado, composto por 50% de material reutilizado, sendo 30% aparas pós-consumo, com sustentabilidade, performance e qualidade unidas.

Apesar de não ser possível precisar quantas vezes uma mesma fibra é capaz de retornar à produção, na forma de novas embalagens que depois voltam à indústria para serem recicladas, pesquisas mostram que esse número pode ultrapassar os 20 ciclos.“Se o papel tem qualidade para impressão, para o transporte e traz boa apresentação na gôndola com a menor gramatura possível, gasta-se menos, temos uma impressão mais rápida, menos consumo de tinta. Simples e sustentável.”

Hoje a Ibema trabalha com dois tipos de fibra que não competem entre si, a virgem e a reciclada. E uma precisa da outra para manter o ciclo da sustentabilidade. Em algumas aplicações, é preciso manter a fibra virgem, como para o contato com alimentos. Já onde é possível optar pelo tipo de papel, a empresa oferece muita escolha.

Outro caminho trilhado pela Ibema para aproveitar ao máximo as possibilidades da bioeconomia é a pesquisa em novas barreiras que substituam materiais fósseis. É o caso do novo papel Ibema, da família Royal Coppa, com barreira biodegradável, a ser lançado até o fim de 2021.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar