VIOLÊNCIA: Em condomínios, botão de socorro é aliado no combate

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Fagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Ação do Grupo Graiche soma esforços com lei que obriga síndico a denunciar casos

O governo do Estado de São Paulo sancionou lei que obriga condomínios residenciais e comerciais a acionarem órgãos de segurança pública sobre qualquer indício de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

Anterior à legislação, ações de combate já vinham sendo realizadas por administradoras de condomínios no enfrentamento ao problema. Desde o ano passado, o Grupo Graiche disponibiliza em seu site e aplicativo um botão que direciona vítimas para uma rede de apoio, enfrentamento e proteção - o projeto SOS Justiceiras. Ao acioná-lo, a pessoa é direcionada a um formulário de triagem para preenchimento de dados básicos. Feito isso e constatada a situação de vulnerabilidade, a equipe do SOS Justiceiras inicia o contato via WhatsApp para prestar auxílio nas áreas jurídica, psicológica, assistencial, médica e, ainda, oferecer acolhimento para apoiar essas mulheres.

Do início da implantação do botão nos canais do Grupo Graiche, até agora, já foram registrados mais de 5.000 acessos ao formulário do SOS Justiceiras. “Pode ser que, nestes cliques, estejam pessoas que apertaram por curiosidade e aí, como as denúncias que chegam ao projeto SOS Justiceiras são sigilosas, não é possível mensurar, ao certo, quantos acessos foram efetivamente de mulheres que estavam sofrendo algum tipo de violência”, explica Luciana Graiche, vice-presidente do Grupo Graiche, empresa que administra quase 800 condomínios, com mais de 90 mil unidades de apartamentos.

O botão de socorro soma esforços com a lei sancionada, a qual determina que síndicos ou responsáveis pelos condomínios comuniquem aos órgãos de segurança pública qualquer indício de violência doméstica e familiar, em até 24 horas após o fato ocorrido e que as informações contribuam para identificar vítimas e o possível agressor. Inclusive, proibindo a entrada deste ao condomínio quando houver flagrante ou comunicado de medida protetiva em favor da vítima.

“É necessário compreender que a violência doméstica não é um problema pessoal, mas social e que, acima de tudo, é um crime a ser combatido e banido. Vizinhos não só podem, como também devem ajudar no enfrentamento desta outra alarmante e atual epidemia”, ressalta Luciana.

A vice-presidente do Grupo Graiche lembra a garantia de anonimato nas denúncias. “Qualquer cidadão que suspeitar ou constatar a prática de um crime, de qualquer natureza, deve chamar a polícia pelos canais de denúncias, como o disque 190 ou 180, por exemplo. Geralmente, os moradores e funcionários preferem ignorar a suspeita ou então avisar ao síndico. No entanto, antes de procurar o representante do condomínio, é necessário denunciar, porque muitas vezes, o tempo de espera pode ser fatal”.

O Grupo Graiche atua com constantes frentes de conscientização ao enfrentamento aos mais variados tipos de violência, como a distribuição de cartilhas e campanhas ativas sobre a questão, nas quais gerentes dos condomínios administrados pela empresa trabalham o assunto e a importância de adesão à causa, envolvendo síndico, funcionários e moradores. “Não basta apenas um display de elevador. Temos que entender o papel de cada um de nós para construir pontes e canais nos quais as pessoas se identifiquem e tenham clareza de que elas podem ser agentes da mudança”, salienta Luciana.

GRUPO GRAICHE

O Grupo Graiche atua há 46 anos nos segmentos de administração condominial, administração de bens imóveis e na intermediação de locação e venda de imóveis. Hoje, a empresa administra quase 800 condomínios, com 90 mil unidades de apartamentos e 5.100 funcionários.

Com métodos sempre inovadores, eficientes e transparentes na aplicação de recursos, é uma das mais bem-conceituadas empresas do ramo no Brasil, premiada Master Imobiliário. Em constante expansão, seu núcleo de funcionários reúne advogados, economistas, administradores de empresas, contadores, arquitetos e psicólogos. Muitos de seus clientes fazem parte da carteira do grupo há mais de trinta anos.