Brasil,

Brasil viverá novo êxodo de profissionais no pós-pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda | AG Immigration
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Fim das restrições de viagem aceleram ida de brasileiros aos EUA. Milhões devem deixar o Brasil.

A recente notícia de que os Estados Unidos irão, a partir de novembro, retirar as restrições de viagens com diversos países, incluindo o Brasil, foi recebida com entusiasmo por milhões de pessoas que desejam viajar para a América, seja para turismo, estudo, negócios ou ainda para adquirir residência fixa no país. E embora as autoridades americanas ainda não tenham dado maiores detalhes sobre quais serão as vacinas aceitas para viajantes estrangeiros ou qual será a idade mínima exigida para apresentar comprovante de vacinação ao desembarcar no país, muitos empresários e profissionais brasileiros já estão fazendo as malas para dar adeus ao Brasil e começar uma nova vida na Terra do Tio Sam.

“Nos últimos anos temos acompanhado um grande êxodo de profissionais e empresários que saem do Brasil a procura de melhores oportunidades e cenários políticos e econômicos mais estáveis em outros países, principalmente nos Estados Unidos. Com o fim da pandemia, esta “fuga de cérebros” será cada vez mais constante, uma vez que os países mais desenvolvidos estão, logicamente, se recuperando mais rapidamente dos danos causados pela pademia do que aqueles países menos favorecidos ou que sofrem com disputas políticas internas. Para o profissional ou empreendedor, sair do Brasil neste momento é uma excelente decisão. Já para o Brasil, que cada vez perde mais gente bem qualificada, é péssimo” – analisou Rodrigo Costa, consultor de negócios e especialista em mercado de trabalho americano.

De acordo com o Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) a pandemia da covid-19 resultou no atraso de aproximadamente 1.2 milhões de solicitações de vistos, green cards e pedidos de naturalização. A agência americana já anunciou que acelerar a conclusão destes processos será prioridade máxima ao longo deste e do próximo ano.

“Grande parte dos beneficiários que foram prejudicados com a paralização das atividades do USCIS durante a pandemia são profissionais essenciais para o desenvolvimento da economia dos EUA. Entre eles, muitos brasileiros que já aguardam há cerca de 1 ano e meio por suas entrevistas, emissão de vistos ou simplesmente pela chegada do green card para adquirirem o status de residentes legais. Conforme vamos nos aproximando do fim da pandemia, estas pessoas já podem voltar a traçar planos mais concretos para o futuro nos EUA” – comentou Felipe Alexandre, advogado brasileiro/americano de imigração.

Além de adiantar os processos já pendentes, o governo dos EUA também irá retomar muito em breve as entrevistas de vistos na Embaixada e consulados americanos no Brasil. A expectativa é de que em dezembro todas as representações consulares dos Estados Unidos no país estejam funcionando normalmente, o que irá acelerar ainda mais os planos de quem já deseja não estar mais no Brasil no próximo anos.

Segundo o Itamaraty, aproximadamente 1 milhão e 400 mil brasileiros residem atualmente nos Estados Unidos. Somente na última década (2011 a 2020), mais de 132 mil brasileiros receberam o green card e se tornaram residentes legais no país, naquele que foi a década em que mais pessoas do Brasil se mudaram para a América. Afinal, muitos profissionais e empresários brasileiros encontram nos Estados Unidos a possibilidade de viver em um país que oferece mais segurança, qualidade de vida, oportunidade de gerar receita em moeda forte e de fazer parte ou empreender no maior mercado consumidor do mundo. Se as estatísticas seguirem neste mesmo patamar atual, teremos novamente nesta década milhões de brasileiros adotando os Estados Unidos como novo lar

“Enquanto o Brasil ainda sofre com a questão da saúde pública, desemprego, instabilidade política e danos econômicos decorrentes da pandemia, os Estados Unidos já apresentam um mercado de trabalho novamente superaquecido. De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Trabalho dos EUA no início de agosto, o mercado de trabalho americano registrou cerca de 6,7 milhões novas contratações no país somente no primeiro semestre de 2021. Além disso, anotou-se também um novo recorde na quantidade de vagas de trabalho atualmente disponíveis na América, com impressionantes 10,073 milhões de empregos a serem ocupados. São números que realmente fazem com que os brasileiros queriam se mudar para os EUA” – salientou novamente Rodrigo Costa.

Porém, por incrível que pareça, mesmo com um cenário tão favorável e mercado de trabalho novamente aquecido, os EUA encontram dificuldade em encontrar profissionais qualificados para exercer diversas profissões, especialmente aquelas que exigem conhecimento técnico e experiência, como médicos, engenheiros, profissionais de TI, pilotos de avião, etc.

“Sem conseguir gerar uma quantidade suficiente de profissionais para atender a demanda do mercado, os Estados Unidos precisam contar com o talento e mão-de-obra de profissionais estrangeiros, e para isso foram criados programas que concedem green cards para atrair trabalhadores qualificados de outros países. Os chamados “vistos para profissionais com habilidades extraordinárias” tem se popularizado nos últimos 10 anos, e a presença destes profissionais estrangeiros vem sendo fundamental para manter os EUA no posto de maior potência econômica do mundo. Atualmente o governo americano destina 260 mil vistos americanos para estas categorias.” – concluiu Felipe Alexandre, que também é proprietário e advogado principal da AG Immigration, escritório americano especializado em vistos de green card para os EUA.

AG Immigration

A AG Immigration é um dos mais prestigiados escritórios de imigração nos EUA, que vem ajudando centenas de profissionais brasileiros qualificados a obterem o green card para morar, trabalhar e empreender legalmente na América.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo