Brasil,

No FSC® Friday, FSC Brasil lança curso sobre serviços ecossistêmicos para estimular sustentabilidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O objetivo é expandir adesão ao manejo florestal responsável e propagar informações a respeito do impacto dos serviços ecossistêmicos no ambiente e economia

Serviços Ecossistêmicos monitoram emissão de carbono e manutenção do solo e recursos hídricos

O FSC Friday é uma celebração anual do FSC, que acontece toda última sexta-feira do mês de setembro. A ideia é, neste dia, ampliar o debate sobre o manejo florestal responsável, um assunto que, se ainda não é, deveria ser central quando se fala em combate ao desmatamento e as mudanças climáticas. E, este ano, o FSC Brasil comemora a data com o lançamento de um novo curso online focado em serviços ecossistêmicos.

O curso em formato EAD estará disponível a partir de hoje, 24 de setembro e as inscrições, assim como o acesso aos conteúdos, poderão ser feitas através da página “Plataforma Saber FSC”. Em comemoração ao FSC Friday, quem se inscrever até o dia 15 de outubro, terá desconto de 15%. O curso será gratuito para membros de organizações comunitárias e pequenos produtores. Serão 20 horas de carga horária, com exercícios de fixação do conteúdo, e-book e certificado.

Em 2018, o FSC lançou o Procedimento de Serviços Ecossistêmicos, que visa fornecer aos manejadores de florestas certificadas, sejam eles pequenos produtores e comunidades ou grandes empresas, ferramentas para medir, verificar e comunicar seus impactos positivos em serviços ecossistêmicos, como o armazenamento de carbono, a proteção à biodiversidade, a conservação dos recursos hídricos e do solo e os serviços recreacionais. A verificação destes serviços pode facilitar o acesso a investimentos, bem como aumentar a viabilidade financeira.

“A ideia do curso é alinhar e integrar pessoas que estão preocupadas com a sustentabilidade, compreendendo os efeitos das ações humanas nos ambientes nativos, nas populações locais e na economia de maneira geral” comenta Daniela Vilela, Diretora Executiva do FSC Brasil. E completa, “No momento em que estamos, é preciso entender a relação existente entre nossas atividades e os serviços da natureza. O FSC conhece bem este cenário, e com o curso podemos compartilhar um pouco deste conhecimento adquirido”.

Os interessados aprenderão conceitos básicos sobre os serviços ecossistêmicos, como utilizar o procedimento de forma prática, quais as ferramentas de mercado e suas possibilidades. Os conteúdos se dividem entre teóricos e práticos, contando com entrevistas e cases detalhados das três primeiras empresas com as verificações de serviços ecossistêmicos FSC no Brasil: Amazonbai, Precious Woods e Veracel.

O desenvolvimento deste curso contou com o apoio do projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade (Private Business Action for Biodiversity - PBAB, na sigla em inglês), iniciativa global que promove metodologias e ferramentas para favorecer a manutenção da biodiversidade, produção e comercialização. O projeto faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão), que conta com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU, sigla em alemão) e é implementado no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o FSC Brasil.

Para inscrições e mais informações sobre o curso, clique no link

Sobre o FSC

É uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que há quase 30 anos promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Tem sede na Alemanha e está presente em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar