Brasil,

Entenda na práica como funciona o conceito Plug and Play

Redução do tempo gasto para instalação e melhor custo-benefício são algumas das vantagens proporcionadas pela tecnologia.

O conceito Plug and Play, ou plugar e usar em tradução livre, utilizado em soluções ópticas pré-conectorizadas da Fibracem, tem sido considerado inovador para o mercado de telecomunicações. Com a promessa de levar fibra óptica aos assinantes de uma forma mais rápida, algumas dúvidas ainda rondam os profissionais de telecom. E a pergunta que não quer calar, é: como essa tecnologia realmente funciona?

De acordo com o gerente técnico da Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de comunicação óptica, Sebastião Rezende, na prática, com o conceito PRECON os cabos dos assinantes são fornecidos para as Caixas Terminais Ópticas Pré-Conectorizadas já com o conector AirBond em uma das extremidades prontas e testadas de fábrica, o que garante maior segurança de rede e elimina a necessidade de manutenção posterior nos conectores. Segundo ele, isso agiliza e reduz consideravelmente o tempo gasto para instalação, pois possibilita que o instalador precise apenas conectar o cabo na CTOP.

“Tarefas como a abertura da caixa, decapar a fibra com a remoção do acrilato, a clivagem e a limpeza, que antes poderiam inclusive influenciar a confiabilidade da instalação, não serão mais necessárias, pois o conceito tem por objetivo facilitar o trabalho operacional do instalador evitando montagens de conectores de campo”, afirma.

Ganhos operacionais

Sem a necessidade de abertura da caixa, a expectativa é que a redução no tempo gasto para uma ativação seja de 25%, o que consequentemente pode possibilitar um aumento dos mesmos 25% na quantidade de ativações por dia. “O instalador terá à disposição produtos com grau de proteção IP67, tanto no caso da CTO AIRCASE quanto da CTO AIRFIT, ou seja, equipamentos mais seguros que outros modelos já disponibilizados no mercado”, comenta. “Além disso, haverá uma melhora na velocidade de lançamento de rede e garantia de nível de sinal”, acrescenta.

Sebastião ressalta também, quem em relação ao comprimento de cabos necessários para realizar uma conexão, atualmente existem rolos com opções de comprimento padrão e que cabe ao instalador escolher o cabo que terá menor sobra.

Inspiração para o conceito Plug and Play

De acordo com o CEOO e fundador da Fibracem, Luiz Bitencourt, a busca constante em acompanhar e antecipar as demandas do mercado de telecomunicações foi fator primordial para lançar produtos com o conceito PRECON. “A inspiração desta solução converge com a necessidade de agilidade e confiabilidade nas ativações, aspectos necessários às montagens de redes ópticas com qualidade e eficiência”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo