Brasil,

Pesquisa do Sebrae aponta crescimento de 48,5% no comércio de itens usados durante a pandemia

Imagem: Unsplash Imagem: Unsplash

Desemprego, inflação e queda da atividade econômica impulsionam formas criativas e mais sustentáveis de consumo

De acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados obtidos através de pesquisa feita pela Receita Federal, a abertura de estabelecimentos que revendem produtos usados ou seminovos experimentou crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021.

Segundo o estudo, a pandemia do novo coronavírus forçou a população a apertar o orçamento e gastar menos, buscando alternativas mais econômicas de consumo. O levantamento abrange o comércio varejista de moedas e selos de coleção, livros e revistas e outros artigos usados, como móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos, roupas e calçados e material de demolição.

Também teve peso no resultado a preocupação cada vez maior com o meio ambiente. Eventos recentes, tais como as Olimpíadas de Tóquio, tiveram toda uma pegada verde em sua organização, o que impacta ainda mais no imaginário dos consumidores. Torna-se natural e desejado reciclar, reutilizar e ressignificar objetos e bens de consumo.

Plataformas e sites de usados ampliam atuação

Luiz Henrique Aquino, CEO da startup paulistana de móveis usados TAG2U, afirma que esta tendência é de longo prazo, mesmo com a recuperação da economia pós-vacinação. Em 2020, a empresa realizou uma parceria com a gigante varejista Mobly em sua então recém-lançada plataforma de usados. A chegada e fortalecimento de um player como a Mobly no mercado de itens usados mostra como o caminho deve seguir.

“Entendemos que a pandemia pode ter modificado permanentemente a maneira das pessoas lidarem com o consumo. Fazemos constantes pesquisas para conhecer o mercado a fundo, e em uma das pesquisas descobrimos que a Mobly estava validando a Mobly Usados. Fizemos contato com eles com o objetivo de apresentar a TAG2U e nos posicionar como parceiros, e não concorrentes. Nós acreditamos firmemente nessa mudança de hábitos”, diz Aquino.

“Há uma integração direta entre a nossa plataforma online e a da Mobly. Logo, tudo que está disponível em nosso site também pode estar no site deles”, pontua o executivo. “Praticamente 1/4 do estoque atual total da Mobly Usados é composto de produtos nossos”.

O Sebrae afirma que foram abertas, apenas no primeiro semestre de 2021, 2.104 novas empresas no segmento, sendo 1.875 microempreendedores individuais (MEI) e 229 empresas de pequeno porte. Haviam sido criados 1.298 MEI e 118 pequenas empresas em igual período do ano de 2020.

Sobre a TAG2U

Fundada em 2017, a TAG2U tem como principal objetivo trazer comodidade para quem quer vender e a oportunidade para quem quer comprar móveis e produtos usados, com a garantia de um processo totalmente transparente e seguro para todos. A empresa, sediada na capital paulista, conta com um showroom de mais de 1.800m² e um e-commerce.

São mais de 14.000 pessoas que decoraram suas casas ou negócios de maneira sustentável, 30.000 produtos reinseridos na sociedade, 2.000 toneladas de carbono que deixaram de ser emitidas e milhões de árvores preservadas. A TAG2U, pioneira em desocupação de espaços, se orgulha em apoiar e incentivar a decoração sustentável através da transformação na forma de consumo de usados.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: