Brasil,

O Ateneu: marco da literatura moderna brasileira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Cuerba
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em nova edição pelo selo Via Leitura, obra-prima de Raul Pompeia apresenta críticas ao moralismo e à perversão dos internatos que possuíam rígida disciplina

O século XIX foi marcado pela falsa estruturação do sistema educacional brasileiro, principalmente dos colégios internos frequentados pelos filhos da elite. Os internatos, onde a educação era impregnada de modelos severos e regimes autoritários, eram vistos como objetivo final da escola. E é neste contexto que se passa o enredo de O Ateneu, obra-prima de Raul Pompeia.

Publicado inicialmente em folhetins, no ano de 1888, esse clássico da literatura brasileira ganha uma edição moderna pelo selo Via Leitura (Editora Edipro). O romance remonta à trajetória de Sérgio, então com 11 anos, por um importante internato no Rio de Janeiro, o Ateneu. Uma experiência de dois anos frente a uma rígida disciplina, que marca o fim da infância e o início da maturidade.

A história é contada pelo próprio protagonista, já adulto, portanto escrita em primeira pessoa. Por meio da narrativa, Raul Pompeia critica diversos aspectos da sociedade, o moralismo e a perversão das instituições de ensino da época. Assim, dá vazão ao que ele próprio viveu, pois também foi interno em um colégio no Rio de Janeiro.

Alimentado pelo caráter autobiográfico e de crítica social, O Ateneu marca o início da literatura moderna brasileira. É considerada uma das obras mais importantes do movimento realista, principalmente pela presença de um narrador que expressa suas emoções, até então guardadas, por meio de uma descrição memorialista.

“A educação não faz almas: exercita-as. E o exercício moral não vem das belas palavras de virtude, mas do atrito com as circunstâncias.” (O Ateneu, p. 148)

A linguagem densa, rebuscada, é repleta de figuras de linguagem, que ganham notas explicativas para melhor compreensão. A nova edição foi produzida com base na segunda publicação, de 1905, considerada a versão definitiva da principal obra de Raul Pompeia, que publicou seu primeiro livro aos 17 anos e faleceu aos 32.

Ficha técnica
Livro: O Ateneu
Autor: Raul Pompeia
Editora: Via Leitura/Edipro
ISBN: 9786587034249
Formato: 21x14 cm
Páginas: 176
Preço: R$ 28,90
Link de compra: Amazon

Sinopse: Obra-prima de Raul Pompeia, O Ateneu foi publicado pela primeira vez em 1888. É um marco do nascimento da literatura moderna brasileira. O romance é narrado pelo protagonista, Sérgio, que é enviado pela família a um importante colégio interno no Rio de Janeiro. A trajetória de Sérgio no internato marca o fim de sua infância e a perda de sua inocência. Esta edição foi produzida com base na segunda publicação do livro, realizada postumamente, em 1905, e considerada a definitiva da obra. Traz notas explicativas dos termos menos usuais.

Sobre o autor: Raul Pompeia (1863-1895) publicou seu primeiro romance aos 17 anos, no Rio de Janeiro. Estudou Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo, envolvendo-se ativamente nas causas abolicionista e republicana. A perseguição por suas bandeiras o levou a concluir o curso na Faculdade de Direito do Recife. Depois de se formar, dedicou-se a escrever para as gazetas cariocas, publicando em folhetim sua grande obra, O Ateneu. Conflitos políticos com amigos o levaram ao suicídio quando ele tinha apenas 32 anos de idade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar