Brasil,

Geladeiras Panasonic estão no topo da lista de eficiência energética em nova classificação do INMETRO

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Brazil
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Classificadas com eficiência A+++, geladeiras da marca consomem cerca de 40% menos energia do que o mínimo necessário para a classificação A, no Programa Brasileiro de Etiquetagem, gerando economia anual de até R$ 284,36 na conta de luz do consumidor

Com um portfólio robusto de produtos com excelente desempenho energético, a Panasonic, líder global no desenvolvimento de soluções tecnológicas, manterá as especificações técnicas de suas geladeiras, mesmo com as mudanças exigidas pelo INMETRO, a partir de junho de 2022 para a categoria. Isso ocorre porque a marca já conta com produtos que se enquadram no nível máximo exigido pela portaria em relação ao consumo de energia elétrica de refrigeradores.

A companhia enxerga a nova regulamentação como um avanço. “Como uma empresa de tecnologia, a preocupação com eficiência energética não é uma novidade para nós. Hoje, por exemplo, temos o top freezer mais econômico produzido no Brasil e nossos refrigeradores chegam a economizar mais de 40% que o exigido pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem para a classificação A.

Nós acreditamos que essa mudança pode gerar um impacto econômico muito grande nos mais de 70 milhões de lares brasileiros, já que a penetração das geladeiras é próxima a 100% e esse é um produto que fica ligado em tempo integral”, explica Caio Cavalheiro Madeira Marques, Gerente Geral de Produtos da Panasonic do Brasil.

Neste novo formato, todas as geladeiras Panasonic com a tecnologia Inverter, que controla a potência do compressor e o mantém sempre em funcionamento, garantindo economia de energia, resfriamento mais rápido, melhor conservação dos alimentos e maior silêncio, ficam no topo da classificação e alcançam a classe A+++, ou seja, são as opções mais econômicas em relação ao consumo de energia elétrica. A depender do modelo, um refrigerador Panasonic pode oferecer uma economia de até R$ 284,36* ao ano na conta de luz do consumidor.

Dessa forma, a Panasonic passa a adotar as novas etiquetas já a partir de setembro deste ano. “Para a fase um da nova regulamentação, não há necessidade de alterações, pois nossos produtos já cumpriam as especificações técnicas que só agora o INMETRO exige. Ainda esse ano será possível encontrar nossas geladeiras no mercado com as novas etiquetas, mostrando aos consumidores nossa preocupação em fabricar produtos que alinham economia e preservação ao meio ambiente”, comenta Caio.

Saiba como funciona a nova classificação do INMETRO

Com o objetivo de reduzir o índice de consumo de energia elétrica dos brasileiros e retardar uma possível crise energética no país, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) acaba de lançar uma atualização no programa de etiquetagem de refrigeradores, com novas regras e critérios de eficiência energética que devem trazer benefícios ao consumidor final. A mudança trará subclassificações que permitirão ao consumidor identificar mais facilmente, por meio da já conhecida Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, produtos que consomem menos energia.

Na primeira fase do projeto, prevista para acontecer entre setembro de 2021 a junho de 2023, as geladeiras com melhor desempenho energético serão classificadas em A+++, indicando taxa de consumo cerca de 30% menor em relação ao A atual; A++, indicando 20% a menos no consumo; e A+, com economia de 10%. As outras duas fases, com critérios ainda mais rigorosos, acontecem entre 2025 e 2030, com a expectativa de reduzir, em média, 61% do consumo de energia das geladeiras, assim, a indústria terá tempo para adaptar produtos e fábricas.

“É de extrema importância para o consumidor que a comunicação seja clara quanto a diferenciação entre os índices, para que a escolha do refrigerador seja feita baseada em custo x benefício, uma vez que este é um produto que deve ficar ao menos 10 anos nos lares. Uma escolha equivocada pode trazer prejuízos a longo prazo.”, completa o executivo.

Conheça as geladeiras Panasonic com melhor eficiência energética:

- Geladeira Panasonic Frost Free Black Glass - BB71 GVFB | 41% de economia de energia

Tecnologia Inverter, que economiza mais de 41% de energia. Compartimento Fresh Freezer, especialmente desenvolvido para armazenar alimentos e bebidas em temperaturas ideais para consumo e para garantir maior tempo de conservação.

O produto também conta com a tecnologia exclusiva Panasonic, Smartsense, em que sensores inteligentes entendem os hábitos do consumidor, monitorando as aberturas das portas. Além disso, também conta com as tecnologias Climate Control, que preserva melhor frutas e verduras e a Vitamin Power, que potencializa as vitaminas C e D dos alimentos. Preço sugerido: R$6.599,00

- Geladeira Panasonic Frost Free Aço Escovado – NRBB53 PV3X | 36% de economia de energia

A geladeira conta com tecnologia Inverter, que reduz em mais de 36% o consumo de energia, pois regula o funcionamento do compressor detectando as variações de temperatura causadas pelo abre e fecha da porta e, também, pela quantidade de alimentos. A tecnologia exclusiva Econavi, também contribui para a economia de energia, por meio de sensores que monitoram o funcionamento diário do seu refrigerador, adaptando-se à rotina da casa sem diminuir a eficiência da refrigeração.

O produto também conta com a tecnologia Climate Control, que controla automaticamente a umidade dentro da gaveta, preservando melhor frutas e verduras. Além disso, conta com luzes de LED especiais que potencializam os nutrientes dos alimentos, especialmente as vitaminas C e D. Preço sugerido: R$5.199,00

- Geladeira Panasonic Frost Free Branco – BT55 PV2W | 43 % de economia de energia

A geladeira conta com tecnologia Inverter, que regula o compressor e com a tecnologia Econavi, que monitora o uso da geladeira no seu dia a dia, fazendo com que ela funcione de acordo com a rotina da casa e economizando energia através de sensores de abertura de portas, luminosidade (interna e externa) e temperatura. Juntas, essas tecnologias reduzem mais de 43% o consumo de energia. Além disso, o produto possui combinação de tecnologias Vitamin Power e Antibactéria que potencializam os nutrientes de frutas e verduras e eliminam 99% das bactérias nocivas à saúde, respectivamente. Preço sugerido: R$4.499,00

*Resultado obtido aplicando tarifa média (adicionada de impostos) de R$ 0,78 – mesma tarifa utilizada no documento “SEI/Inmetro - 0948832 - Nota Técnica”.

Sobre a Panasonic

A Panasonic é líder global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para uma ampla variedade de produtos, nos setores de eletroeletrônicos, habitação, automotivo e B2B. A empresa, que comemorou seu 100º aniversário em 2018, opera 528 subsidiárias e 72 empresas associadas em todo o mundo e registrou vendas líquidas consolidadas de 68,72 bilhões de dólares no ano fiscal de 2019. Comprometida em buscar novos valores por meio da inovação colaborativa, a empresa usa suas tecnologias para criar uma vida melhor e um mundo melhor para os clientes e consumidores.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar