Brasil,

FCamara cria comunidade aberta para compartilhar conhecimento em tecnologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Peixoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Denominada de Orange Juice, é destinada a quem se interessa por TI e conta com podcasts, lives e conteúdos para maior interação com a comunidade tech

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e a importância das soluções tecnológicas só aumentou com as restrições impostas pela pandemia. Com isso, cada vez mais pessoas estão interessadas no assunto e buscando maneiras de estar por dentro das novidades do setor. O aumento crescente do número de vagas para trabalhar na área também é indicativo de um mundo cada vez mais tecnológico. Segundo levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE), no primeiro trimestre deste ano houve aumento de quase 20% em vagas de TI em relação ao mesmo período de 2020.

Foi pensando nisso que o Grupo FCamara - consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital - criou a comunidade Orange Juice, destinada àqueles que se interessam em conhecer e interagir com especialistas em tecnologia, para aperfeiçoar conhecimentos técnicos e trocar informações. Ele surgiu a partir da vontade de formar e capacitar essas pessoas, a fim de criar uma comunidade que interage entre si. A iniciativa ainda visa originar um modelo de formação de liderança com fala própria e implementar a cultura de compartilhamento para preparar os líderes para o futuro do mercado de TI.

O projeto é aberto a todo o público e propõe integrar a cultura do compartilhamento, valorizar o aprendizado, contribuir para o desempenho da entrega e resultar no aumento de performance da equipe. Para colocá-la em prática, é preciso reforçar o quanto o conhecimento é importante, investir em recursos e tempo para que a companhia possa realizar projetos paralelos, ajudar as pessoas a se arriscarem em novas ideias, não punindo-os por assumirem riscos, e também ofertar canais para que as pessoas possam compartilhar seus conhecimentos, sejam por palestras, cursos ou eventos online. Por fim, incentivar o estudo, oferecer recursos para que possam conhecer e explorar novas tecnologias e materiais.

"Temos um DNA muito forte de transmitir conhecimento para as pessoas e de não deixar todo o aprendizado que nós adquirimos no dia a dia dentro da empresa. Criamos o Orange Juice para possibilitar que qualquer pessoa interessada conheça um pouco sobre o mercado de TI e possa participar de discussões e iniciativas que abordam esses temas", conta Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara.

Para Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara, o principal objetivo do Orange Juice é trazer novos talentos e pessoas para dentro da empresa. "Dificilmente equipes vão ser formadas só por seniors e, por conta da rotatividade de profissionais no mercado, é preciso estar sempre preparado e ter um plano de sucessão ativo, onde abraça novas pessoas dentro desse ciclo e sempre estar focado em capacitar e olhar para dentro dessa comunidade", explica o executivo.

A comunidade conta com um podcast semanal, o Orange Juice Cast, que traz convidados das áreas de tecnologia e transformação digital, página no Instagram e também comunidade no Twitch e Discord, com lives e talks semanais abordando diferentes temas: linguagens de programação, frameworks e outras áreas dentro da tecnologia, como UX Design, Scrum e Quality Assurance. Além disso, aborda temas sobre negócios, comunicação, metodologias, filosofias e muito mais. A Orange Juice contempla ainda o Programa de Formação, que há cinco anos vem sendo um processo seletivo destinado àqueles que querem começar uma carreira em tecnologia, não sendo necessário ter qualquer experiência anterior ou formação na área.

"Enxergamos com o olhar estratégico que o Orange Juice é o formato da cultura do compartilhamento, uma cultura que acreditamos ser fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que buscam por conhecimento e querem compartilhá-los. Isso é feito através de reuniões, troca de experiências, confiança para dialogar, treinamento e espaços para novas ideias," diz Backschat. A comunidade é aberta e pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha interesse em participar por meio dos canais do Orange Juice. "Nós fazemos lives semanalmente que são no formato de sala de aula, mostrando na prática alguma ferramenta, agregando no aprendizado de quem está participando e ministrando, e levando adiante nosso maior propósito, que é espalhar o conhecimento", conclui Backschat.

Sobre o Grupo FCamara

Considerada a maior empresa de serviços para ecommerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI que promove transformação digital, oferecendo múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar