Brasil,

Cinco atitudes que você precisa ter para preservar os oceanos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiane Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cinco atitudes que você precisa ter para preservar os oceanos - Divulgação Prolata Cinco atitudes que você precisa ter para preservar os oceanos - Divulgação Prolata

Em comemoração ao Dia Mundial do Mar, a associação Prolata traz algumas orientações para evitar a degradação marinha

Em 26 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Mar. A data foi instituída pela Organização Marítima Internacional (OMI) com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de proteger os oceanos, que contêm 97% de toda água do planeta e cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Cuidar dos oceanos é fundamental para a humanidade, eles fornecem metade do oxigênio que respiramos, equilibram a temperatura e servem de lar para mais de um milhão de espécies marinhas.

A Prolata, associação sem fins lucrativos, focada em estimular a logística reversa de latas aço pós consumo, é comprometida em buscar alternativas que garantam revalorização e coleta dos resíduos sólidos. A Associação reconhece a importância de garantir que o lixo não chegue aos mares, onde frequentemente são encontradas sacolas, garrafas, copos descartáveis e outros materiais. O plástico, por exemplo, é responsável por 80% do lixo acumulado nos oceanos.

Além do descarte irregular, outras ações cotidianas que emitem gases responsáveis pelo efeito estufa contribuem para a degradação do oceano. Para diminuir esse problema, é necessário criar uma rotina que considere hábitos sustentáveis.

Para te ajudar, a Prolata trouxe cinco maneiras que podem diminuir a poluição marinha e, consequentemente, preservam a biodiversidade do planeta. Confira:

- Invista em embalagens mais sustentáveis: na hora de escolher um produto, prefira embalagens feitas de materiais recicláveis e efetivamente reciclados como aço, alumínio ou papel. O aço e alumínio, por exemplo, são 100% recicláveis, podendo ser reaproveitados inúmeras vezes sem perder as características originais dos materiais.Materiais que demoram mais tempo para se decompor e são deixados em áreas inadequadas podem contaminar as águas e espécies marinhas.
- Busque novas alternativas para se deslocar na cidade: quando possível, opte por outro meio de transporte que não seja o carro particular. O setor do transporte emite aproximadamente um quarto das emissões globais responsáveis pelo efeito estufa e é uma das principais causas da poluição nas cidades. O oceano absorve mais de 25% as emissões de dióxido de carbono geradas ela população.
- Recicle o seu lixo: separe o seu lixo para coleta seletiva entre orgânicos e recicláveis. Para o descarte de materiais de aço, a Prolata possui Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. (Confira aqui os endereços: https://www.prolata.com.br/.) Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, você pode descartar as latas no lixo de recicláveis.
- Preserve as praias: nunca descarte o seu lixo no mar. A ingestão de resíduos como o plástico pode provocar a perfuração do tudo digestivo dos animais marinhos, causando óbito.Assim que chegar à praia, localize a lixeira mais próxima. Caso não tenha, separe o seu lixo individualmente em sacolas recicláveis.
- Seja um consumidor consciente: Preste atenção ao escolher as suas refeições. Você sabia que alimentos enlatados ajudam a reduzir? De acordo com estudo da Associação Europeia de Fabricantes de Latas de Aço (APEAL), um dos principais motivos que faz com que alimentos frescos sejam jogados no lixo é a deterioração. Na lata, alimentos perecíveis como frutas, vegetais, carnes e pescados ficam preservados por até três anos (ou mais), sem perda do valor nutricional, evitando o descarte.

Sobre o Prolata

O Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar