Brasil,

5 tipos de eventos que podemos aprender com a série The Bold Type

Especialista em eventos aponta os principais formatos e aprendizados para o setor destacados na trama

Chega ao fim a aclamada série que retrata o universo do mundo da moda, The Bold Type, que conta a história de 3 amigas – Jane, Sutton e Kat – e seus trabalhos na Scarlet, uma revista de moda em Nova York. Durante os episódios, as personagens organizam diversos eventos nos mais criativos formatos. Pensando nisso, Camila Petribú, coordenadora de conteúdo da Even3 - plataforma de eventos virtuais - elenca os cinco tipos de atividades mostradas na trama e que também são realizadas com frequência na vida real.

“Mesmo que a gente esteja falando de eventos presenciais, uma realidade um pouco distante nesse momento, o importante é analisarmos a motivação da realização delas e a criatividade colocada em pauta, que também são fatores importantes no universo dos eventos virtuais”, explica Camila.

The Bold Type retrata perfeitamente a essência da organização de eventos que provoca bons insights para serem aproveitados, destacando o senso de comunidade em torno da Revista Scarlet, conhecimento do público consumidor e como atrair novas pessoas, união de colaboradores, engajamento em torno de uma causa, como atrair investidores e, também, ditar tendências.

Eventos Corporativos

A grande aposta das empresas para formar e atualizar seus funcionários aconteceu na série com a Revista Scarlet. Em vários momentos, podemos observar outras grandes festas com colaboradores, comemorações de marcos da empresa e até pequenos eventos, como palestras de conscientização.

Assim como na série, temos os mesmos exemplos em nossa realidade, sejam os eventos presenciais ou online. Esse tipo de ação conta com engajamento da equipe, atualização e fidelização dos colaboradores, e, a principal estratégia adotada deve ser a interatividade, para que esse tipo de evento não seja monótono.

Eventos para arrecadar fundos

Também conhecido como fundraising, a série mostra em um episódio Kat tentando evitar que um bar lésbico local feche, então, ela decide que um evento é a solução para arrecadar o dinheiro que as donas precisam para pagar as dívidas. Além disso, ela deixou disponível uma rica variedade de produtos para atrair pessoas, transpareceu as informações do valor arrecadado para o público e conseguiu convidar presenças ilustres.

Assim como na série, nesse tipo de evento, organizadores, palestrantes/convidados e participantes estão todos unidos em torno de uma causa comum e todo lucro é revertido para doações. Nesse caso, é normal ser criado um senso de comunidade muito forte em torno do evento, que deve ser explorado pelo organizador. No caso da transparência sobre as doações, o indicado é criar uma solução de inscrição com doação para a causa, assim a pessoa pode adicionar o valor desejado, tendo maior controle das arrecadações, assim como é feito na plataforma da Even3.

Eventos com transmissões ao vivo

Como é possível perceber, as personagens da série dominam as redes sociais e quando elas notam que uma causa precisa ser apoiada, mais uma vez recorrem aos eventos. Tem um episódio em específico em que um evento ocorre através de uma transmissão online e ao vivo no Twitter. Nele, a revista promove uma transmissão online para seus 2 milhões de seguidores no Twitter, convidando-os a engajar em uma performance de uma vítima de abuso sexual.

Esse tipo de evento levanta uma pauta importante na série e que também é relevante no mercado dos eventos: o engajamento da audiência. Nesse caso, vemos na série que a ação foi capaz de gerar muita interação online, que pode ser medida com comentários e compartilhamentos virtuais.

Eventos políticos, campanhas, mobilização e festas

Na 3ª temporada Kat vira vereadora, mostrando então a importância dos eventos para a mobilização social, realizando vários formatos de eventos políticos, que culminam na grande festa de apuração de votos de Kat, no episódio 9, quase no final da temporada.

Nesses episódios, é possível ter insights incríveis sobre a organização de eventos políticos e mobilização popular, tais como usar e abusar das redes sociais para mobilizar as pessoas, conhecer e estreitar relações com pessoas importantes na sociedade, trabalho em equipe, humanização e protagonismo do organizador do evento.

Mesas-redondas

Na quarta temporada, por exemplo, a protagonista, Jane, participa de um evento voltado à saúde da mulher em que divide o palco com outras palestrantes e debate temas importantes para o público feminino. A mesa-redonda é conduzida por uma mediadora, que direciona perguntas aos especialistas e, também, ouve o que a plateia tem a dizer sobre o assunto, tornando a participação do público crucial.

Esse tipo de evento tem acontecido com bastante frequência, mesmo durante a pandemia, usando formato online e sendo totalmente possível que tenha sucesso absoluto. Na Even3, por exemplo, existe uma funcionalidade dedicada inteiramente às perguntas dos participantes aos palestrantes durante a transmissão. Além de lançar perguntas, os participantes também podem votar em perguntas feitas por outros usuários. Assim, fica mais fácil para que mediador e palestrantes façam uma seleção das perguntas mais votadas para serem respondidas.

Sobre a Even3

Fundada em 2015, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, a Even3 é uma plataforma de eventos que conecta pessoas e conhecimentos científicos e acadêmicos. A startup começou sua operação trazendo alternativas para organização de eventos presenciais, mas com a pandemia sentiu a necessidade de promover a transformação para uma atuação online. Atualmente, a plataforma permite a realização de videoconferências, sessões ao vivo ou gravadas, acompanhamento da programação dentro da plataforma. Além disso, a empresa oferece ainda serviços de publicação de conteúdos acadêmicos e tecnologia para que empresas e instituições de ensino possam realizar seus eventos em um ambiente seguro e personalizável com as características das marcas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo