Brasil,

Dia Nacional da Televisão: Diretor Ale Monteiro relembra personagens gays que marcaram a cultura nacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carolina Lobo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

"Apostar em representatividade na teledramaturgia é uma forma de normalizar a diversidade e trazer esse debate para dentro de casa", aponta o diretor Ale Monteiro

Parte do DNA da cultura brasileira, a televisão evoluiu junto com a sociedade. Ao longo dos anos, além de ter se modernizado em termos tecnológicos, as telinhas também abraçaram conteúdos cada vez mais diversos e inclusivos em diversas emissoras. Neste sábado (18), data que marca o Dia Nacional da Televisão, o diretor artístico Ale Monteiro relembra personagens gays que marcaram a história da TV.

“Alguns nomes que considero marcantes em suas épocas de exibição, e que, até hoje, impactam a história da telinha, foram Téo Pereira (Paulo Betti), em Império, Crô (Marcelo Serrado), em Fina Estampa, a Trans Ramona (Claudia Raia) em As Filhas da mãe, Bernadete (Kayky Brito) em Chocolate com Pimenta, Painho (Chico Anysio), Félix (Mateus Solano), em Amor à Vida, entre outros”, cita. Segundo ele, todos tiveram uma boa aceitação do público.

“Todos são adorados e lembrados, especialmente porque tinham bordões que pegavam no dia a dia. Mas acho que houve um marco, onde a TV ‘saiu do armário’: o beijo gay em horário nobre. Eu destaco o Félix, que comentei, e Niko (Thiago Fragoso), casal de Amor à Vida”, acrescenta. “Foi um beijo que não só foi comemorado pelo telespectador, como gerou torcida ao longo de vários capítulos. E é esse tipo de sentimento que queremos sentir, de que somos protagonistas e temos direito a um final feliz.”

Ele destaca a importância de se ter personagens LGBTQIA+ nas novelas e séries brasileiras.

“Apostar em representatividade na teledramaturgia é uma forma de normalizar a diversidade e trazer esse debate para dentro de casa. É essencial”, aponta. Inaugurada há 71 anos, a tendência é que a televisão abra cada vez mais espaço para personagens que fogem dos estereótipos ligados à comunidade gay.

“Autores de novelas têm certa tendência a folclorizar o gay e deixá-lo caricato. Entendam a força que a nossa voz tem. Exijamos essa representatividade que é nossa por direito e que traz calor pro coração de todos nós. E desejo que olhem para pessoas trans, lésbicas, gays, mas olhem mesmo! Quero ver artistas abertamente plurais na dramaturgia e que isso seja legislado em favor de nossa luta”, destaca o profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar