Brasil,

Cadeia produtiva responsável: da produção ao consumidor final

Foto - Divulgação Foto - Divulgação

O conceito de produção e consumo sustentável já é realidade em muitas empresas; o objetivo é reduzir o impacto no meio ambiente

O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi fortemente impactado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no país, segundo pesquisa divulgada pelo Euromonitor Internacional.

A cifra foi a maior para categoria de alimentos desde 2006, quando esse segmento começou a ser monitorado pela consultoria. Uma parte do sucesso pode estar relacionada a cadeia produtiva que integra os padrões de sustentabilidade em toda a linha de produção, até chegar ao consumidor final. Quando pensamos em ações sustentáveis, normalmente o meio ambiente é o primeiro a ser lembrado. Mas ser sustentável é muito mais que isso. É pensar em um todo visando suprir as necessidades atuais, ao mesmo tempo que não comprometemos o futuro das próximas gerações”, afirma Rodrigo Carvalho, sócio da Positive Brands, uma plataforma de marcas positivas.

O executivo, junto com o seu irmão e sócio Felipe Carvalho, são os nomes por trás do grande sucesso que é a A Tal da Castanha, empresa líder em produção e comercialização de bebidas vegetais, que conseguiu trazer ao mercado um produto simples, puro, saudável e inédito no país.

“A nossa marca nasceu da observação de mercado. Quando começamos, a maioria das bebidas desse nicho levavam mais de 15 ingredientes, contrariando a proposta de ser mais saudável”, lembra Rodrigo que completa “No início, não tínhamos nenhuma indústria com conhecimento para fazer leite vegetal, mas a ideia estava muito clara. Pensamos em todo o processo de produção e fizemos parcerias importantes com nutricionistas para tornar a bebida possível”.

Com o lançamento da primeira bebida com apenas água e castanhas, o Original caiu no gosto de nutricionistas e do público que, conscientemente, desejava diminuir o impacto de suas ações no meio ambiente. Isso sem falar no público segmentado de veganos, vegetarianos, alérgicos e intolerantes ao leite comum que não tinham muitas opções de escolha.

E o sucesso não parou em A Tal da Castanha. O portfólio da Positive Brands já conta com 34 produtos de diferentes marcas. De achocolatados a isotônicos, a estratégia da empresa é lançar versões veganas para todos os produtos possíveis. “Estamos de olho em todas as categorias que não possuem opções plant-based ainda. O isotônico Jungle também nasceu da observação de mercado. Nos nossos estudos, percebemos que atletas consumiam outras marcas com muito açúcar, corante e aroma artificial na sua composição. Vimos a oportunidade e lançamos uma versão feita com suco de frutas, tapioca e água de coco”, lembra Rodrigo.

Incentivo ao pequeno e médio produtor

Para que o mercado cresça de maneira apropriada, a produção e o consumo são estimulados de forma responsável. A empresa beneficia a agricultura, incentivando o pequeno e o médio produtor e expandindo a potencialidade do consumo de oleaginosas em bebidas, snacks e pastas indulgentes.

“Apesar do pouco tempo no mercado, os snacks estão fazendo história ao fomentar a agricultura familiar, auxiliando no combate à pobreza, igualdade de gênero e a sustentabilidade. Acreditamos que alimentos genuinamente brasileiros como as castanhas, produzidas prioritariamente em solo nacional por agricultores de pequeno e médio porte, sejam uma ferramenta de transformação social impactando positivamente a cadeia inteira”, diz Rodrigo.

Além da pegada positiva, a marca compensa suas embalagens através da parceria com o selo Eu Reciclo.

Sobre A Tal da Castanha:

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo