Brasil,

Projeto Mundo da Leitura apoia iniciativas de cultura e literatura em nove distritos de São Paulo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Iniciativa produzida pela Evoluir, realizada pelo PROMAC (Programa Municipal de apoio a Projetos Culturais), da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, e com incentivo do Facebook e da Cushman & Wakefield, colabora com bibliotecas comunitárias e pontos de cultura na democratização ao acesso à leitura, por meio de encontro formativo e doação de livros

Um colorido e divertido bauzinho, de onde saem muito mais que livros: sonhos, aventuras, fantasia, muita criatividade e aprendizado. Esse é o ponto de partida do projeto Mundo da Leitura, que chega agora a oito distritos de São Paulo: Campo Limpo, Parelheiros, Jardim Ângela, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Jardim São Luís, Penha, Itaquera e Freguesia do Ó. Produzida pela Evoluir e realizada pelo PROMAC - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, a iniciativa conta com o patrocínio do Facebook e da Cushman & Wakefield e beneficiará nove bibliotecas comunitárias e dois pontos de cultura, com a doação de três mil livros infanto-juvenis. Mais do que apenas fomentar o gosto pela leitura entre os pequenos, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cognitivas e motoras, dentro de uma proposta de educação integral para a formação de futuros cidadãos conscientes.

Será doado a cada instituição um acervo de 300 livros, com títulos da Editora Evoluir e suas respectivas audiodescrições, acondicionados em um colorido baú móvel, que chama a atenção da garotada e permite criar pequenos espaços de leitura versáteis. Os responsáveis pelas organizações beneficiadas receberão ainda apostilas com sugestões de atividades baseadas nas obras e participarão de um encontro formativo virtual, previsto para o final de setembro, conduzido pela arte-educadora Thayame Porto. Em outubro, uma live nos canais digitais da Evoluir com contações de histórias aberta ao público encerra o projeto.

“Nesta edição, buscamos priorizar organizações localizadas em distritos mais periféricos do município de São Paulo, com menores índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), justamente para somar esforços com entidades locais que estão democratizando o acesso à literatura, à cultura e à educação em seus territórios”, destaca Julia Alves Cimionatto, coordenadora de projetos educacionais e culturais da Evoluir. “Neste sentido, o Mundo da Leitura se propõe a contribuir com a atuação de quem já está na ponta, em contato direto com suas comunidades, por meio de encontros formativos e da doação de materiais pedagógicos e paradidáticos”, diz.

Julia acrescenta que o PROMAC divide os distritos do município em três faixas territoriais, de acordo com o IDH, sendo a faixa 1 e 2 para os menores patamares. ”É nesse universo que estamos focando neste momento, visando descentralizar as ações de literatura e cultura no município, favorecendo as regiões de maior vulnerabilidade social”, aponta. “Nossa proposta literária se propõe a promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, por meio de conteúdos de relevância social e atividades ludo-educativas que mobilizem habilidades socioemocionais e cognitivas”, acrescenta. Os títulos selecionados para esta edição tratam de temáticas de alimentação, meio ambiente, direitos humanos, autoconhecimento, entre outros assuntos que consideramos relevantes para uma formação integral e cidadã.

"O Facebook busca introduzir ferramentas que os ajudem no dia a dia e que permita com que os estudantes possam enxergar o amanhã. Ao empoderar os jovens brasileiros por meio da tecnologia, nós acreditamos que o acesso a educação e formação de qualidade seja cada vez mais completo, fazendo com que educação e tecnologia caminhem sempre juntas, como aliadas", afirma Ricardo Vilella, gerente de políticas públicas do Facebook.

“Participar de um projeto como este é motivo de grande orgulho para a Cushman & Wakefield. Acreditamos que podemos colaborar com a sociedade ajudando a construir bases sólidas para que os jovens e as crianças das comunidades mais carentes, justamente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, possam ampliar seus horizontes e multiplicar as chances de construírem, por si próprios, um futuro melhor. Estamos muito felizes em direcionar para este projeto parte dos impostos que pagaríamos à Prefeitura de São Paulo. Acreditamos que a educação é o melhor passaporte para a mudança e a inclusão social”, conclui Alessandro Vay, Diretor de Recursos Humanos da América do Sul da empresa.

As instituições selecionadas para participar da iniciativa realizam atividades diversas em seus territórios, entre elas a doação de livros, rodas de conversa, slams e saraus, contação de histórias, mediação de leituras, oficinas e cursos para públicos diversos e até a manutenção de hortas comunitárias. Juntas, já impactaram mais de 40 mil pessoas ao longo de quase três décadas de atuação, registrando uma crescente demanda por novas ações comunitárias de cunho cultural e educativo. Conheça as entidades apoiadas pelo Mundo da Leitura nesta edição:

Calçada Literária (Itaquera)

Fundado como projeto itinerante há quase 7 anos e hoje integrada à Okupação Cultural Coragem (Coletivo De Ocupação e Revitalização, Arte, Graffiti, Educação e Música), no bairro de José Bonifácio, a Calçada Literária é um projeto de economia colaborativa e de incentivo à leitura. O objetivo é fazer a conexão entre quem quer doar livros e quem quer ter acesso à literatura, trabalhando em rede para construir e levar à população um respiro de produção cultural, com o recebimento e a entrega de livros de forma gratuita.

Atividades: arrecadação e doação de livros, rodas de conversa, apresentações de cultura popular, incentivo a clubes de leitura e grupos de poesia. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura (Parelheiros)

Com a gestão de jovens articuladores e mediadores de leitura, com coordenação do IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário), há 12 anos nascia essa biblioteca comunitária, primeiro ocupando uma salinha na Unidade Básica de Saúde e, depois, um lugar inusitado, a casa do coveiro. Em pouco tempo se tornou um ponto de cultura, desenvolvendo diversas ações focadas na garantia dos direitos humanos, fortalecendo o território e literando Parelheiros. Hoje a biblioteca está de mudança, florescendo em outro lugar e, nesse momento de transição, para que o acervo não fique guardado em caixas, a comunidade será a guardiã dos livros.

Atividades: empréstimos de livros, clubes de leitura, bate-papo com autor, mediação de leitura, contação de histórias, rodas de conversa, formações, cine-debate e saraus. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Biblioteca Comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves – EJAAC (Jardim Ângela)

Fundada há 25 anos e coordenada pelo Coletivo de Mediadores de Leitura, é um espaço dedicado a oferecer à comunidade local – em especial às crianças e jovens – a opção de acessar, fruir e produzir cultura. Com inúmeras iniciativas em vivências de lazer e programação cultural, se tornou uma referência, uma biblioteca viva e feita por pessoas, mas também um espaço cultural aberto a todos.

Atividades: empréstimo de livros, DVDs, CDs, mangás e HQs, eventos de partilha comunitária, contações de histórias, teatro, clube do livro, bate-papo com poetas, escritores e autores, saraus e oficinas. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos (Sapopemba)

Criada em 2008 a partir da demanda da própria comunidade pela necessidade de espaços para leitura, a Biblioteca Comunitária Ademir dos Santos atende crianças, jovens e adultos, proporcionando o prazer e o encanto do universo dos livros. Está localizada no Espaço Cultural Brincante, no Parque Santa Madalena, e é ponto de encontro das crianças de todas as idades que sempre aprendem muito e se divertem por lá.

Atividades: mediação de leitura, sarau da nova, atividades lúdicas com brincadeiras e jogos, empréstimos de livros e rodas de conversas. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Biblioteca Comunitária Solano Trindade (Cidade Tiradentes)

Com 20 anos de fundação, a Biblioteca Comunitária Solano Trindade é resultado do projeto "Vamos Ler um Livro", elaborado por jovens do território de Cidade Tiradentes com o objetivo de contribuir com a formação de leitores na periferia e reivindicar uma biblioteca pública na região. Em 2001, o coletivo de Esquerda Força Ativa, em parceria com o IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário), fundou a biblioteca comunitária em espaço físico, cujo nome é uma homenagem ao escritor pernambucano Solano Trindade. Desde 2016, integra a Rede LiteraSampa e a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

Atividades: Sarau da Resistência Preta, Slam Letra Preta, Grupo de Estudos Pensamento Preto Revolucionário, Grupo Leitoras Literárias, mediação de leitura, formações continuadas com educadores, oficinas e cursos. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Biblioteca Comunitária Luiza Erundina - Bloquinho do Beco (Jardim São Luís)

Com 12 anos de fundação, a Biblioteca Comunitária Luiza Erundina nasceu do trabalho do Bloco do Beco, que há 18 anos realiza ações na área da infância, com foco na garantia do direito de brincar. O Bloquinho do Brincar, que sempre reuniu a garotada do Distrito Jardim São Luís, se transformou em um espaço onde crianças e jovens da comunidade se sentem acolhidos em suas histórias e têm acesso ao mundo mágico dos livros, criando o gosto pela leitura. Ali se abre um universo de aventuras, muita valorização da cultura brasileira e diversidade, com o firme propósito de tornar a leitura mais acessível e colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes e conhecedores do mundo.

Atividades: empréstimo de livros, contação de histórias e mediação de leitura. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Biblioteca Comunitária Azul das Ondas (Parelheiros)

Com oito anos de fundação, a Biblioteca Comunitária Azul das Ondas é resultado do projeto Parelheiros Saudável Territórios Abraçados, implementado pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD e que coloca a literatura como base de todas as ações. A partir da doação de obras pela população, passou a realizar empréstimos para a população e uma série de iniciativas para fomentar o gosto pela leitura. O objetivo é ser um espaço de diversidade, apoio à cultura e de reivindicação do direito à literatura para todas e todos.

Atividades: empréstimo e troca de livros na sede, empréstimos e divulgação de livros nas algibeiras nos espaços do território como bares, Unidades Básicas de Saúde e mercados, caixa literária nas portas das escolas, pontos de ônibus e praças, mediação de leitura, contação de história e distribuição de livros. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Espaço Cultural Dona Xica - Biblioteca Comunitária Ubuntu (Parelheiros)

Localizado no extremo Sul de São Paulo, o espaço é dedicado à promoção da inclusão social por meio do esporte, da literatura e da cultura. A biblioteca comunitária foi iniciada há cerca de um ano e está em fase de finalização, já sediando uma série de iniciativas para a população. Seu propósito é a inclusão social através da prática de permacultura, de leitura, novas amizades, senso coletivo e muito acolhimento.

Atividades: mediação de leitura, aprendizagens para corações e mentes com adolescentes, atividades de autocuidado e empoderamento de mulheres, mães e gestantes, clube de leitura e horta comunitária. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Sarau da Brasa (Freguesia do Ó)

Desde 2008, o Sarau da Brasa desenvolve ações políticas e culturais de ampliação de acesso aos livros e à literatura, em seus mais variados formatos. Em treze anos de trabalhos, já foram publicados 16 livros, com a realização de diversas oficinas de criação literária em espaços públicos e privados. Em sua sede há uma biblioteca comunitária, com um pequeno acervo de cerca de mil títulos dos vários campos do conhecimento.

Atividades: sarau, publicação de livros, contação de histórias e oficinas de criação literária. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Ponto de Cultura Tia Gê (Penha)

Desde 2019, o Ponto de Cultura Tia Gê é um espaço que busca atender os alunos e colaboradores do ponto de cultura de todos os núcleos e da comunidade em geral, disponibilizando livros físicos e e-books e realizando encontros presenciais e virtuais sobre literatura. O Clube de Leitura, há um ano ativo no formato virtual, contempla leitores de literatura brasileira e realiza encontros semanais para discussões e resenhas das obras. Instalada em um ambiente físico de Bloco Carnavalesco, chama a atenção pelo clima de festa e descontração permanentes, que lembram a realização da maior festa cultural brasileira. Muitos visitantes doam livros, fomentam a divulgação e doam seu tempo para colaborar com seu funcionamento.

Atividades: empréstimo de livros, clube de leitura, cursos, oficinas e debates sobre as obras. A oficina de história em quadrinhos também é bastante concorrida. Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino (Campo Limpo)

Com um acervo de aproximadamente 4 mil exemplares, a Biblioteca Comunitária Djeanne Firmino é uma biblioteca comunitária, com co-gestão da comunidade e a coletiva Achadouras de Histórias, sendo espaço de referência no território e na democratização do acesso ao livro e à leitura, à convivência comunitária e à difusão artística e cultural, se envolvendo ativamente nas lutas comunitárias do Jd. Olinda, distrito do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Atividades: mediação de leitura e empréstimos gratuitos de livros literários (literatura infantil, juvenil, poesia, literatura brasileira e estrangeira, também possuímos um pequeno acervo de livros técnicos e didáticos de sociologia, psicologia, educação, política, religião e arte). Saiba mais no Facebook e no Instagram.

Sobre o Mundo da Leitura

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são doados para bibliotecas municipais, pontos de cultura e escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade.

Sobre o Facebook

Fundado em 2004, a missão do Facebook é dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. As pessoas usam os aplicativos e tecnologias do Facebook para se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e desenvolver negócios.

Sobre a Cushman & Wakefield

A Cushman & Wakefield (NYSE: CWK) é uma líder global em serviços imobiliários corporativos que oferece valor excepcional para ocupantes e proprietários. É uma das maiores empresas do setor no mundo, com aproximadamente 50.000 funcionários em 400 escritórios e 60 países. Em 2020, seu faturamento foi de US$7,8 bilhões proveniente de suas principais linhas de serviços como gerenciamento de propriedades, facilities, gestão de projetos, locações, capital markets, avaliação imobiliária e outros serviços. Saiba mais em www.cushmanwakefield.com.br

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional, a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar