Brasil,

Qual a importância de se consumir produtos certificados e orgânicos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryane Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A pandemia e o isolamento social impactaram ainda mais um cenário que já se formava no Brasil: a procura por alimentos mais saudáveis, de procedência, em sua maioria orgânicos, com certificação e garantia de origem

Já houve um tempo em que consumidores não davam a devida importância para o plantio e colheita dos insumos que geram os produtos finais que compram. Mas, como tudo evolui, a procura por produtos mais saudáveis e com certificados de procedência faz da agricultura orgânica uma opção cada vez maior e viável.

Hoje, os consumidores buscam não apenas produtos orgânicos, mas também por confiabilidade e ética. A prova disso é que, de acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), no primeiro semestre de 2020 a venda de produtos cresceu mais de 40% no Brasil. Além disso, mais da metade dos pesquisados estão preocupados com a qualidade da alimentação (62,1%) e 46,6% afirmam consumir orgânicos todos os dias.

Os números em alta demostram que estamos falando de um mercado que exige necessidades, oportunidades e, principalmente inovação. O que isso quer dizer? Que vários outros aspectos estão sendo valorizados pelos consumidores e a busca por qualidade é fundamental quando nos referimos aos alimentos, em que o controle, o acompanhamento e a padronização nos processos de produção são essenciais. Segundo o relatório Brasil Food Trends 2020, há um forte direcionamento para o consumo de produtos seguros e de qualidade atestada, que transmitem mais confiança ao cliente.

Ainda de acordo com o relatório do Brasil Food Trends 2020, as tendências de alimentação estão pautadas em cinco pilares: 1. Sensorialidade e Prazer / 2. Saudabilidade e Bem-estar / 3. Conveniência e Praticidade / 4. Confiabilidade e Qualidade / 5. Sustentabilidade e Ética. Por isso, a Concepta, que há mais de 20 anos tem como estratégia de negócio a Governança Ambiental, Social e Corporativa, sabe o quanto esse nicho do mercado é importante para acelerar o progresso global.

Para atuar no mercado de produtos saudáveis e orgânicos é necessário atender à uma série de diretrizes a respeito do cultivo e da venda desses alimentos. A certificação é um deles.

O sistema orgânico, por exemplo, diferentemente do convencional, prioriza a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente, levando em conta também o bem-estar social. Logo, os produtos orgânicos são aqueles obtidos dentro de um sistema de produção agroextrativista sustentável. Esse sistema beneficia o ecossistema local, protege os recursos naturais, respeita as características socioeconômicas e culturais da comunidade, preserva os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utiliza organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos, seguindo as regras orgânicas em todas as fases de produção.

No Brasil, também conhecido como selo verde, a certificação de produtos orgânicos é o procedimento que assegura que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica. Assim, garante ao empreendedor um diferencial de mercado e ao consumidor a qualidade dos alimentos atestando confiabilidade e procedência. Para responder a isso, a Concepta mantém vigentes suas certificações - tanto as de produto (orgânicos e kosher) quanto a de sistema de gestão (FSSC 22000).

Hoje, a empresa é considerada uma das principais fornecedoras de ingredientes naturais e orgânicos: em parceria com comunidades e cooperativas, somam-se aproximadamente 2 milhões de hectares orgânicos de cultivo em conservação, sendo 1% da Caatinga, 2% do Cerrado e 97% da Amazônia.

Seus insumos transformam elementos da natureza em ingredientes padronizados, qualificados para uso nas indústrias de alimentos e seu processo de produção também agrega valor às comunidades fornecedoras desses ingredientes, que extraem de maneira sustentável essas riquezas naturais.

No Brasil, é a Lei nº 10.831/2003 que regulamenta os orgânicos e, obviamente, os regulamentos mudam de acordo com os mercados. Os três principais são: BR (mercado nacional), EOS-CE (União Europeia) e USDA-NOP (Estados Unidos).

Concepta Ingredients e a certificação FSSC 22000

Criada para incentivar a consistência de normas relacionadas à segurança de alimentos, a certificação FSSC 22000 reconhece a Concepta como uma empresa que garante a segurança e a qualidade dos seus produtos na indústria de alimentos.

O termo FSSC 22000 é uma sigla para Food Safety System Certification (Certificação de Sistema de Segurança Alimentar), que significa monitorar e garantir a produção e distribuição de alimentos com segurança e qualidade, válido para produtos de origem animal perecíveis; produtos perecíveis de origem vegetal; produtos com vida útil longa em temperatura ambiente; ingredientes alimentares (exceto aditivos tecnológicos e técnicos); ração e comida para animais e embalagens para alimentos.

Trata-se de uma certificação reconhecida internacionalmente e aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI), uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para o avanço da segurança de alimentos e é apoiada pela Confederação das Indústrias Alimentares da UE (CIAA). Entre suas vantagens estão: oferecer uma comunicação mais organizada e objetiva entre colaboradores, fornecedores, clientes e consumidores; otimizar recursos e processos, além de reduzir riscos do negócio; auxiliar empresas gerirem a segurança de alimentos em toda a cadeia de produção, estabelecendo e melhorando seu controle; e por fim, o certificado oferece maior confiabilidade ao consumidor devido à relevância desse documento.

Concepta Ingredients é certificada Kosher pela BDK do Brasil

Todo o alimento, para poder ser consumido pela população judaica, precisa ser Kosher. Com o decorrer dos anos, esse público foi ampliado, e hoje, vegetarianos, veganos e pessoas intolerantes à lactose também têm buscado a certificação. Pensando nisso, a Concepta Ingredients, que proporciona um vasto portfólio de ingredientes, também é capaz de atender o público que busca ingredientes com qualidade, rastreabilidade comprovada e certificação Kosher. A certificação foi concedida por meio da BDK do Brasil permitindo ampliar seus mercados, principalmente exportação.

"Devemos trabalhar arduamente para unir inovação, qualidade, saúde e sustentabilidade para conquistar a satisfação dos clientes, atendendo às suas necessidades e expectativas. Por conta disso, o selo de certificação de um alimento fornece ao consumidor mais do que a garantia de estar levando para a casa um produto com qualidade, mas também a sua rastreabilidade na cadeia de fornecimento em prover ingredientes com maior saudabilidade e sustentabilidade, conclui Lilia Kawazoe, gerente comercial da Concepta Ingredients.

Sobre a Concepta Ingredients

A Concepta Ingredients faz parte do Grupo Sabará e é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade. A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e exóticos, apoiados na capacitação de famílias e conservação de áreas de risco ambiental em diferentes biomas do Brasil. O seu vasto portfólio possui insumos tecnológicos de parceiros internacionais e ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira para atender às mais específicas demandas das indústrias em que está presente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar