Brasil,

Town Center: empreendimento comercial traz um novo olhar para espaços de consumo no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leonardo Sandoval
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Sendo uma evolução dos shoppings centers, a construção de TOWN CENTERS oferece muito mais que lojas, agregando opções de serviços, saúde, moradia e lazer para os consumidores;

Com as mudanças de consumo e bem-estar provocadas com o período atualmente vivido, escritório Jayme Lago Mestieri Arquitetura aponta tendência de transformação na forma e no conceito dos espaços de vendas buscados pelos brasileiros

Os Town Centers contam com infraestrutura para receber todo o tipo de público e fazer com que sintam à vontade | Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri

Com a forma de consumo passando por grandes mudanças no Brasil e em todo mundo, os espaços onde os consumidores vão às compras também acompanham esta transformação.

Hoje, uma área onde é possível consumir e desfrutar de momentos de lazer com a leveza e a possibilidade de vivenciar o contato com o natural soa como uma proposta muito mais atrativa em detrimento do padrão aclamado até pouco tempo: as imponentes construções de concreto que dão vida aos grandes shopping centers. Assim, os Town centers, estilo de centro comercial muito frequente em países da América do Norte – quem não visitou um desses em um dia de compras nos malls de LOS ANGELES SOBRETUDO –, vêm ganhando cada vez mais espaço nas cidades brasileiras.

“O town center é um bairro com a beleza e a variação que a cidade pode oferecer somados ao profissionalismo, o controle de marketing, segurança e ambientação de um grupo profissional”, explica o arquiteto Jayme Lago Mestieri, à frente do escritório que leva o seu nome.

Com a experiência de compreender os comportamentos de consumo – em sua trajetória, o escritório já projetou mais de 1 milhão de metros quadrados para shoppings centers e centros comerciais e atualmente conta com mais de 500 mil m² em construção –, ele aposta cada vez mais na expansão desse conceito no Brasil. “O que se passa no âmbito dos projetos nada mais é do que um termômetro do cenário que vem se desenhando para médio e longo prazo. E, desde o ano passado, nossa equipe tem trabalhado fortemente para os nossos clientes que estão investindo nesse perfil de ocupação que se perfaz como pedacinhos da cidade por todo Brasil”, afirma Jayme.

A definição de town center mergulha na ideia de propiciar uma infraestrutura para receber todo tipo de público não apenas como um local devotado para compras, mas para envolvê-lo com o prazer de estar no local, provocando uma conexão com o consumidor | Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri

Algo a mais que os shoppings centers

Atualmente, os shoppings centers já não são tão atrativos como antes e um dos principais motivos é a mudança robusta nos hábitos dos consumidores. Com a tecnologia cada vez mais avançada facilitando a compra de produtos, muitas pessoas não consideram mais como motivação o ato de deslocarem-se até uma loja física para adquirir o produto desejado. “Sem dúvidas, esse cenário demonstra que o brasileiro precisa de um estímulo a mais para sair e fazer suas compras em um comportamento mais perto da rua tradicional”, analisa o arquiteto.

De acordo com ele, a configuração antiga de um shopping center pouco estimula novas atividades como serviços e variação entre paisagem, por exemplo.

No contraponto, os town centers ofertam muito mais que corredores repletos de vitrines. Com uma visão que abrange muito mais que o consumo, possibilita aos frequentadores a oportunidade de passear ao ar livre, usufruindo a infraestrutura do local. Essa inovação atrai os consumidores em um sistema indireto, pois não existe a ‘obrigatoriamente’ da compra, fazendo com que o cliente se sinta livre para frequentar o centro comercial sem o compromisso de levar algum produto na sacola. Este hábito reflete as ruas da cidade, que se abre para todos e produz um espaço mais rico e diversificado.

Sempre de forma estratégica, os town centers seguem o crescimento do bairro e da cidade, sem a necessidade de um investimento desenfreado | Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri

Serviços disponibilizados no conceito de town center

Ao mesclar lojas e espaços de lazer ao ar livre, este tipo de empreendimento conta com outros serviços igualmente essenciais para a população como restaurantes, padarias, centros médicos, farmácias, postos de gasolina, instituições educacionais e serviços públicos. Todo esse hub comunitário é erguido dentro de uma visão organizada e muito bem planejada para que o consumidor e sua família possam apreciar essas conveniências da melhor forma possível. Junto a isso, a empresa administradora do town center promove harmonia e controle de qualidade para que todos os locatários disponham de sinergia e disponibilizem excelência nos serviços e produtos comercializados.

Alinhado com a infraestrutura concedida para as lojas que ocupam os espaços, os preços dos aluguéis se configuram como um relevante custo-benefício para o empresário que pretende estabelecer o seu negócio alocado nos town centers. “Para o lojista ou investidor que queira alugar estabelecimentos neste ponto, o valor do condomínio é um ponto positivo, haja vista é extremamente inferior àquele cobrado por um shopping center. E, nesse cenário econômico enfrentado por todo mundo, incluindo o Brasil, sem sombra de dúvidas ajuda, e muito, na sobrevivência e na permanência dos pequenos comércios”, reforça Jayme.

Benefícios para as cidades

Com a ideia de criar um mini bairro, os town centers colaboram para o desenvolvimento das cidades. Em muitos municípios, a população não pode usufruir de uma infraestrutura adequada para viver com mais conforto e segurança, porém com a compra de lotes através da iniciativa privada, é efetuada uma reforma com vistas para a melhoria de ruas e calçadas, a inserção de vegetação, instalação de bancos e avisos de pôsteres, cobertura para abrigar todos os pedestres e sinal de wi-fi. Com isso, o bairro onde o empreendimento está inserido passa a ser mais valorizado e uma boa parte dos munícipes começam a visitar a área para consumir e passear.

Na visão experiente do arquiteto, os serviços básicos de uma sociedade são insuficientes em muitos bairros, deixando a população carente de segurança, lazer e bem-estar no dia a dia. Posto isso, acontece uma migração dos moradores que buscam efetuar suas atividades em outros distritos. “Infelizmente, o investimento público e a segurança não conseguem acompanhar o crescimento dos bairros. Os town centers oferecem estrutura que a população merece”, acrescenta.

Da iniciativa privada, esse tipo de empreendimento beneficia os bairros, pois junto com as lojas também investe em urbanização e segurança | Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri

Infraestrutura e urbanização

Acompanhando o crescimento das cidades, a urbanização dos town centers acontece de forma pontual e surge alinhada com as demandas de estímulos, não havendo a necessidade de se construir um grande volume de forma antecipada e desenfreada. Portanto, toda infraestrutura para o funcionamento é projetada de forma gradual, englobando desde as vagas para estacionamento, docas para abastecimento e descarte e a interligação com a malha pública de transportes. “O modelo de town center permite a harmonia das residências e corporativos e se interliga perfeitamente com a malha viária e seus bairros vizinhos”, comenta Jayme.

A sustentabilidade é outra questão muito presente nos town centers, pois pensando no bem-estar do consumidor, o projeto pode incluir parques, praças e propostas pautadas na conexão com o natural bem no meio da cidade | Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri

Sustentabilidade

Pensando nas sensações de felicidade e satisfação de quem frequenta o modelo de empreendimento comercial, a estrutura do local traz a natureza consigo para que a arquitetura se revele ainda mais deleitável ao seu visitante.

Assim, a concepção do projeto abrange vistosas praças e parques arborizados e propícios para atividades ao ar livre e sistema de climatização natural que encontra um equilíbrio na temperatura – seja a região mais quente ou chuvosa, o controle de sombreamento e ventilação natural oportunizam condições plenas para que sempre funcione com conforto em um nível superior. “Este é um modelo é comprovado e consolidado em áreas desérticas como os países do Oriente Médio, e cidades americanas como Las Vegas, dentre outras”, ressalta.

Segundo o arquiteto, os town centers são um exemplo ímpar de como a iniciativa privada pode trazer boas soluções para as cidades, além de fornecerem um ótimo recurso de investimento para lojistas e comerciantes que queiram se estabelecer com custos mais baixos dentro de um cenário que projeta uma mini cidade ideal.

Com sistema de câmeras de monitoramento e segurança reforçada, a população se sente mais segura para fazer as compras e passear | Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri

Sobre o arquiteto Jayme Lago Mestieri

Jayme vem trabalhando há mais de 15 anos no desenvolvimento de projetos sob medida para espaços multiusos, de varejo, hospitality, shoppings centers, restaurantes, hospitais e inúmeras obras públicas, como expansão de aeroportos, terminais de ônibus, metrôs, BRT e a Feira da Madrugada em São Paulo. Atuando de norte a sul do Brasil, o escritório, que leva o seu nome, é formado por equipes multidisciplinares, onde temos uma carteira com mais de 60 retrofits, 70 novos shoppings e centros comerciais projetados e entregues. Atualmente, são mais de 650 mil m² em obras (sem contar as executadas) e esses números só são possíveis com o empenho e dedicação de cada um da equipe e a participação muito próxima dos clientes, permitindo que a gente consiga entregar mais do que sonhos, mas projetos que contribuem para a melhoria das cidades e o bem-viver de cada um.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar