Brasil,

Arte Conta Histórias do Café: Nespresso e Art Of Love Se Unem Em Exposição Urbana a Céu Aberto em São Paulo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Maksoud
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pioneira em cafés de alta qualidade sustentável, celebra 15 anos de Brasil e conta sua história por meio de 8 intervenções urbanas pintadas por jovens artistas brasileiros contemporâneos

Valores compartilhados com todo o cuidado | A Nespresso acredita que a produção de café de alta qualidade sustentável pode ser uma arte, um catalisador para uma mudança positiva se o cuidado estiver em cada detalhe. É com esse pensamento que a marca se une ao projeto Art of Love, um movimento artístico e social, que, por meio de novos talentos que despontam no cenário artístico brasileiro, retratará histórias verdadeiras envolvendo todos os tipos de amor. A iniciativa, que será exposta na cidade de São Paulo a partir deste mêso, dá continuidade às celebrações de 15 anos de operação no Brasil e homenageia os principais personagens de sua cadeia, que garantem um café de qualidade sustentável.

Por meio de 8 intervenções urbanas, em formato de corações, a Nespresso compartilha com o público um pouco dos 15 anos da história da companhia no país, que começa no campo, por meio da produção sustentável do café, passando pela xícara, com personagens que ajudam a dar vida a essa história, e voltando ao campo, por meio da economia circular, reciclagem e compromisso com o meio ambiente.

"Na Nespresso, acreditamos que a produção de café de alta qualidade sustentável pode ser uma arte, um catalisador para uma mudança positiva se o cuidado estiver em cada detalhe. E foi por acreditar no papel transformador da arte que nos juntamos a essa corrente do bem, proposta pelo projeto Art of Love. Além de conhecer 8 incríveis histórias da Nespresso, o público terá a oportunidade de conhecer nosso profundo cuidado humano e sustentável por trás de cada xícara", contextualiza Monica Lopes, Diretora de Marketing da Nespresso no Brasil. A iniciativa se conecta à campanha global "Com Todo o Cuidado", que busca evidenciar as ações da marca em todo o ciclo de vida do café e do alumínio, com um olhar cuidadoso sobre as pessoas que protagonizam essa história no campo e também com o próprio meio ambiente.

O Art of Love entra como parceiro chave nessa história, demonstrando o conceito de amor que a exposição propõe. "Arte e café combinam muito! Além de ser uma das paixões nacionais - e produto que dá visibilidade ao Brasil no mundo todo -, o café acompanha os artistas ao pintarem suas obras, une os familiares e amigos na mesa de casa e torna-se ponto de encontro entre amigos que não se viram durante a pandemia. Nas ruas de São Paulo, temos certeza de que será um sucesso absoluto!", diz Carolina Barreto, sócia da Artery, organizadora da ação.

Ao fim da exposição, os valores arrecadados no leilão das obras serão doados para instituições parceiras da Nespresso, que ajudam a construir a história de 15 anos no Brasil: SOS Mata Atlântica, parceira do Nespresso Arboriza, que prevê a restauração 277 hectares da floresta de Mata Atlântica; Cooperapas, cooperativa de agricultores participantes do programa Nespresso Hortas, que recebem a borra de café proveniente da reciclagem de cápsulas para utilização no solo; e Recifavela, parceira da Nespresso na coleta de cápsulas em cooperativas de reciclagem. Além disso, a Nespresso neutralizará, por meio da Eccaplan, a emissão dos gases de todas as latinhas de spray utilizadas nas pinturas.

A HISTÓRIA DO CAFÉ DO CAMPO À XÍCARA EM 8 OBRAS

Para contar um pouco mais sobre o profundo cuidado humano que a Nespresso tem com todos que colaboram na jornada de entregar um café da mais alta qualidade sustentável, a companhia escolheu 8 artistas para retratarem as homenagens a todos envolvidos na cadeia do café. Cada um dos corações traz uma parte do que é a Nespresso: o produtor de café, a inovação, os colaboradores, os agrônomos, os clientes, o café, a economia circular e o meio ambiente. Conheça a seguir cada uma das histórias por meio da arte:

Cultivando Alegria

Assinada pelo artista Guilherme Craveiro (@guicraveiro), natural de São Paulo, a obra Cultivando Alegria homenageia o Meio Ambiente. Por meio de inspiração na street art, o artista transita por diversas técnicas do grafite como spray, tinta acrílica e stencil, fazendo escolha das cores vibrantes para dar vida a sua obra. A arte representa a jornada do café, desde a colheita, passando por um singelo brinde carinhoso, até seu destino final na reciclagem. A paisagem ao fundo retrata nosso bioma que dá origem a todo o ciclo, desde as fazendas produtoras de cafés Nespresso até os mananciais de água, todos fundamentais para as nossas vidas. A obra ficará exposta na Rua Oscar Freire x Rua Bela Cintra - Jardins.

Café é Amor

Assinada pelo artista Bruno Badaró (@brunobadaro_art), a obra é uma homenagem aos produtores de café Nespresso. Inspirada em novos ciclos que se iniciam todos os dias com o cheiro de café pela manhã, Café é Amor é a síntese do ciclo produtivo por meio da imagem do grão. O plantio, a florada tão esperada, a colheita dos grãos vermelhos e maduros... até chegar ao grão verde. A obra ficará exposta na Praça Vila Boim, 44 - Higienópolis.

Universo Agrônomo

Assinada pelo artista Antônio Mosko (@antoniomosko), a obra representa os agrônomos que acompanham no campo a sustentabilidade e a produção do café. Com a inspiração em uma de suas séries, Nebulosas, Mosko apresenta um tema lúdico ilustrado por seu personagem, que navega em uma xícara revelando um universo com estrelas de grãos de café produzidas em acrílica e spray. Mostrando que podemos cultivar as mais diversas ideias acompanhado de um bom café, Universo Agrônomo é uma homenagem à agronomia, ciência vital para produzir seu café Nespresso de qualidade sustentável. Cuidar do café é realmente cuidar quando se tem pessoas ao seu lado. A obra ficará exposta na Rua dos Pinheiros, 870 - Pinheiros.

Sinergia

Assinada pela artista Bianca Mazzu (@biancamazzu), a obra representa a comunidade Nespresso, os mais de 600 colaboradores no Brasil, que trabalham diariamente em diversas frentes (Boutiques, SAC, administrativo, entre outros) para oferecer uma experiência completa ao consumidor. A obra foi inspirada nas diferentes expressões e formas de relacionamento dos colaboradores Nespresso, mostrando que, como em um quebra cabeça dinâmico, todos se unem e são parte de algo maior: oferecer momentos especiais para os amantes do café de qualidade. As formas e elementos utilizados na obra representam, além do café, a colaboração entre todos que fazem parte da comunidade Nespresso em suas mais variadas áreas, sempre levando o melhor de si, e complementando uns aos outros na busca da excelência do produto. Sinergia ficará exposta na Praça Nossa Senhora Aparecida - Moema.

Florada

Assinada pela artista Eloisa Remedio (@eloisa_remedio), a obra é uma homenagem ao consumidor e a todos os envolvidos no processo da produção do café. Usou como inspiração o percurso do café até nós, com a técnica de pintura acrílica sobre fibra de vidro. Florada é um tributo aos brasileiros e sua relação com o café. É cultura que se bebe, e cada um tem seu jeito mais carinhoso de tomá-la. A obra ficará exposta na Av. das Nações Unidas, 17007 - Várzea de Baixo.

Café do bem

Assinada pela artista Fernanda Segolin (@vireialmofada), a obra representa a economia circular, modelo econômico necessário para respeitarmos o planeta e termos consciência de sua fonte finita de recursos. Mais do que nunca, o futuro sustentável já faz parte do presente. Retratando a pausa para um cafezinho, momento de paz em meio a correria do dia a dia que pode significar um momento de troca com pessoas queridas, um pequeno espaço de tempo para olhar para dentro, respirar ou até mesmo sonhar, Café do Bem traz uma profunda conexão com o nosso planeta, sentindo e entendendo as suas necessidades, é o que está por trás de cada xícara de café Nespresso que você aproveita. A obra ficará exposta no Largo Nossa Sra. do Bom Parto - Vila Gomes Cardim.

Ubuntu

Assinada pelo artista Danilo Yamamoto (@daniloyamamoto), a obra homenageia a inovação. A revolução na Nespresso aconteceu de forma simples, no campo. As maiores transformações nem sempre são tecnológicas, estão envoltas ao profundo cuidado com o campo e com o meio ambiente que resulta em um café de alta qualidade sustentável desde 1986. Inovar e sempre ir além, ter sustentabilidade no DNA, inspirar seu dia a dia com novos momentos, sabores e propósitos. Inspirada nas histórias dos agricultores tradicionais, Jesca Kagai do Zimbábue e Joseph Kirimbwa de Uganda, onde o Programa Nespresso AAA de Qualidade™ colaborou no desenvolvimento de suas fazendas, Ubuntu retrata que por trás de cada xícara de Nespresso, surgiu uma simples ideia para revolucionar o mundo dos cafés: levar até a sua casa um café de qualidade, como as xícaras de cafeterias profissionais. A obra ficará exposta na Av. Paulista, 52 - Cerqueira César.

Amálgama dos Sentidos

Assinada pela artista Thuany Kohlbach (@thuany_kohlbach), a obra homenageia um patrimônio cultural do país: o café. De um grão podem surgir diferentes sensações e sentimentos que tocam o coração, entre diferentes torras e notas cítricas, sabores aveludados ou apimentados, um bom café te leva a experiências sinestésicas. Por meio do pássaro entre mãos, Amálgama dos Sentidos simboliza a importância do grão, produto in natura que resulta no café, uma paixão presente na casa de todos os brasileiros. Os grãos brasileiros de alta qualidade sustentável estão presentes nos cafés Nespresso. A obra ficará exposta no Parque do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana.

As esculturas de dois metros em formato de coração ficarão expostas em uma amostra a céu aberto, durante todo o mês de setembro em 8 pontos da cidade de São Paulo. Após a exposição, durante o mês de outubro, as obras seguirão para os shoppings parceiros do Art of Love, como o Pátio Paulista e o Anália Franco.

Sobre as Ações Sustentáveis da Nespresso

Ações no Campo - Regenerativo

Todas as xícaras de café Nespresso serão neutras em carbono até 2022. A marca vai atingir neutralidade em emissões de carbono por meio de iniciativas como uso sustentável de energia na cadeia de valor, aumento da circularidade dos produtos e embalagens, insetting com plantio de árvores nas fazendas das quais a Nespresso adquire café e arredores e offsetting, com suporte e investimento em projetos de compensação de carbono de alta qualidade.

Hoje, 100% das fazendas fornecedoras para Nespresso no Brasil fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™️, desenvolvido em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e também contribuindo para sua qualidade de vida. Atualmente, mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países participam e são auxiliados por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.

Com o objetivo de restaurar 277 hectares da floresta de Mata Atlântica, a Nespresso se uniu com a Fundação SOS Mata Atlântica em uma parceria que pretende revitalizar a região da bacia do Rio Pardo, em São Paulo. A Nespresso já investiu US﹩ 170 mil na iniciativa, que resultou no plantio de 70 mil árvores de mais de 60 espécies nativas, em 30 hectares. A ação criará corredores ecológicos, recuperando a mata na margem de rios e nascentes. Fazendas de café com espécies nativas também farão parte da restauração. A previsão é chegar a quase 700 mil árvores plantadas, além do cuidado, restauração e proteção de 154 nascentes.

Economia Circular - Reciclagem

A Nespresso investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas a reciclagem, e o programa de reciclagem da marca completa 10 anos em 2021. As cápsulas usadas são encaminhadas ao Centro de Reciclagem da marca, que fica em Osasco, região metropolitana de São Paulo, para separação mecânica da borra de café e do alumínio sem a utilização de água.

Todas as cápsulas de café Nespresso são feitas de alumínio, material reciclável, que protege cuidadosamente o frescor, a qualidade e o sabor dos cafés por mais tempo. A expectativa é que, em menos de 2 anos, todas as cápsulas da linha Original serão feitas com 80% de alumínio reciclado e da linha Vertuo, 85%.

Hoje 100% dos consumidores tem acesso a uma alternativa para coleta cápsulas usadas, sem custo e em qualquer lugar do Brasil. A marca conta com mais de 200 pontos de coleta de cápsulas espalhados pelo Brasil e a solução de logística reversa Entrega Verde em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Quem não está próximo dos pontos de coleta, ainda pode enviar as cápsulas gratuitamente pelos Correios, solicitando uma "Autorização de Postagem" no site https://www.nespresso.com/reciclagem.

Sobre a Nespresso

A Nespresso é pioneira em café em porções individuais da mais alta qualidade sustentável. No Brasil desde 2006, conta com 33 Boutiques e cerca de 700 colaboradores nas principais cidades do país. A linha doméstica da marca oferece 29 variedades de cafés, além de máquinas e acessórios para uma experiência completa. Já a linha Nespresso Profissional apresenta 15 cafés e máquinas adequadas para estabelecimentos de alta rotatividade, como hotéis, restaurantes e empresas. Por meio do compromisso The Positive Cup™, a Nespresso atua na gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 200 pontos de coleta. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site no site www.nespresso.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar