Brasil,

Gestora Fuse Capital adota modelo de blockchain em processos de investimento em startups

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristiane Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Iniciativa tem como objetivo oferecer transparência a seus investidores e, mais do que isso, dar consistência a suas teses

Depois de lançar a primeira criptomoeda voltada exclusivamente para o investimento em startups com alto potencial de crescimento, a gestora carioca Fuse Capital inova mais uma vez. A empresa tem utilizado a tecnologia blockchain para registrar todas as etapas de seus investimentos, tornando todos os dados produzidos ao longo desse processo auditáveis e transparentes a seus investidores.

A iniciativa é inspirada no modelo de gerenciamento conhecido pelo mercado por DAO, sigla para Decentralized Autonomous Organization -- ou Organização Autônoma Descentralizada, em português. Trata-se de um padrão bastante difundido na comunidade de criptomoedas e que consiste basicamente em uma estrutura cujas regras são especificadas por contratos inteligentes, previamente programados, executados e validados por blockchain.

Com isso, todos os estágios que compõem o processo de seleção e investimento de uma startup, da escolha de determinadas empresas para avaliação ao encaminhamento de uma diligência prévia, tal como o voto de cada um dos gestores pelo aporte ou não em determinada empresa, serão registrados em um blockchain público, acessível por chaves privadas às quais terão acesso não apenas o comitê de investimento, mas também os investidores. Até então, esse montante de informações era guardado em um banco de dados próprio centralizado da gestora.

"Ao gravar cada um de nossos passos em blockchain, permitimos que todos os nossos processos ligados à decisão por um investimento ou não em determinada startup sejam rastreados. São dados que passam a compor um histórico imutável ao alcance do investidor, fortalecendo ainda mais o compromisso pela transparência que temos com ele", afirma João Zecchin, cofundador da Fuse. "Ao adotar esse modelo e deixarmos claro as razões pelas quais optamos por um caminho e não outro, naturalmente engajamos o investidor, trazendo-o para a discussão de nossas teses", completa.

Para além da transparência, a DAO permitirá maior consistência nas decisões tomadas pelo comitê, uma vez que todas as discussões e pensamentos levantados por cada um dos membros em torno das análises realizadas estarão a um clique de distância, devidamente registrados. "Isso nos obriga ainda a seguirmos à risca todos os processos, assegurando um alto grau de confiabilidade", reforça João.

Ao longo de 2020, a Fuse Capital analisou mais de 600 startups. Atualmente, a empresa possui em seu portfólio a gestora de criptomoedas Hashdex, a healthtech W.Dental, a plataforma de comunicação para pequenas e médias empresas, PinkApp, e as startups de inteligência artificial AIO e Fligoo -- todas brasileiras. A Fuse também é investidora da fintech Vexi, sediada na Cidade do México, e que atua no segmento de crédito. Em 2021, a gestora prevê a análise de cerca de 1000 startups.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar