Brasil,

Projeto social da ONG Cruzando Histórias em parceria com Amdocs recoloca 42% das participantes no mercado de tecnologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cruzando Histórias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Além de aulas de habilidades e empregabilidade, o programa teve foco em apoio e acolhimento psicológico para mulheres com formação e/ou experiência em TI

Apesar da crescente participação feminina no setor de tecnologia, a área ainda é marcada pela desigualdade de gênero. Segundo o INEP, o número de mulheres que se formam em Computação ou Engenharia cresceu 125% de 2010 a 2017. Mas, para cada dez pessoas que se formam em um curso superior da área, apenas duas são mulheres.

“O mercado já tem notado essa mudança no interesse das mulheres pela TI, contudo ainda encontramos desafios na inserção delas neste segmento”, diz Misia Meyknecht, líder do time de Aquisição de Talentos da Amdocs, empresa do ramo de tecnologia. “Em parceria com a ONG Cruzando Histórias, nos propusemos a ajudar no estabelecimento de um plano de regresso ao trabalho às profissionais que tenham interrompido a carreira, por motivos diversos”. O projeto ‘Back to Work’, totalmente gratuito, teve como objetivo promover uma reciclagem para mulheres com experiência e/ou formação em tecnologia, e que estivessem fora do mercado de trabalho há mais de um ano.

“O mercado de tecnologia está superaquecido, mas as mulheres ainda encontram dificuldades para acessá-lo. Os cursos que aparecem por aí são focados em habilidade técnicas, e aqui na CH acreditamos que é necessário também desenvolver a autoconfiança da mulher. Ficamos empolgadas quando sentimos que a Amdocs estava alinhada com a nossa visão sobre fortalecimento emocional. E então demos as mãos e, juntas, executamos esse projeto potente!” explica Bia Diniz, presidente e fundadora da Cruzando Histórias.

A jornada proposta pelo programa incluiu workshop de empregabilidade online, seguido por uma etapa de acolhimento psicológico e mentoria de carreira. Contando ainda com curso de reciclagem em habilidades-chave para profissionais de TI oferecido pelo time de especialistas da Amdocs, além de workshops com a equipe de recrutamento da empresa. Ao final, o perfil profissional de todas as mulheres será disponibilizado numa ‘Vitrine de Talentos’, para que as empresas parceiras da Organização possam oferecer vagas e novas oportunidades às profissionais.

A primeira turma foi finalizada em agosto e teve resultados positivos, com 42% das participantes recolocadas no mercado de trabalho. “O projeto foi um divisor de águas para mim, pois me fez ter outras perspectivas e mudar o julgamento que eu tinha sobre minha trajetória. O projeto como um todo me encorajou a me candidatar para vagas e conseguir uma oportunidade na área”, conta a analista de sistema Aretha Martins, que conseguiu uma vaga ainda em julho.

“Sabemos a importância de um apoio e suporte em um processo de busca. Segurança para participação em processo de seleção, clareza sobre a habilidade, automotivação e autorrealização e fortalecimento da autoconfiança são as melhores ferramentas que uma mulher pode ter para poder encarar uma nova jornada”, afirma a recrutadora da Amdocs, que ofereceu treinamentos de elaboração de currículo, perfil do Linkedin e entrevistas online. “Espero que daqui a algum tempo não falemos desses desafios de inserção, mas sim de como essas mulheres transformaram o mercado de tecnologia”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar