Brasil,

Os adesivos estão onde você jamais pensou. Veja aplicações curiosas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Bullara
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Os adesivos estão onde você jamais pensou. Veja aplicações curiosas

Soluções adesivas estão no tênis, livro e até no celular e permitem maior durabilidade e aproveitamento de vários objetos

Que os adesivos contribuem para a fixação de objetos em diferentes superfícies isso não é novidade. O que poucos sabem é que as soluções adesivas estão em diversos cantos de casa sem que a gente perceba, ajudando, e muito, o nosso dia a dia.

Os adesivos estão no quarto, cozinha, banheiro e por toda a casa. Você seria capaz de identificá-los dentro do seu lar?

Líder mundial em adesivos de alta performance, a Henkel apresenta algumas aplicações curiosas dos adesivos no ambiente doméstico e o quanto eles nos beneficiam. Confira:

No quarto

Colchão

Agradeça aos adesivos por ter boas horas de sono em um colchão confortável. Dormir em um colchão sem adesivo seria uma experiência pouco agradável, afinal o colchão seria duro e incapaz de oferecer o bom funcionamento de molas e espumas, por exemplo.

O adesivo proporciona a junção de vários tipos de espuma com densidades diferentes, aumentando o conforto. Além disso, os adesivos servem para a colagem de molas ensacadas, tampo (aquele tecido macio que reveste o colchão), entre outras peças. Deu para ver o tamanho da importância dessas soluções?

"Ao ser aplicado no colchão, o adesivo penetra na espuma e ancora na porosidade dos substratos. Depois do seu resfriamento, proporciona a força de adesão necessária para a peça. O adesivo utilizado nos colchões é um adesivo termoplástico do tipo hotmelt", explica Michelle Tenchella, Gerente do Departamento Técnico da Henkel para Adesivos Industriais na América Latina.

A solução adesiva também ajuda no bolso. Os colchões seriam menos duráveis se não tivessem os adesivos, pois haveria maior desgaste das peças. As trocas de colchão seriam mais recorrentes.

No banheiro

Embalagem de creme dental

Lembra quando as embalagens de creme dental eram de encaixe? Agora, para abrir essas embalagens é necessário romper o adesivo. Eis o motivo da mudança: impedir violações no interior do cartucho.

Quando não havia nenhum tipo de selagem, era comum as embalagens chegarem ao mercado com o produto trocado dentro da caixinha de pasta de dente ou mesmo sem o produto.

"O adesivo impossibilita a abertura da caixinha sem o seu rompimento até que o consumidor final adquira o produto. O comprador garante um produto com procedência. Já para a empresa fabricante, o adesivo garante que o produto seja disponibilizado ao consumidor final sem riscos de extravio ao longo da cadeia produtiva e logística", destacou Michelle Tenchella.

Na cozinha

Rótulo de cerveja

Cabe ao adesivo a responsabilidade de unir o rótulo à garrafa de cerveja. A selagem tem de estar lá, firme e forte, mantendo o rótulo fixo na garrafa, independentemente de umidade, altas variações de temperatura (principalmente baixa temperatura), conservação e período de uso do vasilhame.

E se não tivesse adesivo, como seria o rótulo da garrafa? A verdade é que sem adesivos não haveria rótulos em garrafas.

Seria necessária a aplicação de uma arte impressa diretamente na garrafa. A impressão diretamente na garrafa seria péssima do ponto de vista sustentável, pois o reaproveitamento de vasilhames seria muito menor.

A impressão feita na garrafa impediria o uso de uma garrafa universal para diversas marcas, por exemplo. Além disso, qualquer desgaste na arte comprometeria a reutilização da garrafa.

Barra de chocolate

Quem nunca usou pregador para fechar a embalagem de barra de chocolate ou quem nunca deixou o chocolate na geladeira para conservá-lo? A introdução dos adesivos para o fechamento das embalagens ocorreu justamente para aumentar a validade desses produtos. E o mais importante: o gosto do chocolate foi mantido!

Essa tecnologia de adesivagem apresenta processo de laminação, que forma barreiras que impedem a entrada de luz, vapor de água e oxigênio, garantindo assim as características originais dos produtos por um período maior.

A modernização do processo de fechamento das embalagens de chocolate permitiu o aumento do período do produto sem ter sua integridade prejudicada.

O tempo de validade varia conforme o produto, mas a tecnologia de embalagens flexíveis aumentou a validade da barra de chocolate. Com isso, não é mais necessário pregador, clipes e outros acessórios usados para fechar a embalagem.

"A utilização de embalagens flexíveis para chocolates proporcionou incremento significativo no shelf life [validade] dos produtos. Isso porque foi possível a utilização de tecnologias de adesivos de laminação e também a tecnologia de adesivos Cold Seal, que proporciona uma selagem hermética das embalagens mesmo em linhas de empacotamento de alta velocidade", comentou a profissional da Henkel.

Pela casa

Tênis

A gente espera que um tênis nos dê conforto, que seja leve e duradouro. Sem adesivo seria praticamente impossível reunir esses atributos.

Os avanços tecnológicos para o setor de calçados dependem dessas soluções adesivas, afinal diversas partes da estrutura do tênis contam com adesivos, que atuam diretamente em áreas ligadas a conforto, aquecimento, resistência, entre outras.

Para você ver como o adesivo é essencial no tênis. Existe um adesivo, do tipo PUR (à base de poliuretano), que ajuda a reduzir a quantidade de adesivos no tênis!

Além de proporcionar a diminuição da quantidade de adesivo aplicada, os adesivos PUR permitem que a aplicação seja feita apenas em um substrato. Isso reduz em até 70% o peso de adesivos no tênis.

"Os adesivos PUR oferecem maior resistência ao calor e a solventes, além de força de adesão superior, o que aumenta a vida útil e a resistência do calçado", disse Michelle Tenchella.

Celular

Os adesivos ajudam os celulares a serem mais fortes contra quedas ou impactos. A adesivagem é aplicada em componentes para conexão com placas de circuito interno do celular. Essa fixação evita a fratura das junções de solda em caso de queda dos aparelhos.

Além disso, os adesivos contribuem para o perfeito funcionamento do sistema interno do aparelho. No Brasil, existem soluções adesivas específicas para celulares, caso do Loctite 3808, Loctite 3810, Loctite 3820 e Loctite 3915.

Livro

A aplicação de adesivo é feita na lombada do livro, na parte onde fica a costura das folhas, no lado oposto ao corte dianteiro. O adesivo permite unir as folhas na lateral do livro, aliando flexibilidade e resistência no manuseio das folhas. Os adesivos utilizados em lombadas de livro possuem a terminologia PUR, que são poliuretanos reativos, ou seja, sua cura se dá por meio de uma reação com a umidade do ar atmosférico, curando e promovendo a adesão do material.

A introdução de adesivo na fabricação de livros permitiu que a produção se tornasse mais automatizada, com mais qualidade e maior tiragem, tornando os livros muito mais resistentes ao longo do tempo. Sem o adesivo, ainda teríamos um processo mais manual, como ocorre com materiais que são espiralados.

Sobre a Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio diversificado e bem balanceado. A companhia mantém posições de liderança com suas três unidades de negócio, tanto em mercados industriais como de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos - em todos os segmentos industriais no mundo todo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel mantém posições de liderança em muitos mercados e categorias ao redor do mundo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 53.000 pessoas globalmente - uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura organizacional, um propósito comum de criar valor sustentável e valores compartilhados. Como líder reconhecido em sustentabilidade, a Henkel mantém posições de liderança em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação, por favor visite www.henkel.com .

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 65 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar