Brasil,

A inovação como cultura faz da MRV uma construtech

Maior construtora da América Latina fomenta iniciativas dentro e fora dos limites da organização, com ações que vão desde conexões com o ecossistema de inovação, até programas de ideias entre os colaboradores, estimulando o intraempreendedorismo

O Gmail, da Google, os Post-its, da 3M, o botão “curtir”, do Faebook e o Playstation, da Sony: você sabe o que essas tecnologias e soluções tem em comum? A sua origem. Todas essas ideias surgiram de colaboradores das respectivas empresas e ajudaram a melhorar processos, produtos e, até mesmo, os negócios das organizações. Essa habilidade em levar ideias e inovações para a empresa em que trabalha é denominado de intraempreendedorismo. Apesar do conceito não ser novo, ainda é pouco estimulado no país.

Segundo pesquisa realizada em 50 nações, entre 2019 e 2020, pela Global Entrepreneurship Research Association, concluiu-se que 16 desses países, incluído o Brasil, menos de 1% dos adultos ocupados atuam como intraempreendedores. Índice bem pequeno se comparado ao do Chile, com 3,6%, o mais bem colocado da América Latina. Na contramão desse percentual, a MRV vem há alguns anos incentivando o intraempreendedorismo entre seus colaboradores e a cultura de inovação dentro e fora de seus canteiros.

Hoje mais de 450 funcionários estão envolvidos com algum projeto dentro do programa de ideias Inova MRV. Por meio da plataforma AEVO Innovate os grupos de quatro a seis colaboradores de diferentes departamentos podem inscrever suas ideias nos desafios temáticos, que visam solucionar questões existentes dentro da empresa. A construtora, a maior da América Latina, disponibiliza a essas pessoas quatro horas semanais para se dedicarem ao desenvolvimento de suas ideias. Atualmente o desafio tem como objetivo a eficiência operacional e são bem-vindas as ideias com potencial de industrializar a construção civil, otimizar tempo, minimizar etapas, reduzir problemas e desperdícios, eliminar processos artesanais e aumentar a produtividade, sem que o produto final perca sua qualidade e durabilidade, garantindo a geração de valor para o cliente.

“Desde o ano 2000 desenvolvemos programa de ideias dentro da companhia. Acreditamos muito no potencial do nosso time e entendemos que os colaboradores são peças fundamentais para trazerem melhorias e soluções para os nossos processos e produtos, pois conhecem o negócio e vivenciam os gargalos existentes. Este tipo de iniciativa incentiva as pessoas a pensarem de forma colaborativa e não linear, ampliando seus horizontes de atuação. Por isso, investimos muito em ações que estimulam essa cultura”, fala Felipe Cardoso Dos Reis, Gestor de Inovação da MRV. Inclusive a empresa possui um LAB dentro de sua sede, espaço para criação e aceleração de projetos, tecnologias e novos negócios, e inaugurou no final do ano passado seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. O primeiro polo da companhia tem como objetivo desenvolver e testar tecnologias, processos, métodos e materiais em conjunto com parceiros. “Isto eleva a MRV a um patamar de uma construtech, pois buscamos desenvolver soluções inovadoras para problemas de nosso mercado, dentro ou fora do canteiro de obras”, completa Reis.

O Inova MRV conta com uma jornada de quatro etapas: envio da ideia, desenvolvimento, pitch e plano de implantação. Com dinâmica de gamificação, todos os grupos selecionados são premiados com ‘MRV Coins’, moedas digitais de caráter simbólico, que podem ser trocados por prêmios disponíveis na plataforma. Os grupos finalistas são reconhecidos com base no retorno financeiro das soluções que desenvolveram e que foram implementadas. Os prêmios, somados, podem chegar a até R$ 1,5 milhão por desafio.

“A empresa conta atualmente com um histórico de mais de 1.600 ideias enviadas, que variam pelo seu nível de complexidade. Temos ideias que vão das mais incrementais até bem disruptivas, das quais muitas viraram cases de sucesso. Entre esses cases estão o formulário ‘Quero um MRV na minha cidade’ no nosso site, para que o consumidor sinalize a intenção em comprar um produtor da MRV em uma região onde a empresa ainda não atua, e a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia elétrica”, exemplifica Reis.

Sobre MRV

Com mais de quatro décadas de mercado, a MRV acumula um histórico robusto de inovações para proporcionar experiências diferenciadas para seus clientes, se posicionando na vanguarda da indústria nacional. A empresa é a primeira Construtech de grande porte do mercado brasileiro. Seu processo de transformação digital vem consolidando a companhia na chamada indústria 4.0. Com foco principal no cliente, todo o investimento em inovação tem como finalidade proporcionar uma experiência diferenciada para esse público que conta com uma base de mais de 500 mil famílias. A MRV é profunda conhecedora de seus consumidores, seus hábitos de consumo e saúde financeira destas milhares de pessoas. Com foco na evolução constante de seus processos, a MRV é a primeira empresa de seu setor a desenvolver e colocar em funcionamento uma plataforma de vendas, que possibilita seus clientes realizarem todo o processo de compra de um imóvel digitalmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo