Huawei e parceiros lançam projeto baseado na nuvem para salvar a raposa de Darwin
Com menos de mil exemplares na natureza, mamífero pode ser preservado graças à sistema de monitoramento acústico
A Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tem como missão tornar o mundo totalmente inteligente e conectado, inclusive para a preservação do meio ambiente e espécies ameaçadas. Este é o caso da raposa de Darwin, nativa do Chile.
O projeto de conservação "Guardiões da Floresta" foi lançado no último dia 17 de agosto para ajudar a salvar o mamífero da extinção. Alimentado por tecnologias de rede e nuvem, o "Guardiões da Floresta" visa proteger a raposa de Darwin na cordilheira Nahuelbuta e posteriormente na Ilha de Chiloe. Acredita-se que menos de 1.000 raposas ainda existam na natureza.
A plataforma Guardian é um sistema de monitoramento acústico que pode acompanhar e identificar diferentes animais por suas chamadas e detectar ameaças como tiros e motosserras, usadas para extração ilegal de madeira.
Na iniciativa TECH4ALL da Huawei, cinco Guardians movidos a energia solar, cobrindo 30 km2, foram instalados em dezembro de 2020 em árvores a uma altura de 10 a 40 metros, onde funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Cada Guardian envia dados de áudio através de uma rede sem fio para a HUAWEI CLOUD, onde são analisados por Inteligência Artificial (IA). Animais específicos e ameaças podem ser identificados para possibilitar pesquisas ou uma resposta quase em tempo real se uma ameaça for detectada, permitindo assim o gerenciamento adaptável do ecossistema.
Como a raposa de Darwin está no meio da cadeia alimentar e tem alto valor de conservação, impactando muitas outras espécies. "O status populacional da raposa de Darwin é um indicador da saúde de todo o ecossistema de Nahuelbuta", explica Bernardo Reyes, diretor da entidade Ética de Los Bosques. "É uma 'espécie guarda-chuva' da condição de toda a rede de mamíferos associados que vivem naquele espaço, como o pudu, o puma e o gambá."
O projeto reúne o Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência do Meio Ambiente do Chile, a Ética de los Bosques, a ONG Rainforest Connection e a Huawei.
"O Chile é hoje um dos nove países do mundo a ter um sistema de monitoramento bioacústico sob a iniciativa TECH4ALL para proteger a fauna e os ecossistemas nativos, permitindo assim a proteção efetiva de nossos enormes recursos naturais", disse Carolina Schmidt, Ministra do Meio Ambiente do Chile.
A Rainforest Connection, a Ética de los Bosques e outros parceiros do Chile analisam os dados registrados, que são então disponibilizados a organizações como o Ministério do Meio Ambiente e a Superintendência do Meio Ambiente e uma rede de cientistas e acadêmicos autorizados.
"A iniciativa de inclusão digital de longo prazo da Huawei, a TECH4ALL, está comprometida em usar tecnologia para conservar recursos naturais e mitigar os efeitos das mudanças climáticas", disse Kevin Zhang, CMO de Infraestrutura de ICT da Huawei. "O projeto Nature Guardian, um dos principais projetos TECH4ALL da Huawei, pousou no Chile para proteger a raposa de Darwin, uma espécie icônica, mas em extinção."
Huawei e a ONG Rainforest Connection (RFCX) se uniram em 2019 para proteger a biodiversidade dos ecossistemas ecológicos do mundo por meio de monitoramento de áudio e IA em nuvem. Desde então, os parceiros implantaram sistemas Guardian em florestas tropicais, montanhas e oceanos.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 197 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 23 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário