Brasil,

4 passos para evitar o desperdício na indústria de concreto

4 passos para evitar o desperdício na indústria de concreto

**Por Fátima Gonçalves

O desperdício na construção não é apenas prejudicial ao meio ambiente, mas também afeta as obras, pois reduz os orçamentos e diminui o retorno geral de um projeto. O famoso "pedir mais do que precisamos" é uma constante no setor. Muitas vezes, o planejamento e as listas de materiais são feitos manualmente e às pressas. Os profissionais têm medo de solicitar pouco material para a concretagem e os resíduos criados por “demandar mais por precaução” são aceitos.

Solicitar componentes para formas além do que será utilizado, é outro fator de aumento desnecessário de resíduos na construção. Existem demais práticas que vão além do desperdício de material. A sobreposição de tarefas, o trabalho duplicado e o retrabalho resultam em perda de produtividade e têm um efeito negativo no progresso do projeto, arriscando-o, excedendo o orçamento e atrasando o cronograma.

Um número crescente de empresas de construção está descobrindo que a maioria dos resíduos pode ser reduzida ou eliminada a partir da adoção de um processo construtivo e o uso de ferramentas e informações digitais nos modelos de informações de construção (BIM). Mas, o que isso significa? Quer dizer que todas as fases e negociações são modeladas e conectadas. Os modelos construíveis incluem conteúdo pronto para construção, são acessíveis por meio de formatos abertos e resultam na condução de processos mais inteligentes e simplificados no escritório e no campo.

Indo além da geometria simples, o modelo 3D construível, por exemplo, é rico em dados e contém informações inteligentes e precisas que podem ser usadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

O compartilhamento de modelos de concreto com um projetista de armaduras permite que os empreiteiros se comuniquem e coordenem as complexidades de forma eficiente, resolvam áreas de congestionamento antes do início da construção, garantam que cada pedaço da armadura seja fabricado com o tamanho exato e entregue no local, no prazo adequado e de maneira otimizada. Isso poupa tempo de construção e reduz o desperdício. As listas de materiais podem ser feitas sob demanda, com apenas um clique e visualizadas em 3D para melhor transparência e comunicação. Nesse caso, as quantidades são precisas, consistentes e atualizadas.

Confira essas dicas práticas para eliminar desperdícios e finalizar projetos no tempo adequado, de modo mais sustentável e, claro, mais rentável:

1. Facilitar a colaboração e a comunicação em tempo real

Quebrar barreiras de comunicação e incentivar a colaboração entre as equipes do projeto é fundamental. Estar conectado é a maior defesa contra as ineficiências decorrentes de dados bloqueados em silos. A ativação do acesso compartilhado aos dados entre várias partes interessadas permite que colaborem, revisem e façam alterações em um modelo, juntas, e em tempo real.

2. Fornecer dados mais precisos e limitar o retrabalho

O avanço tecnológico tornou possível e prático, o uso dos modelos construíveis por todos os envolvidos em um projeto, desde a ideia inicial até à finalização. Não é mais necessário que cada disciplina remodele ou duplique o trabalho. A recriação de dados aumenta o risco de erros e resulta no desperdício oculto, que ocorre quando os profissionais da construção duplicam o trabalho realizado por outros membros da equipe.

3. Criar fluxos de trabalho mais eficientes

Com dados construíveis, tarefas extremamente operacionais, manuais de quantificação de materiais e gerenciamento de informações podem ser automatizados. Isso reduz drasticamente os ciclos de trabalho da pré-construção até à concretagem. Esta automação também facilita, dentro do modelo, a acomodação rápida de alterações no projeto.

4. Promover uma melhor comunicação entre o canteiro de obras e o escritório

Tempo é dinheiro e na construção em concreto a eficiência é um dos principais contribuintes para a lucratividade. Modelos construíveis podem reduzir o desperdício ao longo de um projeto, especialmente no campo. O layout em campo é uma tarefa essencial na qual a precisão é uma necessidade. Os erros podem causar retrabalhos, atrasos e um custo significativo.

Medidas de fita, linhas de cordas e prumos podem resultar em formas extraviadas, falta de encaixe, parafusos de ancoragem fora do lugar e outros equívocos dispendiosos. Essas ocorrências podem ser evitadas com a exportação dos dados de pontos exatos de um modelo construível para uma estação. Dessa forma, aumenta-se a produtividade no processo de layout, porque as informações altamente detalhadas no modelo são precisas e verdadeiramente construíveis.

Em suma, é crescente o número de contratados adotando o processo construível porque possibilita otimizar a construção, eliminar o desperdício e obter maior eficiência, previsibilidade e produtividade.

A tecnologia é a melhor aliada para entregar projetos de qualidade e muito mais rentáveis. Pare agora mesmo de desperdiçar tempo e dinheiro. A modernização é uma questão de sobrevivência no setor.

*Fátima Gonçalves é Diretora de Novos Negócios da Trimble, empresa referência em soluções tecnológicas para aumento de produtividade e redução de custos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo