Brasil,

ANCEV apresenta primeiro censo 2021 do setor de coworkings e destaca destaca otimismo e peso dos pequenos e médios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raisa Scandovieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Coworkings e Escritórios Virtuais, o perfil dos clientes mudou com a pandemia, consolidando o hibridismo no formato de trabalho, e o mercado está otimista e com perspectivas de crescimento

A Associação Nacional dos Coworkings e Escritórios Virtuais (ANCEV) acaba de divulgar o primeiro censo 2021 do segmento de coworkings e escritórios compartilhados no Brasil. O Censo ANCEV 2021 apresenta dados referentes aos últimos 12 meses e destacou um universo de 1.647 coworkings localizados nas 100 maiores cidades do país, e a pesquisa descritiva exploratória teve com meta amostral 206 correspondentes.

O relatório inédito, realizado pela Painel Pesquisas e Consultoria, ressalta um setor otimista (quase 50% teve lucro acima ou dentro do esperado) e que não se abalou estruturalmente mesmo diante da pandemia, com 75% dos respondentes mantendo ou ampliando investimentos em infraestrutura e serviços no último ano, por entender o potencial de crescimento existente.

O que houve foi uma aceleração de tendências e adaptação do mercado para oferecer novos serviços e atender diferentes perfis de clientes. Dos escritórios consultados, quase 30% afirmaram que pelo menos metade dos seus clientes, antigos ou novos, adotaram o formato hibrido. “A chegada da pandemia concretizou tendências do setor como o trabalho híbrido que é uma realidade estabelecida, pois as empresas entenderam que há muito benefícios em estar instalado numa estrutura pronta, repleta de conveniências e na qual ele pode diminuir ou crescer o número de posições com agilidade e sem pegadinhas contratuais”, explica Mari Gradilone, diretora da ANCEV.

Como reflexo do impacto da pandemia nos ambientes de trabalho, os coworkings se fixaram como escolha de empresas de pequeno, médio e grande porte, como uma alternativa para controlar gastos e ainda manter uma eficiência operacional de seus negócios e processos, oferecendo aos colaboradores um ambiente mais favorável à concentração, ao bem-estar e ao networking. O resultado dessa mudança foi um lucro de até 5 milhões em 2020 para 99,4% das empresas consultadas, sendo os planos mensais e anuais os mais procurados.

A pesquisa ainda revela que o mercado é, sobretudo, movimentado economicamente pelos pequenos e médios coworkings, já que 73,3% possuem apenas uma unidade, e 15%, duas. O investimento inicial da maioria dos consultados variou de 200 a 500 mil reais, sendo que 80,1% iniciaram o negócio com capital próprio. “O dado de que 87% dos coworkings tiveram um lucro de até 250 mil reais no último ano, reforça o fato de que o mercado brasileiro de coworkings e escritórios virtuais é baseado nessas empresas nacionais, pequenas e médias, que tem serviço de excelência e com potencial de crescimento para atender a demanda crescente”, completa Mari Gradilone.

Nesse cenário, a região que ainda oferece maior demanda para o setor é o Sul do Brasil, que se destaca como destino preferido para os Coworkings que desejam expandir o negócio e abrir uma segunda unidade – 23,6%, dividido entre os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sobre a ANCEV

Associação Nacional dos Coworkings e Escritórios Virtuais é a única associação oficial no Brasil que reúne e congrega coworkings, escritórios virtuais e demais empresas similares do setor no cumprimento de suas atividades na oferta de escritórios compartilhados. A associação atua em parceria com associados, instituições nacionais e internacionais e nas diversas esferas do governo, com a meta de promover o segmento e aprimorar a qualidade dos serviços prestados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar