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Governo Federal Acerta ao Garantir Construção de Túnel Para Ligação Seca Entre Santos e Guarujá em 2022

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Governo Federal Acerta ao Garantir Construção de Túnel Para Ligação Seca Entre Santos e Guarujá em 2022

A Campanha Vou de Túnel, movimento que apoia o projeto do túnel imerso para a ligação seca entre Santos e Guarujá, analisa como pertinentes e positivas, tanto para a comunidade da Baixada Santista, quanto para a operação no Porto de Santos, as declarações do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, no Fórum Santos Export 2021, que teve início nesta segunda-feira (23).

Em entrevista para imprensa na abertura do evento, Piloni garantiu que o túnel imerso será a obra escolhida pelo Governo Federal para solucionar o gargalo centenário da Baixada Santista e que a pasta enxerga o projeto do túnel como financeiramente viável. Em seu discurso, o ministro Tarcísio de Freitas reforçou que a obra da ligação seca será incluída na desestatização do Porto de Santos, que deve ocorrer em 2022.

"A desestatização vai permitir resolver problemas históricos, como equacionar de vez a questão da ligação seca, um problema que vai ser resolvido", disse Freitas. A previsão de investimentos é da ordem de R﹩ 16 bilhões.

A Campanha Vou de Túnel defende, desde o início de sua atuação, que a definição pela melhor alternativa para a ligação seca seguisse critérios técnicos. A sinalização do Minfra representa um avanço importante para a qualidade de vida de toda a população da região da Baixada Santista, já que o túnel imerso trará benefícios como mobilidade urbana e acessibilidade, com inclusão de diferentes modais, como ciclovias e VLT (Veículo Leve sob Trilhos). Tudo isso, com mais rapidez e segurança para a travessia.

As declarações dos representantes do Governo Federal partem do bom senso de que a opção do túnel é a mais viável economicamente e que trará mais impactos positivos também para a operação no maior porto da América Latina. A ligação imersa não cria obstáculos físicos no canal de navegação do Porto de Santos, que poderá expandir os negócios com a chegada de navios cada vez maiores. Com o incremento da operação, a geração de empregos e renda será impulsionada.

Além do Poder Executivo, a obra também é defendida pelo Parlamento local. Nas últimas semanas, as Câmaras Municipais de Santos e do Guarujá aprovaram moções de apoio ao projeto de ligação seca via túnel. Os documentos foram apresentados em Plenário pelos vereadores Marcos Libório, em Santos e Toninho Salgado, em Guarujá.

O consenso sobre o túnel como a melhor alternativa para a ligação seca também avança na própria população dos municípios. A petição online disponível no site da Campanha Vou de Túnel ultrapassou a meta de 10 mil assinaturas. O movimento em prol da obra já conta com o importante apoio de 75 empresas e instituições que esperam uma célere construção do túnel imerso e acreditam que a obra fará grande diferença para a população da Baixada Santista e para a economia nacional.

CASEMIRO TÉRCIO CARVALHO - ENGENHEIRO NAVAL E PORTA VOZ DA CAMPANHA VOU DE TÚNEL


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