Brasil,

Advogados se reúnem com presidente do Senado para defender gratuidade de Justiça

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regina Trindade
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A MP 1045/2021 restringe o benefício apenas para inscritos em programas assistenciais do governo

Advogados que atuam na área previdenciária se reuniram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na noite desta quarta-feira (18), para defender que as mudanças propostas pela MP 1045/2021 e que tratam da gratuidade de Justiça não podem ser abordadas por Medida Provisória, pois precisam ser tratadas em Lei Complementar.

Para a advogada Thais Riedel, as alterações são retrocesso para a garantia de direitos. “As alterações que a MP está trazendo têm conteúdo processual e a Constituição proíbe expressamente que matérias de direito processual civil sejam temas de Medidas Provisórias. A gratuidade de Justiça é um direito previsto na Constituição e um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito. Qualquer medida que restrinja esse acesso precisa ser muito bem avaliada sob pena de destinar a Justiça apenas para quem pode pagar”. A advogada é presidente da Associação Confederativa Brasileira da Advocacia Previdenciária e uma das que participou da reunião com o presidente do Senado.

A MP 1045/2021 foi publicada em abril para recriar o programa de Manutenção do Emprego e Renda. Porém, durante tramitação na Câmara ganhou um substitutivo que altera normas trabalhistas, previdenciárias e promove mudanças na Justiça Federal. Entre as mudanças, restringe a gratuidade de Justiça apenas para famílias que têm renda mensal per capta igual ou inferior a ½ salário-mínimo ou renda familiar de até 3 salários-mínimos. Ainda vincula o benefício a habilitação em cadastro oficial do governo federal para programas sociais, não bastando mais a declaração de hipossuficiência apresentada por quem quer ingressar com uma ação.

Hoje não há critérios objetivos para a concessão do benefício. Cabe à parte contrária na ação alegar que o autor pode arcar com as custas do processo e a decisão fica a cargo do Juiz do caso.

“Esse tema é sensível para todas as áreas, mas especialmente para a previdenciária em que muitos dos processos exige realização de prova pericial e as custas das perícias precisam ser pagas para o ingresso da ação. Perícias são, em geral, muito caras. Muitas famílias, especialmente quando estamos vivendo uma crise econômica brutal, com 14,8 milhões de pessoas desempregadas, não terão condições de arcar com essa despesa para acessar a Justiça”, destaca Thais, que lembrou também que o INSS é o maior litigante do país.

Outra falha do texto apresentada pelos advogados ao presidente do Senado é que o assunto não tem conexão com o tema original da MP e, por isso, não pode ser incorporado ao texto.

“Estamos conversando com diversos senadores destacando especialmente esse ponto. Os acréscimos não têm nenhuma relação com a manutenção de emprego e renda. É um jabuti, como chamamos na linguagem legislativa. Por isso estamos pedindo que os artigos que tratam da gratuidade de Justiça sejam impugnados”, conta Thais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar