Brasil,

Câmara Municipal de Santos aprova moção de apoio ao túnel imerso para ligação seca

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sérgio Nery
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vereadores aprovam documento que defende túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação entre Santos e Guarujá. Câmara Municipal do Guarujá também aprovou moção semelhante na última semana

O projeto do túnel imerso para a ligação seca entre Santos e Guarujá ganha força com apoio dos representantes da população nas Câmaras Municipais dos dois municípios. A Câmara Municipal de Santos aprovou, nesta quinta-feira (19), moção de apoio ao projeto do túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação seca entre Santos e Guarujá e para a expansão da operação no Porto de Santos. No último dia 10 de agosto, a Câmara Municipal de Guarujá também aprovou uma moção semelhante para viabilizar a solução desse gargalo centenário da Baixada Santista.

Ambos os documentos, aprovados pelos vereadores, serão encaminhados ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e demais representantes da pasta e autoridades locais. O vereador Marcos Libório apresentou a moção no plenário da Câmara Municipal de Santos e destacou os benefícios do projeto para a sociedade da Baixada Santista.

"Encaminhamos a moção de apoio pela realização, de uma vez por todas, do túnel imerso. Uma ligação que, fundamentalmente, caracterize uma conexão metropolitana com baixo dano ambiental. Há diversas afirmações de que essa obra tem menor impacto e atende necessariamente as necessidades da população de Santos, do Guarujá e de toda a região", defendeu Libório em seu discurso no Plenário.

Na Câmara Municipal de Guarujá, o documento foi apresentado e defendido pelo vereador Toninho Salgado. O projeto do túnel já conta também com apoio da União de Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) composta por representantes dos nove municípios da Baixada Santista.

O presidente da Uvebs e vereador de Praia Grande, Betinho de Andrade, destaca a união entre as Casas Legislativas para o encaminhamento da obra que atende aos interesses tanto da operação portuária, quanto da população da Baixada Santista. "Durante toda a minha vida pública, não me lembro de nenhum movimento que unisse tanto as diversas câmaras como esse projeto do túnel imerso", enfatizou.

O engenheiro naval Casemiro Tércio de Carvalho, porta-voz da Campanha Vou de Túnel, movimento popular e de empresas privadas em prol da obra, analisa que as moções das câmaras municipais e o apoio da União de Vereadores da Baixada Santista são demonstrações do avanço do projeto do túnel como opção definitiva para a ligação seca.

"O projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá avançou consideravelmente nos últimos meses. Além das ações do Poder Legislativo, o Ministério da Infraestrutura se comprometeu, em audiência pública, a definir qual obra fará a ligação seca até setembro. A única opção viável, que segue a tendência internacional e que atende os interesses tanto da operação portuária quanto da população dos municípios envolvidos é o túnel imerso", garante.

O consultor portuário, Eduardo Lustoza considera o apoio do parlamento local mais um passo decisivo para a resolução de um gargalo histórico da região, que perdura há mais de 100 anos.

"O túnel imerso tem, ao mesmo tempo, foco no desenvolvimento econômico e expansão do porto e no aumento da qualidade de vida da população das cidades envolvidas. As Moções de apoio aprovadas na Câmara de Santos e de Guarujá têm um amplo significado. Os representantes dos municípios, escolhidos pela população, defendem a obra como a única alternativa para a ligação seca", complementa.

Lustoza explica que, além dos aspectos positivos como segurança e viabilidade econômica, o túnel Santos/Guarujá atenderá mais de 40 mil pessoas por dia e reduzirá em 25 minutos o tempo de travessia. Segundo ele, o trajeto entre as cidades terá apenas 1,7 km e passará a ser feito em menos de cinco minutos, além de atenuar as filas na balsa.

CAMPANHA VOU DE TÚNEL

Além do apoio do Poder Legislativo da Baixada Santista, o projeto do túnel imerso tem apresentado crescente apoio popular. A campanha Vou de Túnel, movimento que defende a obra e que conta com apoio de mais de 75 empresas e associações de classe, também avançou nos últimos meses.

A petição online disponível no site da campanha está próxima de atingir a marca de 10 mil assinaturas de pessoas que defendem o túnel imerso como a melhor alternativa para ligação entre Guarujá e Santos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar