Brasil,

Crise hídrica: Como reduzir o consumo de água e, de quebra, economizar no bolso

Crise hídrica: Como reduzir o consumo de água e, de quebra, economizar no bolso

Iniciativas práticas incorporadas na rotina do lar evitam o desperdício do recurso e contribuem para reduzir os custos das contas

Economizar água é uma das principais preocupações na atualidade, por conta das crises hídricas e de energia elétrica que muitas regiões brasileiras enfrentam. A falta de chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão concentradas as principais hidrelétricas, desperta nos brasileiros o alerta para um possível racionamento de água. O aumento das tarifas nas contas de água e energia se tornou realidade e impulsiona, ainda mais, novas medidas que evitem o desperdício do recurso.

“É importante que as pessoas saibam que, além da mudança de hábitos simples, como banhos menos demorados e desligar a torneira ao escovar dentes e ao lavar a louça, optar por dispositivos hidráulicos econômicos para o banheiro, cozinha e jardim são grandes aliados contra o desperdício”, comenta Oswaldo Freire, gerente de mercado das categorias de louças e metais da Telhanorte Tumelero.

Pensando em contribuir para a melhoria desse cenário, o especialista apresenta orientações para evitar o desperdício no dia a dia, além de oferecer opções de produtos ecoeficientes, que promovem o consumo racional e consciente da água.

Para o banheiro: Um banho de 15 a 20 minutos gasta em média de 95 a 180 litros de água. Para evitar o desperdício, a dica é desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando, bem como diminuir o tempo de permanência no banho. Facilmente encontrada no mercado, as duchas com redutor ou restritor de vazão economizam até 80% de água. O dispositivo também pode ser adquirido para instalação em duchas diversas.

Outra dica está relacionada à escolha da descarga. Uma válvula de vaso sanitário é capaz de consumir até 20 litros de água em uma única vez, quando acionada por muito tempo. Para evitar esse desperdício, é necessário apertar a descarga apenas o tempo necessário. “Atualmente, também é possível recorrer a vários tipos de produtos economizadores como as bacias com caixas acopladas com sistema Dual Flush de dois fluxos de descarga, de 3 e 6 litros, ou válvulas que restringem o fluxo em apenas 6 litros, independente do tempo de acionamento”, ressalta Freire.

Mais um ponto de atenção é em relação ao momento de escovar os dentes. Esquecer a torneira aberta enquanto escova pode acarretar o desperdício de 25 litros de água. Por isso, é muito importante abrir a torneira após a escovação, além de utilizar torneiras economizadoras. Um modelo ideal para o banheiro são as torneiras com acionamento automático.

Para a cozinha: Na preparação dos alimentos e na lavagem de louças, deixar a torneira aberta o tempo todo é sinônimo de desperdício. Neste caso, a torneira pode gastar aproximadamente de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso, é muito importante manter a torneira fechada enquanto estiver ensaboando ou fazendo outras atividades na cozinha. Outro fator importante é certificar se a torneira está bem fechada, caso contrário, o desperdício pode chegar a 46 litros ao dia.

Uma boa opção para acabar com o desperdício é utilizar um dispositivo economizador. A solução funciona como um registro. Ao girar a fenda, é possível regular a saída de água e até fechar a passagem para eventual manutenção, promovendo economia de 50% de água. O produto também conta com uma “tela filtro”, que evita a passagem de resíduos que podem prejudicar o funcionamento da torneira.

- A torneira aberta pode gastar aproximadamente de 12 a 20 litros de água por minuto

Sobre a Telhanorte Tumelero

Se construir ou reformar faz parte dos seus sonhos, você está no lugar certo. A Telhanorte Tumelero vai te ajudar a fazer desse momento um prazer e não um problema. Somos o homecenter inteligente que oferece a solução completa para pensar, executar, renovar e decorar a sua casa.

Com 48 lojas Telhanorte espalhadas pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná; e outras 28 lojas Tumelero no Estado do Rio Grande do Sul, formamos a maior rede varejista de material de construção do país, pertencente ao grupo francês Saint-Gobain.

Nossas lojas - além do Televendas, TelhaZap e dos dois E-Commerces, www.telhanorte.com.br e www.tumelero.com.br - oferecem a melhor experiência de compra, com qualidade no atendimento, serviços diferenciados e um mix de produtos com mais de 50 mil itens.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo