Brasil,

Como é o cardápio dos atletas de alta performance?

Como é o cardápio dos atletas de alta performance?

Comer com equilíbrio, apostar em comidas frescas e evitar industrializados faz a diferença no desempenho de um atleta e auxilia na prevenção de doenças como diabetes e hipertensão

Além das práticas esportivas, as olimpíadas de Tokyo, no Japão, vem despertando a curiosidade sobre a preparação física dos desportistas, principalmente quando se trata de alimentação, uma das partes mais importantes da preparação para um bom desempenho do atleta.

"A grande diferença na alimentação de um atleta de alta performance para uma pessoa comum é a adequação do padrão alimentar ao exercício físico proposto. Para isso, é necessário ajustar a quantidade, a qualidade, os horários para ingestão dos alimentos pré, durante e após o exercício físico, entendendo periodização de treinos para otimizar estratégias alimentares para cada fase: pré-temporada, temporada, durante competições e período de férias", explica Alexandre Andreani Paes Leme Giffoni, nutrólogo do Hospital IGESP.

Segundo o especialista, em relação aos alimentos ingeridos pelos atletas olímpicos x uma pessoa com hábitos saudáveis, a regra é basicamente a mesma: devem ser ricos em vitaminas, minerais, composição adequada em relação a carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. "Para ter um alto desempenho, é necessário evitar refeições que podem piorar o rendimento por ganho de peso, falta de qualidade alimentar como: fast food, bebidas alcoólicas, alimentos ultra processados e refinados. O consumo abusivo desses ingredientes pode acarretar ganho de peso e perda de performance", alerta.

A alimentação de um esportista pode até ajudar uma pessoa normal a emagrecer, mas é preciso estar sempre atento à quantidade ingerida, pois o gasto energético total de um atleta pode ser até seis vezes maior que o gasto de uma pessoa comum sedentária. "Um ciclista pode ter um dispêndio energético de mais ou menos 9000 kcal em um só dia, e as recomendações dietéticas em que encontramos nos rótulos dos alimentos estão baseadas em 2000kcal/dia. Isso significa que podemos comer as mesmas refeições em termos de qualidade, mas em quantidade provavelmente não, pois ganharíamos muito peso", orienta o Dr. Alexandre.

Alimentação de atleta pode auxiliar na prevenção de doenças

Entre as dicas de alimentação para atletas que podemos incluir no nosso dia a dia estão fontes saudáveis ​​de gordura como: nozes, castanhas, óleos de abacate e coco, além de proteínas, que desempenham um papel fundamental no reparo e crescimento muscular como: carnes magras, ovos, laticínios como iogurte, leite, queijo cottage e legumes. Outra instrução é a combinação de carboidratos e proteínas, essa mistura auxilia na reposição dos músculos com energia na forma de glicogênio e usa proteína para repará-los. "Se alimentar com a mesma qualidade dos atletas pode ser um bom negócio na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e outras patologias de caráter preventivo com mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida". É importante sempre consultar um especialista.

Sobre o Hospital IGESP

Fundado em 1956, o Hospital IGESP é um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, conceito atestado em sua competente equipe de profissionais da saúde, mobilizada para cuidar dos pacientes de forma global. O corpo clínico é composto por especialistas renomados que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas que visam garantir a eficiência da assistência e o bem-estar dos pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo