Brasil,

Kimberly-Clark desenvolve ações de diversidade e inclusão para o público maduro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A empresa busca entender as diferentes fases dos seus colaboradores e consumidores através de mapeamento e sensibilização

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, vem acompanhando as transformações sociais e, portanto, ampliando suas estratégias e desenvolvendo ações relacionadas à diversidade e inclusão. Uma vez que a expectativa de vida no Brasil atingiu 76,3 anos em 2019 e o número de pessoas acima de 50 anos já representa 25% da população nacional, a empresa ampliou seu olhar para o público mais maduro.

Como uma companhia que está na casa de mais de um quarto da população mundial, a Kimberly-Clark acredita que ter diversidade em seu quadro de colaboradores e em posições de tomada de decisão é um dos pontos chave para que possa se aproximar cada vez mais do consumidor. Em 2018, a companhia deu início à sua jornada de inclusão, quando foram criados pilares de diversidade, entre eles o pilar de gerações.

Desde então, a Kimberly-Clark tem intensificado suas ações voltadas a estimular o diálogo intergeracional, promovendo oportunidades que contribuem para a saúde e o bem-estar do público maduro e incentivam seu crescimento profissional. Uma de suas iniciativas no pilar de gerações é o Programa de Mentoria Reversa, que ocorre entre os colaboradores 50+ e os mais jovens, e tem como objetivo a troca de aprendizados de acordo com as diferentes etapas da carreira e vida de cada um, o que a companhia considera fundamental para quebrar o paradigma de que as oportunidades são restritas para os maduros no mercado de trabalho.

Para reforçar ainda mais sua jornada, em 2021 a Kimberly-Clark anunciou parceria com a startup Maturi, consultoria especializada em fomentar a presença de pessoas mais maduras no mercado de trabalho. Foram realizadas pesquisas para mapear e entender o momento profissional desse público na companhia, suas experiências e objetivos futuros, além de potencializar a agenda de sensibilização e capacitação do time de líderes e influenciadores internos. O principal objetivo da parceria foi criar um robusto diagnóstico sobre a presença de profissionais maduros em seu quadro de colaboradores, para que todas as medidas tomadas sejam eficazes e duradouras para a inclusão de profissionais 50+ na rotina de trabalho da companhia.

O cuidado da Kimberly-Clark com a diversidade e inclusão também reflete em suas marcas. Pensando no envelhecimento acelerado da população e como isso corrobora para que os cuidados pessoais do público maduro apresentem um grande potencial de desenvolvimento, a Plenitud, marca de produtos para incontinência urinária, criou o projeto Infinitum, um movimento com o objetivo de conhecer melhor o público adulto no âmbito de consumo e hábitos.

A primeira edição da iniciativa aconteceu em 2019, quando a marca acompanhou a vida de 27 mulheres brasileiras incontinentes, a fim de identificar melhor suas necessidades e escolhas. No ano passado, foi dada continuidade ao programa, com a participação de 33 mulheres. Em 2021, buscando entender ainda mais o universo desses consumidores, o projeto também contou com a participação de homens em sua terceira edição.

Patricia Macedo, diretora de marketing da Kimberly-Clark, destaca a importância da iniciativa. ‘’Nosso papel é entender a vida dessas pessoas além da incontinência urinária de forma mais empática e verdadeira e, assim, criar produtos que estejam mais alinhados a esse público. A ideia do projeto Infinitum é apoiar essas pessoas a questionarem os estigmas e conhecerem mais seu corpo e sua etapa de vida, apoiando-as a terem uma vida mais inclusiva, para que eles não excluam atividades pessoais e até mesmo profissionais devido a condições como a incontinência.’’

Diversidade e Inclusão: Nossa jornada

Desenvolver um ambiente onde todos sejam incluídos e inspirados a realizar seu melhor trabalho e onde as diferenças sejam valorizadas é essencial para o nosso sucesso. Em 2019 a Kimberly-Clark deu um novo passo para aprofundar o tema da diversidade em pauta dentro da companhia, e desde então vem evoluindo e já é referência em equilibrar o número de mulheres em cargos de liderança, na promoção de ações para a troca entre gerações e tem liderado comitês para o planejamento e execução de iniciativas para raças e comunidade LGBTQIA+.

Visando dar voz ao protagonismo de seus colaboradores, um dos caminhos identificados pela companhia foi a criação de comitês exclusivos para discutir cinco pilares: Gênero, Gerações, PCD, Raças e LGBTQIA+. Os grupos são formados voluntariamente por colaboradores diversos da empresa e tem uma média de 12h de dedicação por mês para desenvolver e implementar ações dedicadas a este tema.

Nos últimos 10 anos, a companhia aumentou o número de mulheres em cargos de liderança por meio de um esforço conjunto para recrutar, reter e promover nossos talentos. Hoje, as mulheres representam 41% das funções de gestão da empresa no Brasil. A companhia também anunciou a nova meta global de atingir 50% de mulheres em posição de liderança nos próximos 10 anos.

Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a Kimberly-Clark vem buscando parceiros que podem contribuir para evolução e ampliação dos temas internamente. Desde 2012 somos parceiros da ONU Mulheres e em 2016 nos juntamos à plataforma Movimento Mulher 360 e mais recentemente anunciou a adesão pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial. Em 2021, além de termos firmada parceria com a Maturi, também nos tornamos signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, assumindo os 10 compromissos focados em promover um ambiente justo, seguro e de respeito para todas as pessoas.

Sobre a Kimberly-Clark Brasil

A Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – e suas marcas são parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionados pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, criamos produtos que contribuem para tornar a vida melhor. Presente no mundo desde 1872 e no Brasil há 25 anos, nosso portfólio de marcas inclui: Huggies®, Kleenex®, Scott®, Intimus®, Neve®, Plenitud® e WypAll® e nossos produtos estão em primeiro ou segundo lugar nas categorias em que concorrem, em 80 países. A Kimberly-Clark conta com práticas sustentáveis que apoiam um planeta saudável, constroem comunidades mais fortes e garantem que a empresa prospere nas próximas décadas. Para acompanhar as últimas notícias e saber mais sobre os 147 anos de sua história de inovação, acesse o site kimberly-clark.com.br e siga os perfis no Facebook e LinkedIn


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar