Brasil,

Dia do Garçom: da cozinha à mesa, ele é o agente de boas-vindas de todo restaurante

Especialista do Senac RJ aponta as competências necessárias para quem busca se destacar na profissão. Muito além do equilíbrio, pontos como hospitalidade, agilidade, ênfase em vendas, respeito e foco no cliente garantem o sucesso do atendimento.

No dia 11 de agosto é celebrado o Dia do Garçom. Seja ele o ouvinte amistoso após as infinitas saideiras nos bares ou o atendente discreto nos salões mais refinados da cidade, é o garçom quem recebe os clientes, apresenta o cardápio, sugere bebidas e pratos e garante um atendimento ágil e gentil, o que muitas vezes confere ao profissional o papel de personagem principal e marca registrada do estabelecimento.

Leonardo Marques, especialista de bebidas e serviço do Senac RJ​, explica que “independentemente do perfil do estabelecimento, o garçom de excelência deve possuir competências técnicas e interpessoais como: cordialidade, respeito e foco no cliente, tratando com gentileza os mais diversos perfis; proficiência técnica para executar diferentes modalidades de serviço, tais como serviço à inglesa, empratado e volante; ser capaz de compreender os desejos e necessidades do cliente e, a partir daí, realizar as melhores vendas possíveis; e executar todas as etapas do trabalho respeitando a legislação sanitária vigente.”

A questão da segurança sanitária é de fundamental importância nesta profissão, visto que o Garçom manipula alimentos e bebidas e deve estar sempre atento à higiene, especialmente em tempos de pandemia. “Em primeiro lugar, destacam-se todos os procedimentos sanitários necessários ao controle da multiplicação e propagação de microrganismos. Além de realizar todos os procedimentos de higiene e prevenção a riscos biológicos, tem sido necessário evidenciá-los aos clientes, dando transparência e comunicando, de forma permanente, o comprometimento com essa questão”, explica Leonardo Marques.

O Senac RJ oferece o curso de Técnicas de Serviços de Garçom com Ênfase em Vendas que capacita os alunos com conhecimentos e habilidades para receber, atender, vender e servir, alimentos e bebidas, em diversos perfis de negócio gastronômico, desde os mais simples e cotidianos, aos mais sofisticados; auxiliando o aluno a desenvolver técnicas que lhe permitirão performar com eficiência, colaborando para o incremento das vendas.

Para aqueles que buscam investir em novas frentes na área de serviços, há também o curso de Preparo e Serviços de Coquetéis onde, além de aprender a elaborar e servir drinks e coquetéis variados, o aluno desenvolve habilidades como a capacidade de interagir e respeitar a diversidade de perfis de clientes; acolher de forma hospitaleira a cada convidado; realizar tecnicamente o serviço de cada uma das bebidas do bar e ser capaz de sugerir produtos de acordo com os desejos e necessidades do cliente.

O Senac RJ também oferece outros cursos alinhados à profissão de Garçom, tais como Bartender, Iniciação ao Vinho à Enologia e Introdução à Cultura Cervejeira, garantindo oportunidades para especialização e complementação da formação profissional com um corpo docente que congrega formação técnica, experiência de mercado e, sobretudo, consistência pedagógica; e a metodologia de ensino do Senac RJ, calcada em atividades práticas em todas as aulas, o que permite o desenvolvimento contínuo das competências. Mais informações sobre os cursos do Senac RJ no segmento de Gastronomia podem ser consultadas em http://www.rj.senac.br/cursos/gastronomia/​.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo