Brasil,

Aftermarket da Meritor cresce 160% em cinco anos

Desempenho foi positiva em plena crise da pandemia em 2020 e segue em alta em 2021

A unidade de aftermarket da Meritor tem bons motivos para comemorar os 65 anos da empresa no Brasil. Suas vendas estão em alta nos últimos cinco anos, movimento mantido inclusive em 2020 apesar das dificuldades provenientes da eclosão da pandemia da Covid-19 no País e no mundo.

Os negócios da empresa no mercado de reposição cresceram mais de 160% entre 2015 e 2020. No comparativo de 2020 com 2019 houve expansão de 34% e no primeiro semestre deste ano o crescimento chega a 63%, conforme revela Gerson Backrany, gerente nacional de vendas do mercado de reposição da Meritor América do Sul.

O executivo lembra que o índice de expansão no acumulado até junho reflete um volume reduzido de vendas na primeira metade de 2020, quando o setor automotivo foi fortemente afetado, principalmente nos meses de abril e maio pelas medidas de isolamento social impostas pela pandemia.

Mas as projeções são positivas para o segundo semestre e, consequentemente, para o ano como um todo. “Acreditamos que o mercado se manterá em alta e prevemos crescer entre 25% e 30%”, comenta Backrany.

O mercado de reposição, segundo ele, vem sendo indiretamente favorecido pela pandemia e a consequente escassez de componentes que tem afetado o setor automotivo no Brasil e no mundo. “Como há receio de faltar peças, os distribuidores estão preferindo reforçar os estoques e, assim, garantir o abastecimento futuro do mercado”.

A Meritor tem hoje um portfólio de 3 mil itens ativos no aftermarket, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial. O gerente nacional de vendas lembra que a unidade ganhou uma nova diretoria em 2015 e a partir de então implementou uma série de ações para fortalecer os negócios na área.

Dentre elas, destaca a adequação dos preços e do portfólio ao mercado de reposição, investimentos em treinamento de profissionais e reformulação da forma de atendimento aos distribuidores. Uma das medidas envolveu a operação com menor número de distribuidores, sem afetar a abrangência da cobertura nacional.

“Há cinco anos, tínhamos 200 distribuidores. Esse número foi reduzido para 80, com a manutenção de 1.450 pontos de venda no País”, informa Backrany, explicando que com essa política a Meritor fortaleceu as operações das empresas com as quais mantém parceria na distribuição.

Esse canal de venda responde por 75% do faturamento da empresa no aftermarket. Outros 18% são provenientes das exportações e o restante envolve entregas para as montadoras, que repassam as peças para suas redes, ou as feitas diretamente para os concessionários de veículos.

Principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na região, a Meritor América do Sul tem entre 8% e 10% do seu faturamento proveniente do aftermarket, um negócio de extrema importância para a imagem e o próprio crescimento da marca no Brasil e demais países sul-americanos.

A Meritor América do Sul, principal fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais na América do Sul, tem suas operações centralizada no Brasil, com instalações em Osasco (SP), onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. A Meritor participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da VWCO, em Resende (RJ). A operação brasileira, que comemorou em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no País a joint venture com a Randon, a Freios Master.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo