Brasil,

Empresas investem na formação de jovens mulheres negras com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julia Batagliotti da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

FOTO: Divulgação AHK São Paulo FOTO: Divulgação AHK São Paulo

Projeto multi-atores proporciona conhecimentos teóricos e práticos visando inclusão no mercado de trabalho

Quando se trata do mercado de trabalho brasileiro, ainda há muita desigualdade no quadro profissional, e uma das parcelas mais atingidas por esse contexto são as mulheres negras em situação de vulnerabilidade social. Buscando a inclusão deste grupo, as empresas Messer Gases, Phoenix Contact, Siemens Healthineers, Mercedes-Benz, Continental, SIMPAR e HDI Seguradora se uniram para tirar o programa MUDE com Elas do papel.

Foi pensando em como promover a inclusão e a diversidade que a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), cofinanciada pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ, em sua sigla em alemão), desenvolveu o MUDE com Elas. O projeto, fruto de uma parceria com as instituições terre des hommes Alemanha, coordenadora do projeto, Ação Educativa e Instituto Social Ser+, iniciou seu novo ciclo no dia 19 de julho, marcado por uma aula inaugural online que juntou as jovens participantes com representantes das instituições.

Este ano, 26 jovens participarão do programa, conciliando conhecimentos teóricos e práticos que definirão o primeiro passo de suas trajetórias profissionais. Inspirados no sistema dual de ensino alemão, o curso disponibilizado para as participantes é oferecido por meio de uma parceira com o Instituto Social Ser+ e abordará temas como administração, comunicação, informática e inglês. Após um período de três meses, as participantes iniciarão o trabalho prático nas empresas como jovens aprendizes. Ao final do processo, elas receberão um certificado e terão a possibilidade de efetivação nas empresas.

O processo seletivo foi realizado pelo Instituto Social Ser+, que verificou os pré-requisitos enviados pelas empresas e realizou uma triagem de perfis que já estavam no banco de dados da organização. A seleção foi feita considerando o público-alvo do programa, ou seja, meninas entre 18 e 21 anos, pretas ou pardas, em situação de vulnerabilidade e que residam próximas à localidade da empresa contratante.

Juliana Souza, uma das jovens selecionadas para participar do projeto, está muito animada com o início do programa. “Para mim, é um prazer imenso ter a oportunidade de aprender cada vez mais sobre o ambiente corporativo e expandir meus conhecimentos em relação à diversidade. Desde que entrei no projeto, me senti muito acolhida, os professores são muito legais e nos passam conhecimentos incríveis! Em todas as aulas, aprendemos um pouco mais sobre quem somos e como podemos fazer a diferença onde estivermos. Só tenho a agradecer ao projeto que realmente nos inspira a mudar o mundo", disse.

A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo desempenha o papel de intermediadora dos processos realizados entre as instituições parceiras, as empresas e as jovens. Além de ser a responsável pela certificação final das participantes, a instituição também proporcionará, através do cofinanciamento, computadores e internet para as jovens poderem assistir ao curso de forma remota. Por conta das medidas restritivas causadas pela pandemia, as aulas serão realizadas apenas virtualmente. Já o trabalho nas empresas funcionará em sistema híbrido.

Para a Elineide D. de Castro, Gerente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil, a participação no programa está incentivando mudanças dentro da empresa. “Estamos muito felizes em poder participar desse projeto que está sendo tão bem estruturado pela AHK São Paulo e pelo Instituto Ser+. Por meio do MUDE com Elas, poderemos contribuir para aumentar as oportunidades para as estudantes negras e melhorar a representatividade de nossos aprendizes. Nosso Board apoia a iniciativa e já temos inclusive pessoas do nosso Comitê de Diversidade interessadas em ser voluntários no programa ou em atuarem como mentores das aprendizes”, disse.

De acordo com dados coletados em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra e parda foi a mais prejudicada pelos efeitos da pandemia do Coronavírus no mercado de trabalho. A desvantagem, no entanto, não é novidade: pesquisas recentes realizada por um grupo de empresas nacionais mostraram que apenas 5% dos cargos de diretoria e gerência eram ocupados por profissionais negros.

Além da questão racial, a disparidade entre o número de homens contratados em relação às mulheres também é grande. Ainda segundo o IBGE, apenas 54,5% da população feminina está presente no mercado de trabalho, frente a 73,7% dos homens trabalhadores.

As empresas envolvidas no MUDE com Elas acreditam que a inclusão possibilita não só a equidade de gênero no mercado de trabalho como também a diminuição da desigualdade racial existente no País. Essas duas ações condizem com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelecem propósitos a serem atingidos em prol de uma sociedade mais igualitária e sustentável.

Informações sobre como empresas podem participar das futuras edições do MUDE com Elas podem ser obtidas pelo telefone (+55 11) 5187 5178 ou pelo e-mail .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar