Brasil,

A vida em primeira pessoa, um roman à clef

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Kugelmeier
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ficção e realidade em enredo político ambientado no último ano da década de 1980 marcam estreia literária da escritora Thaïs de Mendonça

Roman à clef: narrativa na qual o autor trata de fatos e pessoas reais por meio de personagens fictícios. É este recurso literário que a jornalista e professora Thaïs de Mendonça utiliza na obra A vida em primeira pessoa. Autora de outros seis livros técnicos da área jornalística, a escritora mineira também se inspirou em um diário pessoal antigo para compor a história da protagonista.

Martina Mirabella, jornalista e filha do falecido governador de Minas Gerais, deixa a capital mineira rumo a Brasília para trabalhar em uma grande revista semanal, a Fatos. Designada a cobrir a campanha presidencial do candidato Nelson Bastos, considerado um salvador da pátria, a repórter mergulha nos bastidores do poder e trava conhecimento com personagens que, aos poucos, vão compondo uma trama misteriosa.

Após a eleição que confirma a vitória do candidato, a narrativa de Thaïs apresenta uma série de mortes que envolvem o recém-empossado presidente. Ao mesmo tempo que vive uma agitada vida amorosa, publica artigos que estabelecem conexões entre as perdas políticas e resultam em ameaças contra a própria vida.

Repleta de jargões jornalísticos, sempre naturalmente explicados pela autora, a obra também aprofunda as cobranças da própria personagem diante da qualidade do seu texto. Com dificuldades em construir artigos em primeira pessoa, em seu colocar no texto – problema de muitos jornalistas no meio impresso –, Martina descreve o desafio em cumprir tal tarefa, trecho que dá sentido ao próprio título da obra.

Leu em algum lugar que escrever bem é pensar bem, sentir bem e expressar-se bem. “Sim, escrevo em primeira pessoa apenas em meu diário, que é uma escrita íntima e reservada”, constata, identificando a mudança no tom, do estilo confessional para o modelo jornalístico. Martina sofre para compor a peça opinativa: sente suores frios, as mãos hesitantes. Escreve e reescreve várias vezes cada trecho, insegura sobre a relevância e o interesse do episódio que deveria narrar em primeira pessoa.
(A vida em primeira pessoa, p. 149)

A vida em primeira pessoa conta com um toque de mistério e importantes referências da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Cecília Meirelles. Além do romance, Thaïs também é autora de obras acadêmicas, como “Manual do Foca. Guia de sobrevivência para jornalistas”, “Mutação no jornalismo. Como a notícia chega à internet” e “Viver o jornalismo: a entrevista no dia a dia da profissão”.

FICHA TÉCNICA
Título: A vida em primeira pessoa
Autora: Thaïs de Mendonça
Editora: Desconcertos
ISBN: 978-65-87908-32-8
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 200
Preço: 40,00
Link de venda: Amazon e Editora Desconcertos

Sobre a autora: Thaïs de Mendonça é de Congonhas, Minas Gerais. Com experiência de mais de 25 anos na imprensa diária e em assessorias de comunicação, é professora da Universidade de Brasília UnB desde 1990, onde completou Mestrado e Doutorado, tendo feito estágio de pós-doutoramento na Universidade de Navarra (Espanha) e na Universidade da Beira Interior (Portugal).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar